fbpx

Espirometria

Telemedicina nas Especialidades Médicas

A espirometria serve para diagnosticar a evolução das doenças de pulmão e para avaliar a capacidade pulmonar em pós-cirurgias. Serve também para verificar se o ar que está sendo inspirado está sendo suficiente para a pessoa em questão ou se existe algum bloqueio pulmonar.

Especificidades do exame

A espirometria é um exame simples, rápido e barato. É capaz de detectar vários distúrbios pulmonares precocemente, antes que os exames de imagem, como a radiografia, façam. Além de obter um diagnóstico precoce, o que é uma vantagem, a espirometria pode ser realizada de forma periódica sem que haja a necessidade de intervalos mínimos entre os exames.

De modo geral, a espirometria indica se a quantidade de ar que o indivíduo inspira é suficiente para suas necessidades corporais. E, a partir das alterações significativas nesse exame, é possível rastrear as possíveis causas do problema.

Pacientes que têm doenças pulmonares devem realizar a espirometria com frequência, para avaliar o efeito dos tratamentos médicos e medicamentosos, bem com a efetividade das condutas fisioterapêuticas adotadas.

No resultado do exame são mostrados os valores que o paciente conseguiu gerar e os valores esperados – isto é, os valores ideais de acordo com cada pessoa, sua idade, altura, peso e outras características, sendo normal variar de pessoa para pessoa.

Entre os diversos valores fornecidos pela espirometria os principais deles são:

» Capacidade vital;
» Volume do sopro no primeiro segundo em que acontece;
» Comparação entre a capacidade vital aceita e o volume
soprado pelo paciente no primeiro segundo;
» Pico de fluxo ao expirar; e
» Pico de fluxo intermediário.

Quando solicitar a espirometria? 

Os sintomas que um paciente pode ter que levam o médico a solicitar uma espirometria são:

» Tosse seca ou produtiva;
» Dispneia ou falta de ar;
» Retrações da costela quando se respira;
» Deficiência respiratória depois de um exercício ou atividade;
» Padrão de respiração anormal;
» Parar a respiração momentaneamente;
» Dores no peito; e
» Sensação de aperto no tórax.

O pneumologista é o médico mais indicado para solicitar uma espirometria. Ele orientará o paciente sobre a frequência com que deverá fazer este exame de acordo com os sintomas que o paciente apresenta e outras patologias das quais foi diagnosticado.

Como funciona o laudo de Espirometria a distância?

  • PASSO 1

    Preparo do paciente: o paciente é medido e pesado. É importante deixá-lo em repouso por 5 a 10 minutos antes do procedimento. Confira nosso Ebook Guia Completo da Espirometria e saiba mais sobre como preparar o paciente.

  • PASSO 2

    Realização do exame: na preparação para a espirometria, o paciente precisará prender a respiração pelo nariz, que deve estar completamente bloqueada durante o teste.

  • PASSO 3

    Envio do exame: uma equipe de pneumologistas fica disponível para analisar o exame encaminhado e emitir o laudo, garantindo assim qualidade, aumento da produtividade, agilidade na entrega dos resultados e em alguns casos até mesmo redução de custos.

  • PASSO 4

    O laudo fica salvo no sistema e disponível para impressão. Caso algum software seja utilizado, o laudo fica disponível para ser integrado ao mesmo via API. Fale com um de nossos consultores e tire suas dúvidas.

Vantagens da Telemedicina na Pneumologia

  1. Mais qualidade nos laudos de espirometria: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda
  2. Temos modalidade de comodato quando solicitado
  3. Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado.
  4. Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio
  5. Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia através de integrações e leituras automáticas das informações do paciente
  6. Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de em até 12h. Faça o teste grátis do laudo de espirometria em até 30 minutos.
  7. Elimina-se a necessidade de contar com um corpo médico exclusivo para a interpretação da espirometria. Portanto, sua equipe pode focar em etapas mais estratégicas, otimizando a produtividade e diminuindo custos.
  8. Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho

Tipos de exames de Espirometria

  • Espirometria simples
  • Espirometria com broncodilatador