fbpx

Telerradiologia

Telemedicina nas Especialidades Médicas

A telerradiologia é uma modalidade médica responsável pela interpretação de exames de raio-x, tomografia, ressonância magnética e mamografia a distância. Podem ser analisadas tanto as películas, no caso de exames de raio-x, quanto o arquivo digital em formato DICOM, sendo necessário para este último que o aparelho ou a revelação seja digital.

A radiologia é um vasto campo da medicina, sendo uma das principais frentes de clínicas e hospitais. Por isso, sua demanda de exames diária é significativa, o que pode dificultar a entrega de laudos médicos em tempo hábil.

É então que a opção de emitir laudo à distância surge como principal solução para a radiologia.

Especificidades da radiologia digital

Durante a radiologia digital não há necessidade de utilização de placas de filme, nem de sua revelação.

O exame é processado através de uma placa de circuitos sensíveis à radiação, que irão gerar uma imagem digital que será então enviada para um computador em forma de sinais elétricos.

Imagem esta que será armazenada em arquivos digitais, podendo ser facilmente compartilhada com o paciente, assim como para outros especialistas. Também há a opção de imprimir o exame sem perda alguma da qualidade do documento original.

Como funciona o laudo de telerradiologia a distância?

  • PASSO 1

    O técnico de radiologia realiza o exame no paciente com quantas incidências forem solicitadas ou necessárias para a correta avaliação do local desejado.

  • PASSO 2

    No caso do Raio-x ou a revelação do aparelho ser digital, o técnico com 2 clicks diretamente no software do aparelho ou PACS envia o exame para a central da Mais Laudo. No caso de ser um exame analógico, o mesmo deve ser digitalizado e encaminhado através de nosso sistema de forma manual.

  • PASSO 3

    Uma equipe de médicos especialistas fica disponível para analisar o exame de radiologia encaminhado. Estes irão emitir o laudo, garantindo assim qualidade, aumento da produtividade, agilidade na entrega dos resultados e em alguns casos até mesmo redução de custos.

  • PASSO 4

    O laudo fica salvo no sistema e disponível para impressão. Caso algum software RIS ou PACS seja utilizado, o laudo fica disponível para ser integrado ao mesmo via API. (Fale com um de nossos consultores)

Vantagens da Telemedicina na Radiologia

  1. Mais qualidade nos laudos na radiologia: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda
  2. Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia do técnico de raio-x através de integrações
  3. Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos na telerradiologia ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho
  4. Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de radiologia em até 24h, incluindo ressonância, tomografia e mamografia
  5. É possível também solicitar a priorização de exames de radiologia que exigem maior urgência, estes podem ser emitidos em menos de uma hora.
  6. Temos modalidade de comodato quando solicitado
  7. Disponibilidade de uma segunda opinião quando solicitado
  8. Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio