fbpx

Entenda a importância dos EPIs para Biossegurança em sua clínica

por maislaudo / Há 7 anos

EPIs para biossegurança são acessórios importantes no contexto da proteção da saúde do trabalhador. Além da utilização correta, é importante que o indivíduo entenda os propósitos de segurança no ambiente laboral.

Para tanto, é imprescindível fazer um levantamento dos principais riscos ocupacionais, adquirir a quantidade necessária desses itens para cada trabalhador e orientá-los sobre a forma correta de uso.

Por isso, entenda, no nosso post de hoje, a importância dos EPIs para biossegurança em sua clínica. Aproveite a leitura!

Conceito de biossegurança

A biossegurança é conceituada como o conjunto de práticas e artefatos que garantam a segurança do trabalhador no ambiente de trabalho. Essa estratégia tem como objetivo reduzir a exposição do trabalhador aos agentes prejudicais durante o expediente diário.

Para tanto, é importante fazer o levantamento dos principais riscos ocupacionais e identificar quais equipamentos serão adquiridos conforme as atividades desenvolvidas pelos colaboradores. Algumas rotinas podem parecer inofensivas, porém o descuido quanto a não utilização pode trazer sérios problemas de saúde.

Além disso, conforme os órgãos fiscalizadores da medicina do trabalho e vigilância sanitária, é obrigatório que as empresas se atentem aos requisitos de biossegurança para não incorrer em multas ou outras sanções previstas em lei.

Principais EPIs recomendados

Em qualquer atividade laboral que envolva o contato com o paciente, é crucial a utilização de luvas de procedimento feitas de látex. Como não são estéreis, esses acessórios são indicados para procedimentos clínicos simples e devem ser trocadas ao menor sinal de perfuração.

A utilização de máscara simples é indicada para as atividades que produzem partículas no ar e que podem ser potencialmente infectadas, ou em procedimentos que envolvam o emprego de aparelhos que esguicham produtos ou excreções de pacientes.

O uso de toucas é obrigatória para situações em que o desprendimento de pelos pode contaminar as atividades clínicas como na grande maioria das cirurgias, na manipulação de produtos para o paciente, entre outras.

– Leia mais em: 9 EPIs hospitalares fundamentais para a segurança da sua equipe médica

Avaliação da segurança do trabalhador

Além da instituição do uso de equipamentos de proteção individual e dos exames clínicos, é fundamental que a empresa desenvolva um programa de segurança do trabalhador.

Nesse projeto, que faz parte do planejamento estratégico da empresa, devem ser incluídas as orientações e avaliações contínuas sobre cada atividade, bem como as intervenções necessárias em caso de exposição aos riscos ocupacionais.

Ademais, é importante contar com treinamentos contínuos da equipe sobre temas relacionados à biossegurança e verificar as principais atualizações em relação a essa temática, visando a identificação precoce dos principais riscos laborais.

Um programa de segurança do trabalhador deve promover o engajamento da equipe para que todos utilizem os equipamentos de proteção individual e garantam a saúde laboral para todos os envolvidos.

EPIs para biossegurança são ferramentas que previnem os riscos ocupacionais e garantam a produtividade das atividades. A utilização de luvas de látex, touca e máscara são acessórios básicos e imprescindíveis para proteção do trabalhador ou dos produtos manipulados. Além disso, é importante manter uma política de segurança do trabalhador, bem como conscientizar a equipe sobre os benefícios da adesão aos EPIs.

E você, já garantiu os EPIs para os trabalhadores de sua empresa? Está conscientizando sua equipe sobre os benefícios dessa proteção? Tem alguma dúvida em relação a esse assunto? Comente!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

5 dicas para proteger sua clínica da crise

Em tempos de crise econômica muito se fala em corte de gastos para evitar que as empresas entrem “no vermelho”. No setor médico não é diferente, porém para proteger a clínica da crise não basta apenas cortar gastos, mas sim desenvolver uma série de ações preventivas para que a lucratividade não baixe nesse período de […]
LEIA MAIS

Laudos online: importância da automação para sua clínica

Atualmente, a informatização está cada vez mais presente, tanto na vida atual quanto na profissional. E, na área da saúde, isso não poderia ser diferente  — o que traz grandes benefícios! Os sistemas de laudos online trazem muitas vantagens para os profissionais da área, bem como aos pacientes, pois reduzem custos, evitam desperdícios, automatizam processos, agilizam e […]
LEIA MAIS

5 motivos para terceirizar serviços em uma clínica médica

A necessidade das empresas focarem e investirem em suas principais atividades (atividades-fim), sem que haja perda a qualidade nas atividades secundárias (atividades-meio), fez com que a terceirização de serviços tenha se tornado uma escolha cada vez mais frequente e há muitos anos se mostra vantajosa tanto no cenário nacional quanto internacional. Mesmo sendo uma prática […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *