Plataforma de telemedicina: entenda seu funcionamento



Saiba como funciona uma plataforma de telemedicina e as vantagens em utilizar um bom sistema em seu consultório, clínica ou hospital!
A telemedicina surgiu como uma das formas mais eficientes de modernizar a medicina. Os benefícios vão desde a otimização da gestão da clínica até o atendimento, suporte e acompanhamento do paciente.
O modelo vem ganhando cada vez mais visibilidade no setor e aderência de médicos e hospitais devido a eficácia na hora de obter bons resultados.
Entender como funciona o sistema de telemedicina é indispensável para médicos, clínicas de saúde e hospitais que desejam se destacar no mercado.
Pensando nisso, explicamos para você, em detalhes, como funciona uma plataforma de telemedicina.
Até o final do artigo, você terá acesso as seguintes informações:
- O que é telemedicina?
- Como funciona uma plataforma de telemedicina
- Vantagens de ter uma boa plataforma de telemedicina
Antes de tudo: o que é telemedicina?
A telemedicina é um método avançado que, através do uso de tecnologias diversas, permite a prática da medicina à distância, o que otimiza a gestão da clínica, o diagnóstico e o atendimento oferecido ao paciente.
Além disso, permite a troca de informações e análises médicas, oferece apoio à medicina tradicional e, ainda, assegura a obtenção de laudos a distância. Tudo isso através de computadores, notebooks, tablets e smartphones conectados à internet.
As consultas podem ser feitas por meio de videoconferência, os profissionais conseguem acessar e avaliar os exames de qualquer lugar – de forma totalmente segura e legalizada. E mais: é possível monitorar pacientes, acompanhar congressos, compartilhar experiências e trocar conhecimentos.
Contudo, é preciso contar também com uma plataforma específica e com serviços especializados. Mas, antes disso, é preciso certificar que todas as práticas estarão de acordo com a Legislação da Telemedicina.
Baixe o nosso Guia de Legislação da Telemedicina no Brasil de forma totalmente gratuita e tenha acesso às informações indispensáveis para o exercício correto das práticas de telemedicina. Confira abaixo!
Como funciona uma plataforma de telemedicina?
Como já dissemos anteriormente, é preciso haver conexão com a internet para que a transmissão, compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais na nuvem sejam possíveis.
Além disso, para que a equipe consiga proporcionar maior alcance, agilidade e qualificação no atendimento, toda a prática precisa contar com um software adequado, eficiente e seguro.
Pois, assim como a equipe médica precisa confiar plenamente, os pacientes também precisam acreditar no método durante todo o atendimento e acompanhamento.
Laudos médicos, diagnósticos, análises, prontuários e vários outros tipos de dados estarão armazenados nos servidores, além de informações da equipe, dados da gestão e, até mesmo, logins e senhas.
Em resumo:
O sistema para telemedicina não é apenas uma plataforma para videoconferências. Ele vai assegurar uma série de ações e recursos para a prática da medicina à distância.
Ele possibilita a teleconsultoria, telediagnóstico, telemonitoramento e teleducação – tudo através do ambiente virtual, sempre autenticado e com segurança máxima; assegura o compartilhamento de informações; armazena todos os dados e permite a troca de informações entre os profissionais.
Vantagens de ter uma boa plataforma de telemedicina
Na hora de otimizar a gestão da clínica e de investir na segurança das informações, os sistemas para telemedicina têm se tornado cada vez mais procurados pelos hospitais e clínicas médicas.
Isso porque os sistemas de telemedicina beneficiam tanto a equipe médica quanto o paciente. Ao proporcionar maior agilidade na troca de dados entre os profissionais da saúde, a plataforma facilita a rotina da equipe e leva informações e conhecimentos indispensáveis a lugares mais remotos.
E mais:
- Aumenta a qualidade e a personalização dos serviços prestados;
- Aumenta a produtividade do consultório, da clínica ou do hospital;
- Assegura maior capacidade de atendimento;
- Permite agendamento e atendimento seguro on-line;
- Otimizam a gestão e os processos organizacionais;
- Viabilizam uma forma mais acessível, ágil e prática de obter laudos médicos de qualidade à distância.
E não para por aí: com a emissão de laudos online, é possível reduzir os custos e aumentar a eficiência dos processos. Com esse tipo de serviço, o médico ou a médica não vai precisar laudar todos os exames que forem realizados na instituição.
Uma vez que o serviço for terceirizado para uma empresa, como a Mais Laudo, será possível investir o tempo para oferecer muito mais suporte para eles, além de conseguir atender mais pacientes.
– Leia também: Empresas de telemedicina: como funcionam e como escolher a melhor
Quer saber como funciona a emissão de laudos de qualidade a distância para garantir todos esses benefícios? Entre em contato e faça um teste gratuito agora mesmo!