fbpx

O que é telessaúde? Entenda sua importância para a medicina atual

por maislaudo / Há 2 anos
O que é telessaúde? Entenda sua importância para a medicina atual

A telessaúde já é realidade para a grande maioria dos estabelecimentos de saúde do país. Ao colocar a tecnologia como recurso primordial na rotina, o setor ganha mais agilidade nas ações, qualificação no atendimento, além da redução de custos.

Mas afinal, você sabe o que é e como funciona a telessaúde? Ao longo deste artigo vamos responder a essas e outras questões sobre o tema.

Continue lendo e confira em detalhes:

  • O que é telessaúde? 
  • Quais são as diferenças entre telessaúde e telemedicina? 
  • Importância da telessaúde para a medicina atual 
  • Conheça o Programa Nacional de Telessaúde Brasil
  • Aplicações da Telessaúde
  • Telessaúde na Mais Laudo

O que é telessaúde?

A telessaúde é a utilização de sistemas de informação, comunicação e tecnologias em geral na área da saúde. Podendo ser aplicados em diversos setores, seja no setor de diagnóstico, em procedimentos cirúrgicos ou até mesmo na rotina administrativa da área.

De acordo com o Ministério da Saúde, o conceito tem os seguintes objetivos:

  • Transpor barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda população;
  • Maior satisfação do usuário, maior qualidade do cuidado e menor custo;
  • Atender aos princípios básicos de qualidade dos cuidados de saúde: segura, oportuna, efetiva, eficiente, equitativa e centrada no paciente;
  • Reduzir filas de espera;
  • Reduzir tempo para atendimentos ou diagnósticos especializados;
  • Evitar os deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde.

Além disso, a telessaúde também tem como finalidade a expansão dos serviços de saúde, isto é, levar a assistência médica até mesmo para as regiões mais remotas.

– Leia também: Tecnologia na saúde: o que podemos esperar para o futuro?

Quais são as diferenças entre telessaúde e telemedicina?

A principal diferença entre telemedicina e telessaúde é que a primeira é uma área de atuação mais direcionada. Ou seja, a telemedicina é uma categoria dentro da telessaúde.

Podemos dizer, portanto, que a telessaúde é um termo mais abrangente. Ela engloba toda e qualquer utilização de serviços de transmissão de informações e tecnologias em geral como benefício da assistência em saúde.

Agora, já a telemedicina é mais voltada para serviços complementares às práticas médicas. Ou seja, práticas utilizadas pelos profissionais da área com o intuito de otimizar o atendimento no geral.

Sendo assim, não é errado referir a algumas práticas de telemedicina utilizando a expressão de telessaúde.

Importância da telessaúde para a medicina atual

A telessaúde vem transformando significativamente a área da saúde como um todo. Um dos principais benefícios foi a simplificação e otimização da rotina de instituições médicas, com utilização de recursos como softwares e aplicativos de gestão, por exemplo.

Podemos citar diversos outros avanços que a telessaúde trouxe, como a utilização da tecnologia Health Mobile no tratamento de pacientes. Assim como a Internet das Coisas (IoT) na medicina, que integra dispositivos médicos a uma rede de comunicação onde ocorre a troca e coleta de informações.

Logo, podemos concluir que a utilização das práticas de telessaúde são imprescindíveis atualmente para estabelecimentos de saúde que almejam ser mais competitivos no mercado. Utilizá-las a seu favor é o melhor aliado para otimização da gestão hospitalar, gestão de clínicas e consultórios e qualificação no atendimento oferecido.

– Leia também: Protocolos de telessaúde: quais são e como garantir a conformidade?

Conheça o Programa Nacional de Telessaúde Brasil

No Brasil, a prática de telessaúde foi regulamentada em 2017 por meio do Programa Telessaúde Brasil Redes. A iniciativa tem a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa é uma ação nacional formada por núcleos estaduais, intermunicipais e regionais, que atua no sentido de implementar serviços de telessaúde específicos para a saúde do SUS.

Estima-se que o programa já beneficiou cerca de 10 milhões de usuários.

– Leia também: Como funciona a telemedicina no SUS?

Aplicações da telessaúde

O Programa Telessaúde Brasil Redes atua em cinco principais áreas, são elas: teleconsultoria, telediagnóstico, telemonitoramento, telerregulação e teleducação.

Entenda melhor como funciona cada área de atuação a seguir:

1. Teleconsultoria

É uma consultoria registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde. Para que isso aconteça, são utilizados instrumentos de telecomunicação, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho em saúde.

Essa consultoria pode ocorrer tanto em tempo real, quanto também por meio de mensagens offline.

2. Telediagnóstico

Telediagnóstico é uma área que visa, principalmente, aumentar o acesso aos laudos à distância

Esta área de atuação contribui para a redução do tempo de diagnóstico. Logo, com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, o que melhora o prognóstico do paciente.

3. Telemonitoramento

O Telemonitoramento é o monitoramento a distância de parâmetros de saúde e/ou doença de pacientes por meio das TICs. O monitoramento pode incluir a coleta de dados clínicos, a transmissão e o seu processamento.

Além disso, pode significar também o acompanhamento por um profissional de saúde do quadro clínico do paciente, utilizando recursos de sistema eletrônico.

4. Telerregulação

É um conjunto de ações em sistemas de regulação com o intuito de equacionar respostas adequadas às demandas existentes, promovendo acesso e equidade aos serviços, possibilitando a assistência à saúde.

Inclui também a avaliação e o planejamento das ações, fornecendo à gestão uma inteligência reguladora operacional.

A telerregulação visa fortalecer o atendimento na Atenção Primária em Saúde, permitindo qualificar e reduzir as filas de espera no atendimento especializado.

5. Teleducação

A teleducação é a disponibilização de objetos de aprendizagem interativos sobre temas relacionados à saúde, ministrados a distância por meio de TICs.

Tem como foco principal a aprendizagem dos profissionais de saúde em seus campos de atuação. Com isso, possibilita-se uma maior qualificação e capacitação da mão de obra da saúde no país.

Telessaúde na Mais Laudo

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a atuação da telessaúde no país, chegou a hora de testar as funcionalidades da tecnologia no seu estabelecimento de saúde.

Para que isso seja possível, a Mais Laudo oferece até 3 laudos online gratuitos para você conhecer mais sobre a nossa plataforma e ver na prática como o serviço funciona.

Clique na imagem abaixo e garanta seus laudos médicos.

Banner para teste grátis na Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Conheça 5 benefícios da telessaúde para a medicina ocupacional

Você já ouviu falar sobre telessaúde? É a utilização de tecnologias de informação e comunicação para transmissão e organização de informações e serviços em saúde. Ou seja, com a telessaúde, as barreiras geográficas e temporais são quebradas e, hoje, médicos e outros profissionais da saúde podem obter novas experiências e trocar informações mesmo que estejam […]
LEIA MAIS

Entenda a importância dos EPIs para Biossegurança em sua clínica

EPIs para biossegurança são acessórios importantes no contexto da proteção da saúde do trabalhador. Além da utilização correta, é importante que o indivíduo entenda os propósitos de segurança no ambiente laboral. Para tanto, é imprescindível fazer um levantamento dos principais riscos ocupacionais, adquirir a quantidade necessária desses itens para cada trabalhador e orientá-los sobre a […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *