fbpx

Telessaúde Brasil Redes: por dentro do programa de telessaúde do governo

por maislaudo / Há 4 anos
Telessaúde Brasil Redes

O Telessaúde Brasil Redes é um programa do Governo que tem o objetivo de fortalecer a assistência médica com auxílio de tecnologias. Para que isso seja possível, a tecnologia é aplicada em diferentes áreas da medicina, como por exemplo, em diagnóstico, educação, gerencial, dentre outras. 

No texto a seguir vamos explicar melhor como funciona o Programa Telessaúde Brasil Redes, detalhando quais são as áreas de atuação e principais objetivos. Continue a leitura e confira! 

Você pode se interessar também:

O Programa Telessaúde Brasil Redes 

O termo telessaúde diz respeito à prestação de serviços da área médica, que é realizado com o suporte das tecnologias da informação e comunicação. (TIC’s). 

Nesse sentido o programa nacional Telessaúde Brasil Redes foi criado com a finalidade de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, em especial da Atenção Primária à Saúde (APS), assim como sua interação com os demais níveis assistenciais. 

Essa é uma ação nacional formada por núcleos estaduais, intermunicipais e regionais, que atua no sentido de implementar serviços de telessaúde específicos para a saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).

Os recursos da telessaúde possibilitam que a assistência médica alcance com mais qualidade até mesmo as regiões mais remotas do país. Ou seja, a tecnologia surge com objetivo de minimizar as distâncias geográficas. 

Benefícios do Programa Telessaúde Brasil Redes

O Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde, busca melhorar a qualidade do atendimento oferecido pelo SUS. Dessa forma, o programa contribui com diversos benefícios para a rede pública de saúde no país. São algumas das principais vantagens: 

  • Diminui as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda população;
  • Proporciona maior satisfação do usuário, maior qualidade do atendimento e menor custo para o SUS;
  • Cumpre com os princípios básicos de qualidade dos cuidados de saúde: segura, oportuna, efetiva, eficiente, equitativa e centrada no paciente;
  • Reduz as filas de espera;
  • Reduz o tempo para atendimentos ou diagnósticos especializados;
  • Evita os deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde.

Campos de atuação da Telessaúde

O Programa Telessaúde Brasil Redes atua em cinco principais áreas, são elas: teleconsultoria, telediagnóstico, telemonitoramento, telerregulação e teleducação.

Entenda melhor como funciona cada área de atuação a seguir: 

 Teleconsultoria

Consultoria registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde. Para que isso aconteça são utilizados instrumentos de telecomunicação, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho em saúde.

Essa consultoria pode ocorrer tanto em tempo real, quanto também por meio de mensagens offline.

Telediagnóstico

Telediagnóstico e a área que visa, principalmente, aumentar o acesso aos laudos à distância. Com o uso da TIC’s é possível realizar a avaliação de exames à distância, o que facilita o acesso a serviços especializados, até mesmo nas regiões mais remotas. 

Esta área de atuação contribui para a redução do tempo de diagnóstico. Logo, com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, o que melhora o prognóstico do paciente. 

Telemonitoramento

É o monitoramento a distância de parâmetros de saúde e/ou doença de pacientes por meio das TICs. O monitoramento pode incluir a coleta de dados clínicos, a transmissão, o processamento.

Assim como pode significar também o acompanhamento por um profissional de saúde do quadro clínico do paciente, utilizando recursos de sistema eletrônico.

Telerregulação

É um conjunto de ações em sistemas de regulação com intuito de equacionar respostas adequadas às demandas existentes, promovendo acesso e equidade aos serviços, possibilitando a assistência à saúde. 

Inclui também a avaliação e o planejamento das ações, fornecendo à gestão uma inteligência reguladora operacional.

A telerregulação visa fortalecer o atendimento na Atenção Primária em Saúde, permitindo qualificar e reduzir as filas de espera no atendimento especializado.

Teleducação 

A teleducação é a disponibilização de objetos de aprendizagem interativos sobre temas relacionados à saúde, ministrados a distância por meio de TICs.

Tem como foco principal a aprendizagem dos profissionais de saúde em seus campos de atuação. Com isso, possibilita-se uma maior qualificação e capacitação da mão de obra da saúde no país. 

Fonte: Ministério da Saúde

Afinal, qual é a diferença entre telemedicina e telessaúde?

A principal diferença entre telemedicina e telessaúde é que a primeira é uma área de atuação mais direcionada. Ou seja, a telemedicina é uma categoria dentro da telessaúde. 

Podemos dizer, portanto, que a telessaúde é um termo mais abrangente. Ela engloba toda e qualquer utilização de serviços de transmissão de informações e tecnologias em geral como benefício da assistência em saúde. 

Agora, já a telemedicina é mais voltada para serviços complementares às práticas médicas. Ou seja, práticas utilizadas pelos profissionais da área com o intuito de otimizar o atendimento no geral. 

Teste Grátis da Mais Laudo

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a atuação da telessaúde no país, chegou a hora de testar as funcionalidades da tecnologia na sua clínica ou consultório médico. 

Para que isso seja possível, a Mais Laudo oferece até 3 laudos gratuitos para você conhecer mais sobre a nossa plataforma e ver na prática como o serviço funciona.

Clique na imagem abaixo e garanta o benefício.

Banner no artigo "Telessaúde Brasil Redes" para emissão de laudos gratuitos

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Normas que regulam a telemedicina no Brasil

O avanço e a popularização da tecnologia nas últimas décadas possibilitou que todos os setores de trabalho ingressassem no universo digital. A área médica, sem dúvida, foi uma das que mais se beneficiou com essa situação — assim, foi criada a telemedicina no Brasil. Basicamente, essa é uma forma de atuação em que é possível […]
LEIA MAIS

Conheça 5 benefícios da telessaúde para a medicina ocupacional

Você já ouviu falar sobre telessaúde? É a utilização de tecnologias de informação e comunicação para transmissão e organização de informações e serviços em saúde. Ou seja, com a telessaúde, as barreiras geográficas e temporais são quebradas e, hoje, médicos e outros profissionais da saúde podem obter novas experiências e trocar informações mesmo que estejam […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *