fbpx

Gestão hospitalar: 5 dicas para uma administração de sucesso

por eDialog / Há 2 semanas
gestão hospitalar

Uma gestão hospitalar eficiente deve manter a rotina organizada, além de buscar estratégias para melhorar os resultados da organização. Nesse sentido, é importante se atentar a uma série de fatores, como financeiros, de recursos humanos, entre outros.

Listamos neste artigo alguns dos pontos mais estratégicos para uma administração hospitalar de sucesso. Continue a leitura e veja como otimizar a sua rotina de trabalho.

Importância da gestão hospitalar e dicas de gerenciamento

É função da gestão de hospital certificar que os processos estejam rodando de forma eficiente. Caso contrário, essa deve buscar formas de otimizá-los, objetivando assim a manutenção da qualidade no serviço oferecido.

Por isso, os gestores precisam ter conhecimento de todas as atividades assistenciais, cirúrgicas e administrativas, de modo a ter controle do funcionamento do hospital como um todo.

Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido.

1. Faça uso do Power BI

É fundamental que a gestão hospitalar crie indicadores e os acompanhe constantemente, de modo a avaliar a eficiência dos processos. Dessa forma é possível ter uma visão mais clara dos resultados do negócio.

Entre os indicadores mais importantes estão aqueles relacionados à produtividade, informações sobre glosas, rentabilidade, estoque, entre outros.

Por isso, uma estratégia eficiente para realizar esse acompanhamento é fazer uso do Power BI, um software que permite a visualização de KPIs (indicadores de desempenho).

É uma solução voltada exatamente para exibição gráfica de forma agradável e eficiente de métricas para o acompanhamento da evolução de empresas. Além disso, o software possibilita o trabalho com um grande volume de dados, passando das centenas de milhões de linhas.

– Leia também: Acreditação hospitalar: o que é e quais as suas vantagens

2. Atenção com a gestão de estoque

Controlar a entrada e saída de insumos farmacêuticos e materiais rotineiros do hospital é um dos pontos críticos na gestão hospitalar. Afinal, quando feito incorretamente pode levar ao acúmulo de itens sem movimentação, além da falta de outros considerados essenciais para o funcionamento da instituição.

Ter um estoque bem organizado é importante para qualquer empresa. Porém, quando falamos de instituições de saúde este tópico merece uma atenção ainda maior. Isso porque os produtos são imprescindíveis para a realização dos devidos procedimentos e atendimentos no hospital.

Além disso, a gestão de estoque oferece insumos para que a empresa possa direcionar os recursos de forma mais estratégica. Ainda, um acompanhamento adequado evita o desperdício de materiais, que muitas vezes tem um custo muito elevado para a instituição.

3. Foque na gestão de pessoas 

Uma das funções mais importantes da administração hospitalar está relacionada à gestão de pessoas. Como qualquer outra empresa, a instituição de saúde precisa de estratégias para manter seus funcionários motivados e engajados com o trabalho.

Listamos abaixo algumas ações que dizem respeito ao setor de recursos humanos e podem ser aplicadas na rotina do seu hospital. Veja:

  • Aposte nos feedbacks: dedique um tempo para ser franco com seus funcionários, reconhecer o bom desempenho e dar orientações quanto às melhorias necessárias;
  • Estimule a participação: valorize e estimule a participação dos funcionários no processo de decisão, de criação e inovação da empresa;
  • Tenha uma boa ferramenta de comunicação: quando o processo de comunicação interna é bem feito, o gestor consegue eliminar os possíveis ruídos causados pela falta de informações;
  • Realize pesquisa de clima: a pesquisa de clima permite ao gestor identificar quais são os pontos que precisam ser melhorados na empresa na visão do funcionário;
  • Aposte em treinamentos: a capacitação e atualização dos conhecimentos é fundamental em qualquer profissão. Apresente novas técnicas e mantenha sua equipe sempre atualizada sobre as novidades da área da saúde.

4. Fique de olho na gestão financeira hospitalar 

Ter controle das finanças do hospital é um dos pontos mais críticos para uma boa administração. Afinal, cabe à gestão garantir a saúde financeira da instituição e certificar o seu pleno funcionamento.

Portanto, preocupe-se com a estruturação de um fluxo de caixa organizado, categorizando os gastos detalhadamente. Além disso, tenha um planejamento financeiro realista e certifique-se de fazer o devido acompanhamento da situação financeira da instituição para evitar imprevistos.

– Leia também: Faturamento hospitalar: 4 dicas para aumentar a eficiência no processo

5. Invista em tecnologia

O advento da tecnologia trouxe benefícios assistenciais, administrativos e gerenciais para a gestão hospitalar. Exemplo disso é o controle informatizado dos procedimentos clínicos, a inserção do prontuário eletrônico e o processamento digital das contas hospitalares.

É comum nos adaptarmos a procedimentos defasados durante a rotina conturbada de uma instituição de saúde. Porém, cabe ao gestor encontrar meios de fugir da estagnação.

Por exemplo, a emissão de laudos online, prática de telemedicina, foi um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe para a gestão de hospitais. Ao optar pela utilização do serviço, o gestor garante benefícios como:

  • Redução no prazo de entrega dos exames aos pacientes;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade da sua equipe.

Clique na imagem abaixo e faça um teste grátis na plataforma da Mais Laudo, especialista no assunto.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Material hospitalar consignado: entenda como fazer a gestão

Fazer a gestão de material hospitalar consignado é uma responsabilidade que exige organização, disciplina e treinamento de equipe. Isso porque essa tarefa, quando bem executada, diminuirá os custos da instituição e garantirá o item sempre em estoque. A consignação pode ser entendida com a entrega de produtos, a título de precário, para serem vendidos no momento de […]
LEIA MAIS

Faturamento hospitalar: 4 dicas para aumentar a eficiência no processo

É natural que os gestores ou coordenadores de clínicas busquem alternativas para otimizar o faturamento hospitalar, aprimorando a sua gestão e a sua organização. Por isso, algumas boas medidas são necessárias e devem ser colocadas em prática. Para que você saiba mais sobre o assunto e consiga efetivamente otimizar o faturamento da sua clínica, elaboramos […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.