Telediagnóstico: saiba o que é, como funciona e quais seus benefícios
O telediagnóstico ocorre quando a tecnologia é utilizada em prol do diagnóstico médico. O mais comum aqui é o serviço de laudos à distância, que é realizado por empresas terceirizadas.
Ao longo deste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e confira:
- O que é telediagnóstico?
- Como funciona o telediagnóstico?
- Regulamentação do telediagnóstico
- Principais benefícios do telediagnóstico
O que é telediagnóstico?
O telediagnóstico tem como principal objetivo facilitar e agilizar o diagnóstico médico, para isso faz uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s).
Sendo assim, essa modalidade democratiza o acesso a serviços médicos especializados, podendo chegar até mesmo nas regiões mais remotas.
Esta área de atuação contribui para a redução do tempo de diagnóstico. Logo, com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, o que melhora o prognóstico do paciente.
O telediagnóstico pode beneficiar diferentes especialidades da medicina na realização de exames, sendo dependente apenas da transmissão de sinais biológicos, como sinais elétricos e imagens médicas.
– Leia também: Teleinterconsulta: entenda o que é e como funciona essa modalidade
Como funciona o telediagnóstico?
Após a realização de um exame, as imagens devem ser analisadas por um especialista que dará o seu parecer sobre o quadro clínico do paciente.
No entanto, muitas clínicas não contam com capital humano suficiente para realizar análises que suprem a alta demanda de exames.
Como muitas vezes estamos falando de exames importantes para detecção de uma série de doenças e a agilidade é vital para melhorar as chances de cura do paciente, muitas clínicas buscam soluções para otimizar esse processo. Nesse caso, a solução é recorrer ao serviço de laudo à distância, também conhecido como laudo online.
Funciona da seguinte maneira: o exame deve ser realizado normalmente na clínica. Os arquivos do exame devem ser salvos em um arquivo e encaminhados para o sistema online de uma empresa de telemedicina, como a Mais Laudo.
Em seguida, as imagens serão encaminhadas para um especialista, que analisará os resultados para então dar o seu parecer e produzir o laudo médico.
Na Mais Laudo, o laudo fica disponível para impressão em até 24 horas. Em casos de urgência, esse período pode cair para menos de uma hora.
Faça um teste gratuito em nossa plataforma e comprove a eficiência dos laudos à distância.
Regulamentação do telediagnóstico
De acordo com a Resolução CFM Nº 2.314, o telediagnóstico é o “ato médico a distância, geográfica e/ou temporal, com a transmissão de gráficos, imagens e dados para emissão de laudo ou parecer por médico com registro de qualificação de especialista (RQE) na área relacionada ao procedimento, em atenção à solicitação do médico assistente.”
Portanto, o serviço de laudo à distância é um dos principais aliadas da área da saúde quando o quesito é otimização da rotina e desburocratização dos procedimentos.
A sua realização deve seguir os seguintes requisitos:
- A interpretação dos dados e emissão de laudos deve ser feita por médico regularmente inscrito no CRM de sua jurisdição e com registro de qualificação de especialista (RQE) na área relacionada a exames especializados;
- Os serviços onde os exames estão sendo realizados deverão contar com um responsável técnico médico;
- O laudo deve obrigatoriamente constar com os seguintes dados:
- a) Identificação do médico, incluindo nome, CRM, endereço profissional;
- b) Identificação e dados do paciente (endereço e local informado do atendimento);
- c) Registro de data e hora;
- d) Assinatura com certificação digital do médico no padrão ICP-Brasil ou outro padrão legalmente aceito;
- e) que foi emitido na modalidade de telemedicina.
– Leia também: Telemedicina no Brasil: saiba mais sobre a resolução do CFM
Principais benefícios do telediagnóstico
São inúmeros as vantagens alcançadas com a terceirização desse serviço, o que tem motivado um número cada vez maior de clínicas médicas a aderirem.
Abaixo listamos os principais benefícios conquistados com o telediagnóstico. Confira!
1. Redução de custos
Toda gestão precisa se atentar aos custos financeiros do seu negócio, e isso não é diferente na área da saúde. Buscar meios de reduzir custos e melhorar o gerenciamento financeiro é fundamental para o crescimento saudável da clínica.
E, a possibilidade de emitir o laudo de teste ergométrico à distância, por exemplo, assim como de outros exames, representa uma redução de custos significativa.
Afinal, não será necessário contar com uma equipe médica de diversas especialidades para atender à demanda de todos os exames produzidos. Contar com esses profissionais exclusivos representaria um gasto financeiro enorme.
Com os laudos online, você vai pagar apenas por laudos emitidos, além de otimizar o fluxo de exames de maneira simples.
– Leia também: Redução de custos na área da saúde: 3 dicas eficientes
2. Atendimento personalizado e conforto para o paciente
Um dos principais benefícios dos laudos online é o conforto do paciente, visto que após realizar os exames, ele terá toda comodidade para acessá-los de forma online, através de uma plataforma de telemedicina, sem precisar se deslocar para ir ao laboratório.
Com a simplificação dos procedimentos gerenciais do negócio, sua clínica médica ganha na possibilidade de aprimoramento do atendimento oferecido. Isso acontece pois tira-se o foco dessas questões operacionais e a atenção se volta para o que realmente importa: os pacientes.
Além disso, ao oferecer um serviço de qualidade e moderno, que facilita a vida do seu cliente, a tendência é que ele busque cada vez mais os seus serviços. As facilidades que a tecnologia proporciona nos resultados de exames incentivam o paciente a se manter fiel à sua empresa, além de divulgar seus serviços para pessoas que ele conhece.
3. Agilidade na entrega dos exames
A emissão de laudos médicos à distância é mais rápida e minimiza o sofrimento daqueles que anseiam pelo resultado e diagnóstico final. Além disso, possibilita encaminhamento do laudo para médico solicitante.
Essa agilidade permite a intervenção precoce da estratégia cirúrgica e medicamentosa definida pelo médico, o que poderá melhorar o prognóstico do paciente.
A agilidade na entrega de exames faz toda a diferença, principalmente, em casos de urgência, onde o paciente demanda que o tratamento comece o quanto antes.