fbpx

Tecnologia na saúde: o que podemos esperar para o futuro?

por maislaudo / Há 5 anos
Tecnologia na saúde

Já falamos várias vezes aqui no blog sobre os benefícios que a tecnologia vem apresentando para a rotina em instituições de saúde. Mas, o que esperar da tecnologia na saúde para o futuro? Como ela vai contribuir para os avanços em saúde? 

São inúmeros os estudos e pesquisas revolucionárias no setor que prometem transformações significativas na medicina. Dentre os mais avançados podemos citar a robótica, a impressão em 3D e a Inteligência Artificial, por exemplo. 

A seguir vamos apresentar um pouco do que se pode esperar para o futuro da tecnologia na saúde. Continue a leitura e saiba como se preparar para as novidades do setor. 

Benefícios da tecnologia na saúde 

A aplicação da tecnologia na saúde já trouxe diversos avanços para o setor. Contribuindo de forma significativa para a qualificação do atendimento oferecido ao paciente. 

São vários os benefícios que podemos citar, como por exemplo, a criação de prontuários eletrônicos, que vieram para simplificar e otimizar o dia a dia em instituições de saúde. 

Além disso, há atualmente inúmeros softwares de gestão voltados especificamente para o setor, assim como aplicativos médicos que podem ser utilizados tanto por pacientes como pelos profissionais da área. 

O futuro da tecnologia na saúde

Existem inúmeras pesquisas atualmente em andamento que objetivam avanços da tecnologia na saúde. Algumas delas, inclusive, já são realidade na medicina.

Medicina e tecnologia andam juntas para aumentar a qualidade do atendimento médico oferecido, para oferecer diagnósticos mais ágeis e tratamentos mais assertivos

Fizemos uma lista com algumas das principais novidades que surgiram nos últimos anos no setor. A maioria está em processo de estudos, sendo que algumas delas já são utilizadas em algumas instituições médicas. Confira!

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um dos assuntos mais em alta em nossa sociedade, e as pesquisas que envolvem essa tecnologia na saúde estão a todo vapor.

Basicamente, a Inteligência Artificial vai desenvolver dispositivos capazes de simular algumas características e ações humanas. Estes, por sua vez, são capazes de mensurar e até executar determinadas tarefas.

Podemos citar como importante avanço entre medicina e tecnologia, envolvendo a inteligência artificial, a invenção do algoritmo desenvolvido pela IBM, o Watson.

O Watson foi criado pela IBM para auxiliar profissionais, desenvolvedores, startups e empresas a construírem sistemas cognitivos que possam melhorar processos, interações e ações. O algoritmo foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no tratamento do câncer.

Ele indica possíveis tratamentos e apresenta as evidências científicas para tal. Assim como o grau de risco e efeitos colaterais possíveis que podem ser desenvolvidos. Ou seja, ele auxilia o profissional na tomada de decisão, oferecendo um embasamento científico para esta escolha.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é uma integração de dispositivos médicos a uma rede de comunicação onde ocorre a troca e coleta de informações.

Por exemplo, aplicativos móveis que se conectam a outros dispositivos eletrônicos. Como os famosos relógios inteligentes, que capturam dados sobre a saúde do paciente. E, então, envia informações precisas que podem auxiliar o médico na detecção e tratamento de possíveis doenças.

Ou seja, na IoT são aplicadas soluções que conectam dois dispositivos onde haverá um envio de informação, que possibilitará maior autonomia do paciente e um melhor monitoramento no tratamento.

Health Mobile

A tendência Health Mobile app é a prática de medicina feita com o auxílio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

São diversos os recursos que podem ser encontrados em algum health mobile app. Desde aqueles que vão auxiliar o paciente a ter mais disciplina com sua alimentação, até apps que monitoram e oferece resultados sobre as atividades físicas desempenhadas pelo usuário. 

O uso do Health Mobile pode ser feito tanto pelo paciente com objetivo de monitorar sua saúde, quanto para ajudá-lo a ter mais disciplina com a mesma. Mas também pode ser utilizado pelas próprias instituições de saúde como auxiliares na rotina hospitalar. 

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica é uma prática de tecnologia na saúde que representa um cenário muito promissor e revolucionário para o setor. 

Seu conceito consiste na utilização de robôs para realização de operações menos invasivas e mais precisas. Isso tudo, claro, com o devido suporte dos médicos. 

E essa prática já vem sendo utilizada em nosso país. Inclusive, o Brasil já é o país que mais realiza cirurgias robóticas na América Latina. Segundo dados da Intuitive Surgical, empresa detentora da única marca de robô do mundo, em 2018, foram realizados mais de 8 mil procedimentos em todo o território nacional

Impressoras 3D

Você já ouviu falar da utilização de impressoras 3D na medicina? Isso mesmo, os estudos envolvendo essa prática da tecnologia na saúde tem avançado cada vez mais. Já existem casos, inclusive, da utilização deste equipamento em pacientes reais. 

Para você entender melhor, as impressoras 3D são máquinas capazes de fabricar equipamentos médicos, próteses e até mesmo medicamentos. No futuro se espera que elas sejam capazes também de construírem órgãos de forma personalizada para pacientes que necessitam de transplantes. 

Ou seja, elas são o futuro da medicina regenerativa, podendo quem sabe criarem até tecidos com vasos sanguíneos, ossos, válvulas cardíacas, pele sintética, etc. Isso representaria um avanço absurdo para o futuro da medicina.

Telemedicina

A telemedicina é a troca de informações clínicas por meio de recursos tecnológicos para lugares onde a distância é um fator impeditivo. Sendo assim, essa prática inovadora traz benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

A telemedicina tem como ponto forte a emissão de  laudos à distância. Com a utilização de softwares específicos é possível obter laudos mais detalhados de forma muito mais ágil. 

Ou seja, você reduz o prazo de entrega dos resultados dos exames ao paciente. Aumenta a produtividade da sua equipe e diminui custos com armazenamento de documento físico.

E sua clínica está preparada para o futuro da tecnologia na saúde? 

Com tudo o que apresentamos acima, temos uma pergunta: sua clínica está preparada para o futuro? É fundamental estar sempre atento aos avanços da tecnologia na saúde, que estão acontecendo a todo momento para se manter atualizado. 

Que tal começar investindo no serviço de laudo à distância? A Mais Laudo oferece o serviço atendendo uma grande variedade de exames, como raio-x, tomografia, dentre outros. 

Os laudos são entregues em até 12 horas após o cadastro em nossa plataforma, e em casos de urgência em até menos de uma hora.  

E para você comprovar as funcionalidades da nossa plataforma oferecemos até 3 laudos gratuitos para você fazer um teste. Clique na imagem abaixo e garanta!

Tecnologia na saúde - Emita 3 laudos grátis da Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

3 benefícios da tecnologia para clínicas de saúde ocupacional

A saúde ocupacional é um ramo que encontra-se em constante crescimento. Por isso, com um mercado cada vez mais competitivo é fundamental que as empresas busquem meios de se destacar. É aí que a tecnologia aparece como principal aliada. Atualmente, existem diversas formas de utilizar a tecnologia nas organizações com o intuito de simplificar a […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *