fbpx

Teste Ergométrico

Teste ergométrico a distância

O teste ergométrico é um exame que serve para avaliar o funcionamento cardiorrespiratório durante o esforço físico. Durante o procedimento, é feito o registro do eletrocardiograma e da pressão arterial do paciente.

Além disso, são observados o comportamento da frequência cardíaca e a ocorrência de possíveis sintomas durante os exercícios.

O teste de esforço, como também é chamado, é indicado para pacientes com suspeita de alteração da capacidade cardiorrespiratória ou do funcionamento cardíaco ao praticarem exercícios. Assim como para atletas ou pessoas que precisam avaliar o seu condicionamento físico.

O exame é também recomendado para pacientes que utilizam marcapasso, sofreram infarto do miocárdio ou realizaram cirurgia de ponte de safena ou angioplastia, antes de retomarem uma atividade física mais intensa.

Especificidades do exame

O teste ergométrico é um exame essencial para o diagnóstico de diversas condições cardiorrespiratórias, como arritmias, isquemia miocárdica, anormalidades na pressão arterial, entre outras.

Inicialmente, são observados os dados do paciente — peso, altura, prática de atividade física, medicamentos utilizados, sintomas e outros — e as informações do pedido médico, bem como o objetivo do exame, para então definir o protocolo ideal de esforço para aquele caso.

São colocados 10 eletrodos no tórax do paciente, para a leitura do eletrocardiograma durante o esforço físico. Sobre a esteira rolante, inicia-se o exercício conforme o protocolo escolhido, aumentando gradativamente o nível de dificuldade até o máximo para cada paciente.

O teste deverá ser interrompido caso o paciente apresente cansaço excessivo ou exaustão, além de sinais que indiquem anormalidades cardiovasculares, sintomas compatíveis com isquemia ou alterações do ritmo cardíaco significativas.

A pressão arterial será medida antes de iniciar o esforço, ao fim de cada etapa e na recuperação. O teste dura de 15 a 30 minutos, a depender do protocolo realizado para cada paciente.

Como funciona o laudo de Teste ergométrico a distância?

  • PASSO 1

    Realize o Teste ergométrico e salve-o em arquivo.

  • PASSO 2

    Encaminhe o exame em nosso sistema online.

  • PASSO 3

    Um de nossos cardiologistas analisa o exame.

  • PASSO 4

    O laudo estará disponível para impressão em menos de 12 horas.

Vantagens da Telemedicina na Cardiologia

  1. Mais qualidade nos laudos teste ergométrico: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda
  2. Exames cardíacos geralmente são mais delicados e exigem agilidade e precisão no diagnóstico. Por isso, uma prática que tem beneficiado na otimização na entrega de resultados do teste ergométrico é a emissão de laudos à distância.
  3. Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia através de integrações com os aparelhos
  4. Temos modalidade de comodato quando solicitado.
  5. Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de cardiologia em até 12h, incluindo eletroencefalograma com mapeamento.
  6. Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio
  7. Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado.
  8. Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho

Mais exames da Telecardiologia