fbpx

Educação médica: como e por que se especializar ainda mais?

por maislaudo / Há 8 meses
educação médica

A área da saúde passou por diversas transformações ao longo dos anos em decorrência de avanços científicos e tecnológicos. Neste sentido, torna-se fundamental que os profissionais da área busquem uma educação médica continuada, de modo a se manterem atualizados. 

Pensando nisso, preparamos esse texto para abordar os desafios e a importância da atualização na medicina. Além disso, vamos indicar também quais são as fontes de conhecimentos mais comuns para o setor. 

Importância da educação médica continuada 

Estima-se que cerca de 50% do conhecimento médico adquirido durante a graduação torna-se obsoleto quatro anos após a conclusão do curso. 

A maior defasagem de conhecimento está relacionada a tratamentos, ou seja, às técnicas de trabalho utilizadas. Novas práticas surgem a todo momento e modificam drasticamente a rotina médica, portanto, cabe ao profissional ficar atento às novidades, de modo a prezar pela otimização e qualificação de seu trabalho. 

Pensemos em um profissional que se formou há 10 anos atrás, a realidade do seu dia a dia era muito diferente do que é atualmente. São algumas novidades que certamente foram modificadas ao longo desta sua década de trabalho: 

  • Desenvolvimento de novos aparelhos tecnológicos para auxiliar na medicina diagnóstica;
  • Maior utilização das tecnologias de informação e comunicação para troca de informações entre profissionais;
  • Desenvolvimento de novos medicamentos.

Agora, imagine que esse profissional estagnou com o conhecimento que adquiriu em sua graduação há 10 anos. Ele então deixou de aprender uma série de conhecimentos técnicos e científicos que o ajudariam a exercer sua função de forma mais ágil e com muito mais qualidade. 

Novas pesquisas são realizadas a todo momento na medicina e elas revolucionam o fazer médico. Ignorar essas informações é o mesmo que parar no tempo. É o mesmo que privar seu paciente do melhor tratamento possível. 

Regulamentação para atualização médica

A resolução  nº 1.772/2005 institui o Certificado de Atualização Profissional para os portadores dos títulos de especialista e certificados de áreas de atuação e cria a Comissão Nacional de Acreditação para elaborar normas e regulamentos para este fim.

“O processo de certificação de atualização profissional tem como objetivo manter, por meio de educação continuada, a qualificação permanente dos especialistas, buscando sua valorização profissional e, consequentemente, garantindo aos pacientes o atendimento adequado.”

A certificação de atualização tem validade de cinco anos e após este período, os profissionais deverão submeter-se a um novo processo de certificação de atualização. 

É reconhecido pela CNA como atividades de atuação: participação em congressos, jornadas e simpósios e cursos de especialização aprovados pela entidade. Eventos a distância somente são válidos se houver questionários de avaliação de aprendizagem.

Modalidades de educação médica continuada

De acordo com o conceito norte-americano de Continuing Medical Education (CME), a educação médica continuada pode ser definida como: 

“Atividades educacionais que servem para manter, desenvolver ou melhorar o conhecimento, habilidades, além de relacionamento e desempenho profissional que médicos utilizam para prover serviços a pacientes, ao público ou à profissão.”

Portanto, a atualização é fundamental para um bom desempenho do profissional de medicina. E ela pode ser adquirida de diversas formas, listamos as principais a seguir. 

Congressos e Seminários

Uma das formas de atualização médica mais comuns acontece através da participação em congressos e seminários. Estes eventos abordam uma série de conteúdos relevantes para o setor, como as pesquisas mais recentes em saúde, revisões de abordagens de tratamento e novidades tecnológicas. 

Além disso, participar desses eventos presenciais é uma excelente forma de criar um bom networking. Ou seja, cria-se uma rede de contatos que possibilita a troca de experiências entre profissionais da área, o que pode ser benéfico para diagnósticos e tratamentos mais assertivos. 

Teleducação

A teleducação acontece quando o profissional de saúde recorre aos recursos de comunicação e informação para aprimorar sua educação médica. O principal instrumento neste caso é a internet. 

Portanto, os profissionais de saúde podem se atualizar por meio de pesquisas, cursos online, videoconferências, entre outras possibilidades. 

Como já dito acima, as novidades na área da saúde acontecem em um fluxo muito intenso, logo, o recurso dessas tecnologias permitem que o acesso a essas informações seja mais ágil e democrático. 

A Mais Laudo produz regularmente uma série de materiais educativos voltados para a área da saúde. Temos conteúdos técnicos com aprofundamento em técnicas e exames médicos, além de temas voltados para a gestão e marketing médico

Cursos de especialização 

Outra possibilidade de educação médica continuada são os cursos, que podem ser de uma grande variedade de temas: aprimoramento de técnicas em saúde, gestão médica etc. 

Neste caso, o profissional deve dedicar uma determinada carga horária do seu dia/semana/mês para a realização do curso, o que pode acontecer de forma online ou presencial. 

Essa atualização médica geralmente é oferecida por unidades públicas e privadas, associações de especialidades, alianças médicas, além, claro, dos Conselhos Regionais e Federal de Medicina. 

O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais oferece cursos gratuitos para a comunidade médica. A educação médica é direcionada para a capacitação nas áreas de cardiologia, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria e terapia intensiva. 

Veja aqui mais informações sobre os cursos do CRM-MG. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Agenda médica online: conheça como funciona e suas vantagens

Muitas pessoas não gostam de realizar agendamentos médicos por meio do telefone e, por isso, grande número dos pacientes demoram a ligar para as clínicas para marcar ou desmarcar os seus horários. Com isso, foi criado a agenda médica online para solucionar esse problema. Essa plataforma é uma grande auxiliadora para os médicos e dentistas, pois promove […]
LEIA MAIS

5 motivos para terceirizar serviços em uma clínica médica

A necessidade das empresas focarem e investirem em suas principais atividades (atividades-fim), sem que haja perda a qualidade nas atividades secundárias (atividades-meio), fez com que a terceirização de serviços tenha se tornado uma escolha cada vez mais frequente e há muitos anos se mostra vantajosa tanto no cenário nacional quanto internacional. Mesmo sendo uma prática […]
LEIA MAIS

Como fazer planejamento financeiro para a área médica?

Assim como é importante cuidar da saúde de seus pacientes é igualmente importante cuidar da saúde financeira da sua clínica. Como qualquer empresa, nas instituições de saúde há também a necessidade de cuidar dos diversos setores, principalmente o financeiro, visto que esta parte é a responsável por toda a movimentação da estrutura da empresa. A gestão financeira deve […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *