fbpx

Plataforma de telemedicina: entenda seu funcionamento

por maislaudo / Há 7 meses
Como funciona uma plataforma de telemedicina?

Saiba como funciona uma plataforma de telemedicina e as vantagens em utilizar um bom sistema em seu consultório, clínica ou hospital!

A telemedicina surgiu como uma das formas mais eficientes de modernizar a medicina. Os benefícios vão desde a otimização da gestão da clínica até o atendimento, suporte e acompanhamento do paciente.

O modelo vem ganhando cada vez mais visibilidade no setor e aderência de médicos e hospitais devido a eficácia na hora de obter bons resultados.

Entender como funciona o sistema de telemedicina é indispensável para médicos, clínicas de saúde e hospitais que desejam se destacar no mercado.

Pensando nisso, explicamos para você, em detalhes, como funciona uma plataforma de telemedicina.

Até o final do artigo, você terá acesso as seguintes informações:

  • O que é telemedicina?
  • Como funciona uma plataforma de telemedicina
  • Vantagens de ter uma boa plataforma de telemedicina

Antes de tudo: o que é telemedicina?

A telemedicina é um método avançado que, através do uso de tecnologias diversas, permite a prática da medicina à distância, o que otimiza a gestão da clínica, o diagnóstico e o atendimento oferecido ao paciente.

Além disso, permite a troca de informações e análises médicas, oferece apoio à medicina tradicional e, ainda, assegura a obtenção de laudos a distância. Tudo isso através de computadores, notebooks, tablets e smartphones conectados à internet.

As consultas podem ser feitas por meio de videoconferência, os profissionais conseguem acessar e avaliar os exames de qualquer lugar – de forma totalmente segura e legalizada. E mais: é possível monitorar pacientes, acompanhar congressos, compartilhar experiências e trocar conhecimentos.

Contudo, é preciso contar também com uma plataforma específica e com serviços especializados. Mas, antes disso, é preciso certificar que todas as práticas estarão de acordo com a Legislação da Telemedicina.

Baixe o nosso Guia de Legislação da Telemedicina no Brasil de forma totalmente gratuita e tenha acesso às informações indispensáveis para o exercício correto das práticas de telemedicina. Confira abaixo!

Como funciona uma plataforma de telemedicina?

Como já dissemos anteriormente, é preciso haver conexão com a internet para que a transmissão, compartilhamento e armazenamento de arquivos digitais na nuvem sejam possíveis.

Além disso, para que a equipe consiga proporcionar maior alcance, agilidade e qualificação no atendimento, toda a prática precisa contar com um software adequado, eficiente e seguro.

Pois, assim como a equipe médica precisa confiar plenamente, os pacientes também precisam acreditar no método durante todo o atendimento e acompanhamento.

Laudos médicos, diagnósticos, análises, prontuários e vários outros tipos de dados estarão armazenados nos servidores, além de informações da equipe, dados da gestão e, até mesmo, logins e senhas.

Em resumo:

O sistema para telemedicina não é apenas uma plataforma para videoconferências. Ele vai assegurar uma série de ações e recursos para a prática da medicina à distância.

Ele possibilita a teleconsultoria, telediagnóstico, telemonitoramento e teleducação – tudo através do ambiente virtual, sempre autenticado e com segurança máxima; assegura o compartilhamento de informações; armazena todos os dados e permite a troca de informações entre os profissionais.

Vantagens de uma boa plataforma de telemedicina

Vantagens de ter uma boa plataforma de telemedicina

Na hora de otimizar a gestão da clínica e de investir na segurança das informações, os sistemas para telemedicina têm se tornado cada vez mais procurados pelos hospitais e clínicas médicas.

Isso porque os sistemas de telemedicina beneficiam tanto a equipe médica quanto o paciente.  Ao proporcionar maior agilidade na troca de dados entre os profissionais da saúde, a plataforma facilita a rotina da equipe e leva informações e conhecimentos indispensáveis a lugares mais remotos.

E mais:

  • Aumenta a qualidade e a personalização dos serviços prestados;
  • Aumenta a produtividade do consultório, da clínica ou do hospital;
  • Assegura maior capacidade de atendimento;
  • Permite agendamento e atendimento seguro on-line;
  • Otimizam a gestão e os processos organizacionais;
  • Viabilizam uma forma mais acessível, ágil e prática de obter laudos médicos de qualidade à distância.

E não para por aí: com a emissão de laudos online, é possível reduzir os custos e aumentar a eficiência dos processos. Com esse tipo de serviço, o médico ou a médica não vai precisar laudar todos os exames que forem realizados na instituição.

Uma vez que o serviço for terceirizado para uma empresa, como a Mais Laudo, será possível investir o tempo para oferecer muito mais suporte para eles, além de conseguir atender mais pacientes.

– Leia também: Empresas de telemedicina: como funcionam e como escolher a melhor

Quer saber como funciona a emissão de laudos de qualidade a distância para garantir todos esses benefícios? Entre em contato e faça um teste gratuito agora mesmo!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Central de laudos a distância: o que é, como funciona e exames atendidos

A central de laudos a distância é uma ferramenta que possibilita uma série de benefícios para instituições da saúde. Dentre os principais estão o aumento na produtividade da equipe, redução dos custos administrativos e agilidade no atendimento médico.  Porém, ainda há quem desconheça suas funcionalidades e vantagens proporcionadas na rotina de clínicas médicas. Por isso, […]
LEIA MAIS

Telemedicina cardiológica: o que é, como funciona e principais vantagens

A telemedicina cardiológica faz uso de recursos tecnológicos como auxiliares no diagnóstico e tratamento de cardiopatias, assim como em outras alterações no funcionamento do coração.  Sua aplicação pode ser feita em diferentes etapas da assistência médica, proporcionando com isso uma série de benefícios, como atendimento mais ágil, diagnósticos mais precisos, aumento de produtividade, dentre outros.  No […]
LEIA MAIS

Como funciona a telemedicina nos hospitais?

Nos últimos anos, o uso de telemedicina nos hospitais tem sido cada vez mais frequente em todo o mundo. Os recursos, que vão desde os laudos online até as consultas por videoconferência, proporcionam maior alcance, agilidade e qualificação no atendimento médico.  Por isso, entender e aplicar esses recursos de forma estratégica representa um dos caminhos […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.