fbpx

Densitometria Óssea

Densitometria óssea a distância

A densitometria óssea é o principal exame para diagnóstico e prevenção da osteoporose. Essa doença, caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, atinge mais mulheres que homens, aparece após os 50 anos de idade e pode levar a sérias fraturas ósseas.

Através da densitometria óssea, o estágio anterior a ela, conhecido como osteopenia, também pode ser diagnosticado e tratado.

Basicamente, a densitometria óssea vai analisar a quantidade de cálcio presente no osso, o que é determinante para a densidade dele. A perda desse mineral é o que caracteriza a possibilidade de osteoporose ou osteopenia.

Especifidades do exame

Trata-se de um exame bastante simples e rápido, que baseado na dupla emissão de raios X, permite a avaliação da densidade mineral do osso. Dessa maneira, é possível verificar a quantidade de massa óssea, possibilitando o diagnóstico precoce e o tratamento da osteoporose — além de viabilizar a avaliação do risco de fratura.

A densitometria óssea utiliza equipamentos modernos, sendo o método mais utilizado para investigar a perda de massa óssea. Ela é feita com um tipo especial de raio-x — o DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). No entanto, a radiação emitida é muito baixa, cerca de 10 vezes menor do que uma radiografia convencional.

Enquanto o raio-x detecta a osteoporose apenas a partir de uma perda superior a 30%, a densitometria óssea consegue diagnosticar o problema logo no início. Isso é fundamental para se fazer um tratamento bem-sucedido e evitar que a doença evolua.

Como funciona o laudo de Densitometria óssea a distância?

  • PASSO 1

    Realize a densitometria óssea normalmente na sua clínica médica.

  • PASSO 2

    Encaminhe o resultado do exame para a nossa plataforma online.

  • PASSO 3

    Uma equipe de médicos especialistas fica disponível para analisar o exame de radiologia encaminhado. Estes irão emitir o laudo, garantindo assim qualidade, aumento da produtividade, agilidade na entrega dos resultados e em alguns casos até mesmo redução de custos.

  • PASSO 4

    O laudo estará disponível para impressão em menos de 12 horas.

Vantagens da Telemedicina na Radiologia

  1. Mais qualidade nos laudos de densitometria óssea: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda
  2. Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia do técnico de raio-x através de integrações
  3. Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos em até 12hrs.
  4. Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio
  5. Temos modalidade de comodato quando solicitado.
  6. Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado
  7. Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho