fbpx

Gestão de clínicas e consultórios: dicas para melhorar a administração do seu negócio

por eDialog / Há 5 dias
dicas para gestão de clínicas e consultórios

É essencial que a gestão de clínicas e consultórios estabeleça estratégias em sua rotina visando a otimização na administração do negócio. Ou seja, meios que possibilitem a melhoria da qualidade do serviço oferecido. 

Para ajudá-lo nessa tarefa preparamos algumas dicas que podem ser úteis. Confira a seguir!

Mapeamento e análise dos processos da sua clínica

É comum que na correria do dia a dia as empresas se prendam a certas burocracias e procedimentos desnecessários.

É preciso que a empresa entenda a gestão de clínicas e consultórios de forma unificada. Ou seja, entender as particularidades e necessidades de todos os setores. Somente assim será possível propor qualquer mudança que poderá otimizar os processos atuais.

Por isso faça uma avaliação das atividades assistenciais, cirúrgicas e administrativas para identificar a eficiência dos processos.

Uma das formas de obter esses resultados é por meio de indicadores adequados. Ou seja, que produzam dados sobre produtividade mediante o número de consultas e procedimentos realizados, ou informações sobre glosas e perdas de produtos por expiração de validade, por exemplo. 

A partir dessa análise, a gestão de clínicas e consultórios podem traçar metas resolutivas para reaver processos ineficientes. Ou estratégias ousadas que destaquem a instituição frente aos demais concorrentes do mercado.

Atenção com a organização financeira na gestão de clínicas e consultórios

Uma boa gestão deve prezar pelo controle financeiro de sua instituição. Afinal, somente assim a gestão de clínicas e consultórios saberá como aplicar melhor seus investimentos, assim como identificar quais gastos podem ser cortados ou reduzidos. 

Para que isso seja possível é importante que o gestor tenha indicadores em que ele possa se basear para propor tais ações. 

Preocupe-se com a estruturação de um fluxo de caixa organizado, categorizando os gastos detalhadamente. Tenha um planejamento financeiro realista e certifique-se de fazer o devido acompanhamento da situação financeira da instituição para evitar imprevistos.

Invista em gestão de pessoas

Outro importante ponto a ser analisado pela gestão de clínicas e consultórios é com a gestão de pessoas. Como qualquer outra empresa, as instituições de saúde devem propor ações de motivação, de retenção de talentos. Enfim, medidas para fortalecer o engajamento da equipe com a instituição.

Separamos algumas dicas que podem ser úteis na gestão de clínicas e consultórios médicos quando o assunto é o gerenciamento dos funcionários. Olha só: 

  • Aposte nos feedbacks: dedique um tempo para ser franco com seus funcionários, reconhecer o bom desempenho e dar orientações quanto às melhorias necessárias.
  • Estimule a participação: valorize e estimule a participação dos funcionários no processo de decisão, de criação e inovação da empresa
  • Tenha uma boa ferramenta de comunicação: quando processo de comunicação interna é bem feita, o gestor consegue eliminar os possíveis ruídos causados pela falta de informações.
  • Realize pesquisa de clima: a pesquisa de clima permite ao gestor identificar quais são os pontos que precisam ser melhorados na empresa na visão do funcionário
  • Aposte em treinamentos: a capacitação e atualização dos conhecimentos é fundamental em qualquer profissão. Apresente novas técnicas, mantenha sua equipe sempre atualizada sobre as novidades da área da saúde.

Veja também: como estabelecer uma cultura organizacional na sua clínica?

Invista em tecnologia

O advento da tecnologia trouxe benefícios assistenciais, administrativos e gerenciais para a gestão de clínicas e consultórios. Exemplo disso é o controle informatizado dos procedimentos clínicos, a inserção do prontuário eletrônico e o processamento digital das contas hospitalares.

É comum nos adaptarmos a procedimentos defasados durante a rotina conturbada de uma instituição de saúde. Porém cabe ao gestor encontrar meios de fugir da estagnação.

Por exemplo, a emissão de laudos à distância foi um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe para a gestão de clínica médica. Ao optar pela utilização do serviço, o gestor garante benefícios como:

  • Redução no prazo de entrega dos exames aos pacientes;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade da sua equipe;

Não é de hoje que a medicina e tecnologia andam juntas para aumentar a qualidade do atendimento médico, buscando oferecer diagnósticos mais ágeis e tratamentos mais assertivos. Por isso, ignorar esses benefícios seria um retrocesso na gestão de clínicas e consultórios médicos.

Confira neste texto algumas dicas que separamos de aplicativos médicos úteis para profissionais de saúde. 

Como a Mais Laudo pode ajudar na gestão de clínicas e consultórios? 

Como dissemos acima o serviço de laudo à distância foi um dos principais benefícios que a tecnologia trouxe para a área da saúde nos últimos tempos.  

Ao optar pela terceirização dos laudos médicos há um aumento na produtividade da equipe, que pode focar em etapas mais estratégicas do tratamento ao paciente. E claro, redução de custos, já que não será preciso contar com um time de especialistas para atender a demanda de exames da clínica.

Além disso, o resultado do exame é entregue de forma muito mais ágil. A Mais Laudo garante o envio do laudo médico em até 12 horas, e em casos de urgência, em até menos de uma hora.

Ficou interessado? Clique na imagem abaixo e ganhe um teste gratuito agora mesmo para experimentar as funcionalidades da plataforma.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

3 dicas para otimizar a gestão de clínica de medicina do trabalho

Otimizar a gestão de uma clínica de medicina do trabalho é uma tarefa que exige conhecimentos técnicos e gerenciais específicos. Se, por um lado, deve-se prezar pela assistência de qualidade ao paciente, por outro a preocupação é com a implantação de serviços efetivos. O equilíbrio entre as duas demandas garantirá uma percepção positiva dos indivíduos em […]
LEIA MAIS

Gestão de funcionários: 6 dicas para fazer um bom gerenciamento

A gestão de funcionários é uma responsabilidade muito grande do gestor de equipes e deve ser feita continuamente para alcançar resultados satisfatórios. A maneira como o líder se comunica com seus colaboradores, a atenção dada aos problemas apresentados, a motivação interna e o reconhecimento são muito importantes para manter sua equipe satisfeita e produtiva. Se […]
LEIA MAIS

Gestão da qualidade: 5 dicas para melhorar seu atendimento ao cliente

A gestão da qualidade consiste em todo o processo realizado para garantir a melhor experiência do cliente, com relação aos produtos/serviços oferecidos e ao atendimento prestado. Pensando na necessidade de qualificar o seu atendimento, enumeramos a seguir 5 dicas para que sua clínica ofereça um atendimento diferenciado. 1- Capacite sua equipe Colaboradores que estejam seguros […]
LEIA MAIS