fbpx

Empresas de telemedicina: como funcionam e como escolher a melhor

por maislaudo / Há 5 anos
Empresas de telemedicina: como funcionam e como escolher a melhor

As empresas de telemedicina estão cada vez mais presentes na rotina das instituições de saúde. Elas contribuem de diversas formas para otimizar a gestão médica, proporcionando por exemplo a redução de custos e agilidade no atendimento ao paciente.

Mas você sabe exatamente para que servem as empresas de telemedicina? No texto a seguir vamos apresentar tudo sobre o assunto. Confira até o final do artigos as seguintes informações:

  • O que é telemedicina?
  • Como funciona a telemedicina na prática
  • Como funcionam as empresas de telemedicina?
  • Vantagens na contratação de empresas de telemedicina
  • Como escolher a melhor entre as empresas de telemedicina?
  • Telemedicina na Mais Laudo

O que é telemedicina?

Antes de conhecer como é o funcionamento de empresas de telemedicina é importante explicarmos exatamente o que significa o termo.

A prática é regulamentada pela resolução n° 1643 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que define e disciplina a prestação de serviços através da telemedicina. O documento define a prática como:

“O exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde.”

Como funciona a telemedicina na prática

A telemedicina atua em três frentes: a teleassistência, a teleducação e a emissão de laudos a distância. Falaremos separadamente de cada uma, para que você possa compreendê-las melhor. Acompanhe:

  • Teleassistência: é a monitorização do paciente em seu próprio domicílio ou centro de saúde local por um médico, que se comunica com outros profissionais a distância. É ideal para obter uma segunda opinião com especialistas de todo o país, especialmente nas situações de emergência;
  • Teleducação: o foco dessa frente é o profissional de saúde que não está nos grandes centros urbanos. Com a telemedicina é possível capacitá-lo e atualizá-lo, por meio de videoconferências, programas de reciclagem e seminários.
  • Emissão de laudos a distância: é o ramo da telemedicina que mais cresce no país. Exames realizados em qualquer lugar podem ser laudados por especialistas de centros de referência e enviados por meio da internet. Após serem avaliados, o especialista emite os laudos médicos digitais.

Como funcionam as empresas de telemedicina?

As empresas de telemedicina atuam prestando serviços principalmente para instituições de saúde que realizam exames de diagnóstico. Isso acontece pois a emissão de laudos médicos a distância é o ramo de maior abrangência neste segmento.

O serviço funciona da seguinte maneira: o exame é realizado normalmente na clínica, em seguida a imagem desse exame deve ser encaminhada via internet para a plataforma de telemedicina da empresa especializada.

Na Mais Laudo, por exemplo, contamos com uma equipe de profissionais de saúde que ficam responsáveis por analisar os exames e realizar o laudo médico.

Esses laudos online serão então reencaminhados para a clínica médica, em até 24 horas. Em casos de urgência o envio do laudo pode ocorrer até em menos de uma hora.

Banner no artigo "Empresas de Telemedicina" para contato com consultor

As empresas de telemedicina já ganharam seu espaço no setor da saúde, contribuindo de diversas formas para a otimização da gestão médica. Listamos alguns dos principais benefícios de contratar o serviço. Confira!

1. Agilidade na emissão de laudos

A emissão de laudos é agilizada com a contratação de empresas de telemedicina. O que, por sua vez,  favorece o início do tratamento médico, beneficiando tanto os pacientes quanto os profissionais envolvidos.

É comum vermos em algumas clínicas e hospitais, laudos que demoram dias — e até mesmo mais de um mês —, dependendo da complexidade do caso. Com a telemedicina, o processo se torna bem mais rápido e dinâmico.

2. Redução de custos

Ao contratar uma das empresas de telemedicina a instituição de saúde não precisa contar com uma equipe de médicos especialmente para elaboração dos laudos. Com isso, há uma considerável redução de custos.

3. Aumento da produtividade

O serviço de telemedicina é uma das principais formas de otimizar a produtividade e eficiência da sua equipe. Pois, ao optar pela terceirização de serviços como a emissão de laudos, por exemplo, há um ganho de tempo considerável que pode ser utilizado em etapas mais estratégicas do atendimento ao paciente.

Como escolher a melhor entre as empresas de telemedicina?

Hoje em dia o mercado conta com um grande leque de opções de empresas de telemedicina. Cada uma delas oferecendo o serviço de emissão de laudos online de formas diferentes.

É importante que você faça uma pesquisa, de modo a conhecer as funcionalidades de cada uma. Feito isso, você será capaz de escolher de forma mais assertiva aquela que melhor irá atender às necessidades da sua clínica.

Preparamos algumas dicas que podem ser seguidas para ajudá-lo nessa escolha:

  • Se informe sobre a tecnologia da plataforma. Busque uma empresa que ofereça infraestrutura de serviços de hospedagem, disponibilidade de armazenamento e, de preferência que conte com backup contínuo;
  • A empresa deve produzir laudos com assinatura digital e chave de segurança única, tornando-o inviolável;
  • Deve contar com uma equipe de médicos e profissionais especialistas em diversas especialidades;
  • Busque empresas que oferecem agilidade na entrega dos laudos, mas com garantia de qualidade;
  • Faça testes na plataforma para se certificar de que a empresa irá atender às suas necessidades e expectativas de uso.

– Leia também: Central de laudos a distância: o que é, como funciona e exames atendidos

Telemedicina na Mais Laudo

São muitas as opções de empresas de telemedicina, por isso, é importante pesquisar bem para fazer a escolha certa. E sua melhor escolha é a Mais Laudo.

E para garantir que você não vai se arrepender dessa escolha nós oferecemos a você um teste gratuito na nossa plataforma. Você poderá realizar até 3 laudos grátis para entender como funciona nosso serviço.

Clique na imagem abaixo e garanta o benefício.

Banner no artigo "Empresas de telemedicina" para teste grátis Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja 5 mitos da telemedicina!

Mesmo com o avanço tecnológico na área da saúde, muitas pessoas insistem em questionar a eficiência de métodos que trazem um diagnóstico médico mais ágil e seguro e, por isso, os mitos da telemedicina acabam surgindo. Sabendo que ainda há muitas dúvidas sobre a eficiência e a segurança dos laudos online e a qualidade da […]
LEIA MAIS

Mamografia digital: como funciona e quais suas vantagens

A mamografia digital é uma evolução tecnológica que traz benefícios clínicos, assistenciais e econômicos para os gestores de uma clínica. Essa técnica promove melhorias nas imagens, detecção detalhada das nuances patológicas e rapidez no diagnóstico. Além disso, a realização do exame tende a ser mais rápida se comparada à versão tradicional, o que pode ampliar […]
LEIA MAIS

Home care: como funciona e qual a sua relação com a telemedicina

O serviço home care é uma modalidade de assistência que cresce cada vez mais na área da saúde. O mesmo representa benefícios tanto para os pacientes quanto para as instituições médicas. Mas você sabe o que é home care? Quais são as exigências para este tipo de tratamento? Como a Telemedicina beneficia o home care? […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *