O que é telemedicina? Entenda seu funcionamento e principais vantagens



O termo telemedicina é usado para descrever qualquer prática médica a distância, que ocorre geralmente com o auxílio da internet. Nas últimas décadas, com a popularização dos aparelhos eletrônicos e com o aumento da área de cobertura em rede, a telemedicina se expandiu e passou a fazer parte do dia a dia de muitas clínicas médicas.
Quer descobrir mais sobre o assunto? Confira nosso artigo! Até o final você terá acesso as seguintes informações:
- O que é telemedicina?
- Quando a telemedicina surgiu?
- Como a telemedicina é regulada
- Como funciona na prática?
- Quais as vantagens da telemedicina?
O que é telemedicina?
Uma das melhores definições do termo telemedicina traz a prática como um ramo da medicina que, através de tecnologias de informática e telecomunicações, facilita a troca de informações entre profissionais de saúde e por meio disso, aumenta a disponibilidade de diagnósticos e tratamentos aos pacientes.
Muitas vezes, no entanto, quando envolve outros profissionais além dos médicos, prefere-se usar o termo telessaúde.
– Leia também: Telemedicina e telessaúde: entenda as diferenças entre os conceitos
Quando a telemedicina surgiu?
Em 1967, o Hospital Geral de Massachusetts criou uma linha de comunicação com o aeroporto de Boston para que os atendimentos médicos de emergência no aeroporto pudessem contar com o auxílio dos profissionais do hospital, o que muitos consideram como a primeira prática de telemedicina do mundo.
No entanto, apenas nos últimos 20-30 anos, à medida que os computadores e a internet se tornaram mais ágeis e populares foi que a prática realmente ganhou espaço e começou a influenciar a rotina de pacientes e profissionais de saúde.
Os projetos de telemedicina no Brasil se tornaram relevantes a partir do final da década de 90, já com o uso de videoconferência.
Como a telemedicina é regulada
Internacionalmente, a principal referência para a prática é a Associação Americana de Telemedicina (American Telemedicine Association). Já no Brasil, foi criado em 2002 o Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e emitida a Resolução 1643 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que define e disciplina a prestação de serviços através da telemedicina.
– Leia também: Regulamentação da Telemedicina de forma emergencial durante a crise da COVID-19
Como funciona na prática?
A telemedicina pode funcionar de diversas formas dentro das áreas de educação, assistência e pesquisa. Logo, suas principais áreas de atuação são: teleassistência, teleducação e emissão de laudos a distância.
Entenda melhor cada uma deles a seguir:
1. Teleassistência
A teleassistência é a área da telemedicina que contribui para a assistência médica nas instituições de saúde. Ou seja, ela acontece quando faz-se uso de recursos tecnológicos em benefício do tratamento do paciente.
Portanto, com este recurso, profissionais que estão a quilômetros de distância podem trocar experiências e contribuir para um diagnóstico/tratamento mais preciso.
2. Teleducação
A teleducação é a área da telemedicina mais comum em todo mundo, além de ser a mais simples. Basicamente, ela se fundamenta na utilização da tecnologia e canais de comunicação como meio de acesso à informação por parte de profissionais da saúde.
Recursos como videoconferências e a própria internet, simplificaram a disseminação de informações, o que contribuiu para uma maior qualificação na capacitação de médicos e demais profissionais do setor. Ou seja, com os recursos tecnológicos ficou muito mais fácil se manter atualizado sobre as novidades da área da saúde.
– Leia também: Telepresença: entenda o que é e qual sua importância
3. Emissão de laudos a distância
A emissão de laudos online é o área que possui maior abrangência atualmente. Funciona da seguinte maneira: sua clínica médica deve contratar uma empresa terceirizada que ficará responsável pela elaboração do laudo médico.
Ou seja, sua clínica não precisa contar com uma equipe exclusiva para atender à alta demanda de exames, gerando com isso uma redução de custos considerável.
Além disso, todo o serviço é regulado pela Resolução nº 1890 emitida pelo CFM em 2009 e pelo despacho SEJUR nº 194/2013, que regula o registro das empresas de telemedicina nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).
A Mais Laudo realiza o serviço de laudo a distância de variados tipos de exames. Estes são entregues para sua instituição em até 24 horas. Faça um teste gratuito e comprove os benefícios.
Quais as vantagens da telemedicina?
Além de quebrar as barreiras geográficas e permitir que pacientes em todas as regiões do país tenham acesso fácil a serviços médicos especializados de qualidade sem a necessidade de qualquer deslocamento, a telemedicina aumenta a qualidade do atendimento prestado.
Além disso, também reduz os custos com recursos humanos e capacitação profissional, e muitas vezes torna todo o sistema mais ágil ao permitir que laudos fiquem prontos mesmo sem a presença do médico em prazos de no máximo 24 horas.
Ainda não se convenceu? Então confira quais são os principais benefícios percebidos pelos clientes da Mais Laudo que utilizam a nossa plataforma de telemedicina para emissão de laudos online em sua rotina:
- Mais qualidade nos laudos: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda;
- Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia através de integrações com os aparelhos;
- Temos modalidade de comodato quando solicitado;
- Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de diversas especialidades em até 12h;
- Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio;
- Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho;
- Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado;
- É possível também solicitar a priorização de exames que exigem maior urgência, estes podem ser emitidos em menos de uma hora;
- Elimina-se a necessidade de contar com um corpo médico exclusivo para a interpretação do eletrocardiograma. Portanto, sua equipe pode focar em etapas mais estratégicas, otimizando a produtividade de todos;
Entendeu um pouco mais sobre a telemedicina? Não deixe de conferir também nossos outros artigos sobre o assunto. Já falamos sobre comodato de telemedicina, como funciona a telemedicina nos planos de saúde, telemedicina no SUS e muito mais!