fbpx

Acuidade Visual

Telemedicina nas Especialidades Médicas

A acuidade visual é usada para analisar o quanto alguém é capaz de distinguir o contorno e a forma das coisas. É importante para detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades.

Acuidade significa ter uma grande capacidade de percepção. No que se refere à visão, representa o quanto uma pessoa consegue ver as coisas com maior nitidez, com uma grande distinção entre formas, cores e tamanhos.

Assim, o teste de acuidade visual é o exame mais elementar para se checar a capacidade funcional da vista de uma pessoa. Quanto melhor o resultado, maior a habilidade de enxergar perfeitamente.

Quando detecta uma função mais baixa da visão, o exame deve ser seguido por outros mais complexos. Estes, por sua vez, determinarão a origem do problema e como corrigi-lo. Porém, na maioria das vezes, o uso de óculos já é suficiente para corrigir as alterações.

Especificidades sobre o exame de Acuidade Visual

O exame pode ser feito por um oftalmologista, optometrista, um técnico em óptica ou um enfermeiro. No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen. Ela é formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho. A pessoa deve conseguir ler a certa distância, o que determinará a acuidade visual.

Tabela de Snellen acuidade visual

A tabela é marcada por dois números. O primeiro indica a distância em pés entre o quadro e o paciente. Já o segundo representa a fileira menor das letras que pode ser lida pelo paciente. Convencionou-se que a distância será de 20 pés (seis metros). Sendo assim, quando marcado 20/40, significa que uma pessoa deve ser capaz de enxergar a fileira 40 a 12 metros de distância.

Lembrando que a visão 20/20 é a considerada normal.

Também podem ser usados equipamentos especiais e mais modernos, como o Potencial de Acuidade Macular (PAM), feito a laser. Eles têm características e recomendações diferentes, como será destacado a seguir.

Qual a diferença entre a tabela e o aparelho?

A tabela é uma forma simplificada de conferir a acuidade visual de pessoas que até então não apresentaram nenhuma anomalia. Assim, é bem prática e fácil de ser instalada.

Porém, em alguns casos é recomendado que seja feito o teste de acuidade visual com o laser, por ser mais preciso. São eles:

> pessoas diagnosticadas com doenças oculares;
> traumas e acidentes recentes no olho;
> pré e pós-cirurgias oculares;
> presença de catarata.

Como funciona o laudo de Acuidade Visual a distância?

  • PASSO 1

    Realize a Acuidade Visual em sua clínica e salve-a em arquivo.

  • PASSO 2

    Encaminhe o resultado do exame para nossa plataforma online.

  • PASSO 3

    Um de nossos oftalmologistas ficará responsável por analisar o exame de acuidade visual e elaborar o laudo médico.

  • PASSO 4

    O laudo estará disponível para impressão em menos de 12 horas.

Vantagens da Telemedicina na oftalmologia

  1. Mais qualidade nos laudos de acuidade visual: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda
  2. Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia do oftalmologista, optometrista, técnico em óptica ou um enfermeiro
  3. Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de acuidade visual em até 24h
  4. Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio
  5. É possível também solicitar a priorização de exames que exigem maior urgência, estes podem ser emitidos em menos de uma hora.
  6. Elimina-se a necessidade de contar com um corpo médico exclusivo para a interpretação da acuidade visual. Portanto, sua equipe pode focar em etapas mais estratégicas, otimizando a produtividade de todos.
  7. Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por 5 anos

Mais exames da Teleoftalmologia

  • Teste de Snellen
  • Teste de Ishihara e Campimetria