fbpx

Você sabe o que é telemedicina? Aprenda agora!

por maislaudo / Há 3 anos

O termo telemedicina é usado para descrever qualquer prática médica à distância, o que ocorre geralmente com o auxílio da internet. Nas últimas décadas, com a popularização dos aparelhos eletrônicos e com o aumento da área de cobertura em rede, a telemedicina se expandiu e passou a fazer parte do dia a dia de muitas clínicas médicas.

Quer descobrir mais sobre o que é telemedicina e como ela funciona? Confira nosso post!

O que é telemedicina?

Uma das melhores definições do termo telemedicina traz a prática como um ramo da medicina que, através de tecnologias de informática e telecomunicações, facilita a troca de informações entre profissionais de saúde e por meio disso, aumenta a disponibilidade de diagnósticos e tratamentos aos pacientes. 

Muitas vezes, no entanto, quando envolve outros profissionais além dos médicos, prefere-se usar o termo telessaúde. 

Quando a telemedicina surgiu?

Em 1967, o Hospital Geral de Massachusetts criou uma linha de comunicação com o aeroporto de Boston para que os atendimentos médicos de emergência no aeroporto pudessem contar com o auxílio dos profissionais do hospital, o que muitos consideram como a primeira prática de telemedicina do mundo.

No entanto, apenas nos últimos 20-30 anos, à medida que os computadores e a internet se tornaram mais ágeis e populares foi que a telemedicina realmente ganhou espaço e começou a influenciar a rotina de pacientes e profissionais de saúde.   

No Brasil, os projetos de telemedicina se tornaram relevantes a partir do final da década de 90, já com o uso de vídeoconferência.

Como a telemedicina é regulada?

Internacionalmente, a principal referência para a prática da telemedicina é a Associação Americana de Telemedicina (American Telemedicine Association). Já no Brasil, foi criado em 2002 o Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde e emitida a Resolução 1643 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que define e disciplina a prestação de serviços através da telemedicina.

Como a telemedicina funciona na prática?

A telemedicina pode funcionar de diversas formas dentro das áreas de educação, assistência e pesquisa, sendo as principais dela a teleassistência e a telerradiologia.

Na teleassistência, o profissional de saúde coleta dados dos pacientes, transmite-os para outros profissionais especializados à distância e recebe, então, orientações quanto ao diagnóstico e o tratamento mais adequado, assim como para a realização de procedimentos.

Já na telerradiologia, os exames de imagem radiológicas — com exceção do ultrassom — são realizados na clínica e os resultados são enviados para um radiologista especializado que, à distância, emite o laudo. Todo o serviço é regulado pela Resolução nº 1890 emitida pelo CFM em 2009 e pelo despacho SEJUR nº 194/2013, que regula o registro das empresas de telemedicina nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).  

Quais as vantagens da telemedicina?

Além de quebrar as barreiras geográficas e permitir que pacientes em todas as regiões do país tenham acesso fácil a serviços médicos especializados de qualidade sem a necessidade de qualquer deslocamento, a telemedicina aumenta a qualidade do atendimento prestado, reduz os custos com recursos humanos e capacitação profissional, e muitas vezes torna todo o sistema mais ágil ao permitir que laudos fiquem prontos mesmo sem a presença do médico em prazos no máximo de 24 horas.

Entendeu um pouco mais sobre a telemedicina? Que tal assinar a nossa newsletter para não perder as novidades do blog?

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Descubra por que você precisa de laudo a distância

O laudo a distância, hoje em dia também conhecidos como laudo online, se constitui em um dos pilares na telemedicina, mais uma inovação no campo do conhecimento médico. Se você ainda não sabe muito sobre esse tema, vale a pena ler um dos nossos artigos no blog para conhecer mais dessa inovação. Para quem já conhece este […]
LEIA MAIS

Aprenda a elaborar o planejamento estratégico para clínica médica

As instituições de saúde são como empresas e precisam elevar sua produtividade, melhorar a qualidade dos serviços frente à demanda crescente, aumentar a eficiência dos processos executados e propiciar um atendimento humanizado ao paciente.  Para atender a todas essas necessidades e manter a empresa em níveis de rentabilidade satisfatória, é preciso que os gestores elaborem estratégias […]
LEIA MAIS

Como divulgar minha clínica gastando pouco ou nenhum dinheiro?

​Você deve estar se perguntando em “como divulgar minha clínica gastando pouco?”. Afinal, empreender nesse ramo é complicado, principalmente se não investir corretamente na imagem do estabelecimento. Aliás, não só a imagem, mas a concorrência desleal, a informatização da clínica, os custos elevados dos aparelhos, são outras dores de cabeça que o empreendedor poderá passar. Porém, quando você visa suas […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *