fbpx

Raio X (Normal e OIT)

Telemedicina nas Especialidades Médicas

O exame de Raio-X, conhecido também como radiografia faz uso de radiação ionizante para obter imagens de partes diversas do corpo humano. Nesse procedimento é possível investigar, confirmar ou descartar suspeitas clínicas, o que inclui uma série de doenças, fraturas, tumores e outras condições de saúde.

Já o Raio-X OIT é destinado a doenças relacionadas ao trabalho. Ele é capaz de registrar imagens de órgãos internos, como por exemplo os pulmões.

A tecnologia atual em radiologia conta com exames de alta precisão, com imagens que podem ser visualizadas tridimensionalmente.

Raio-x digital e convencional

Os princípios são os mesmos no raio-x digital e tradicional. A grande diferença está no modo como os raios que atravessam a matéria são capturados e processados para que se tenha acesso à imagem.

Na radiografia convencional essa emissão é feita através de placas de filme que deverá passar por uma revelação para ter acesso à imagem. Enquanto isso, no raio-x digital não há necessidade de utilização de filme ou revelação.

Podemos comparar o raio-x digital e o analógico com as fotografias comuns. Antigamente as máquinas fotográficas funcionavam através do uso de filmes, que precisavam ser revelados para gerar acesso às imagens registradas.

O mesmo processo acontece com a radiografia tradicional. E, assim como aconteceu na fotografia a era do digital veio para simplificar e agilizar essa dinâmica.

Existem dois tipos distintos de raio-x digital. Conheça quais são:

>> Raio-x digital direto: o processo é realizado sem a necessidade de intervenção humana. Ou seja, durante a elaboração do exame a chapa enviará automaticamente as imagens para o computador.
>> Raio-x digital indireto: os raios x são capturados por uma placa de fósforo, que deve ser escaneada para que então a imagem seja enviada para o computador.

Como funciona o laudo de Raio-X a distância?

  • PASSO 1

    Realize o Raio-X normalmente na sua clínica e salve-o em arquivo.

  • PASSO 2

    Encaminhe o exame para nossa plataforma online.

  • PASSO 3

    Um de nossos radiologistas analisa o exame. Estes irão emitir o laudo, garantindo assim qualidade, aumento da produtividade, agilidade na entrega dos resultados e em alguns casos até mesmo redução de custos.

  • PASSO 4

    O laudo estará disponível para impressão em menos de 12 horas.

Vantagens da Telemedicina na Radiologia

  1. Mais qualidade nos laudos: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda
  2. Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia do técnico de raio-x através de integrações
  3. Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho
  4. Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de radiologia em até 24h, incluindo ressonância, tomografia e mamografia
  5. Temos modalidade de comodato quando solicitado.
  6. Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio
  7. Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado
  8. Elimina-se a necessidade de contar com um corpo médico exclusivo para a interpretação do raio-x. Portanto, sua equipe pode focar em etapas mais estratégicas, otimizando a produtividade de todos.