fbpx

Telemedicina: como funciona e quais são as suas vantagens

por maislaudo / Há 2 meses
telemedicina como funciona e quais os benefícios

Muito se fala atualmente dos benefícios da telemedicina aplicados nas instituições de saúde. Mas, você sabe como a telemedicina funciona na prática?

Essa é uma prática que tem revolucionado a área da saúde em todo mundo, trazendo benefícios como o aumento na dinamicidade na assistência médica, otimização do atendimento médico, agilidade no diagnóstico e muito mais.

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a aplicabilidade da telemedicina. Como funciona? Quais são as práticas mais comuns? Por onde começar? No texto a seguir vamos esclarecer todas essas dúvidas. Continue a leitura e veja como sua clínica médica pode otimizar sua gestão com esse suporte.

O que é telemedicina?

A telemedicina é a aplicação de recursos tecnológicos com o objetivo de otimizar o diagnóstico e atendimento médico oferecido ao paciente.

Mas como isso é possível? Existem diversas estratégias utilizadas pela medicina para tal, como por exemplo: o atendimento por videoconferência, a capacitação de profissionais, troca de informações nos casos clínicos, emissão de laudos à distância, entre outras possibilidades.

Telemedicina: como funciona na prática

As instituições de saúde podem utilizar a telemedicina com diversos intuitos: capacitação, assistência profissional, otimização em determinados procedimentos, dentre outros.

Podemos definir, portanto, três áreas principais de aplicação da telemedicina, são elas:

  • Teleassistência
  • Teleducação
  • Emissão de Laudos Médicos à distância

Entenda melhor sobre cada ramo a seguir:

Teleassistência

Aqui o intuito é diminuir as distâncias geográficas em benefício do tratamento do paciente, ou seja, na construção de um diagnóstico cada vez mais preciso.

Por exemplo, vamos supor que um profissional esteja atendendo um paciente muito complexo, e ele esteja com dificuldades para concluir o seu diagnóstico. A telemedicina pode ajudar nesse caso.

Como? Simples, contando com a orientação de demais especialistas. Essa troca de experiências pode ser extremamente benéfica para a conclusão de um diagnóstico mais preciso, além de indicações de tratamentos para essa situação.

Teleducação

Devido aos avanços alcançados com a tecnologia, o acesso à informação ficou muito mais simples. Atualmente é possível se capacitar sem nem precisar sair de casa.

Portanto, os profissionais de saúde podem se atualizar por meio de pesquisas, cursos online, videoconferencias. A medicina é um campo em que a todo momento surgem novas descobertas que contribuem para a melhoria do desempenho da profissão.

Por isso, é fundamental que os profissionais da área se mantenham atualizados para qualificar ainda mais o atendimento oferecido.

Emissão de Laudos à Distância

Este é o ramo da telemedicina que possui maior abrangência no setor atualmente. Funciona da seguinte maneira: sua clínica médica deve contratar uma empresa terceirizada que ficará responsável pela elaboração do laudo médico.

Ou seja, sua clínica não precisa contar com uma equipe exclusiva para atender à alta demanda de exames, gerando com isso uma redução de custos considerável.

Além disso, ao contratar um serviço de emissão de laudos à distância sua clínica médica é beneficiada em diversas formas, separamos algumas delas:

  • Aumento da produtividade da equipe
  • Otimização e qualificação no atendimento oferecido
  • Agilidade na entrega dos laudos
  • Fidelização de clientes
  • Histórico eletrônico, facilitando o acompanhamento do quadro do paciente.

É importante destacar que todos os exames realizados recebem uma assinatura digital de cada médico que foi solicitado para avaliá-los. Isso garante mais segurança ao paciente sobre o serviço que está sendo prestado.

A Mais Laudo Telemedicina é uma das empresas que oferece esse serviço. Somos formados por uma equipe médica experiente e garantimos a excelência durante todo o processo.

Seus arquivos de exames são ilimitados e ficam armazenados para sempre, e os laudos são emitidos em até 24 horas.

Ficou interessado? Experimente o nosso teste grátis agora mesmo e comprove a confiabilidade e agilidade dos laudos a distância. Clique aqui e garanta até 3 laudos grátis!

Benefícios da telemedicina

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a telemedicina, como funciona na prática, vamos apresentar quais são as principais vantagens apresentadas pelas empresas que implementam essas práticas em suas rotinas. Olha só!

Conforto para o paciente

Durante um tratamento médico os pacientes já se encontram em um momento de fragilidade, por isso, é importante que a clínica oferece soluções que possam amenizar de alguma forma todo esse processo. E a telemedicina é uma grande aliada.

Todas as aplicabilidades apresentadas acima têm como objetivo a qualificação do atendimento ao paciente. Com elas, o contato médico-paciente passa a ser mais ágil e personalizado.

Interação entre profissionais

A troca de experiências entre profissionais da área da saúde em tempo real pode ser extremamente benéfica para um diagnóstico mais preciso do paciente.

Com o suporte de profissionais de diferentes especialidades é possível realizar uma análise muito mais assertiva da situação do paciente. Um diagnóstico mais ágil e preciso irá refletir em um tratamento de maior qualidade, aumentando as chances de recuperação do paciente.

Redução de custos

A otimização de processos e redução de custos é uma constante busca entre as empresas. A telemedicina também surge como aliada nesse quesito.

Com o suporte da tecnologia o dia a da do negócio se torna menos burocrático, ou seja, mais simplificado, seja com a emissão de laudos à distância ou demais suporte da telemedicina.

Leia também: Medicina e Tecnologia: os benefícios dessa relação para instituições de saúde

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Mamografia digital: como funciona e quais suas vantagens

A mamografia digital é uma evolução tecnológica que traz benefícios clínicos, assistenciais e econômicos para os gestores de uma clínica. Essa técnica promove melhorias nas imagens, detecção detalhada das nuances patológicas e rapidez no diagnóstico. Além disso, a realização do exame tende a ser mais rápida se comparada à versão tradicional, o que pode ampliar […]
LEIA MAIS

Telemedicina: saiba o que é e conheça 4 vantagens

A telemedicina é a troca de informações clínicas por meio de recursos tecnológicos para lugares onde a distância é um fator impeditivo. Sendo assim, essa prática inovadora traz benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. As estratégias utilizadas pela telemedicina englobam atendimento por videoconferência, capacitação de profissionais por meio de cursos a distância, […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *