fbpx

Conheça 5 benefícios da telessaúde para a medicina ocupacional

por maislaudo / Há 1 ano

Você já ouviu falar sobre telessaúde? É a utilização de tecnologias de informação e comunicação para transmissão e organização de informações e serviços em saúde. Ou seja, com a telessaúde, as barreiras geográficas e temporais são quebradas e, hoje, médicos e outros profissionais da saúde podem obter novas experiências e trocar informações mesmo que estejam distantes.

Dentro da telessaúde, há uma categoria chamada telemedicina. Assim, a telessaúde é um termo mais abrangente, que engloba todos os serviços de transmissão de informações sobre saúde por meio de tecnologias da informação, como a internet. Já a telemedicina refere-se a serviços mais específicos, complementares às práticas médicas, como o recebimento de exames e a emissão de laudos médicos a distância.

Confira, a seguir, quais são as maiores vantagens desses serviços para as clínicas de medicina ocupacional!

1. Agilidade nos laudos

Um dos segmentos da telemedicina que mais cresce atualmente é o de emissão de laudos a distância. Hoje, basta ter acesso à internet para, após a realização de um exame, enviar os dados para uma empresa de telemedicina. Lá, um médico especialista pode fazer o laudo do exame, que será informado em até 24h.

Na medicina ocupacional, alguns profissionais precisam fazer exames específicos rotineiramente. Nesses casos, o uso da telemedicina agiliza os resultados e a empresa e o trabalhador podem saber de imediato quais são os próximos passos a serem dados.

2. Acesso rápido a médicos especialistas

Anteriormente, toda clínica médica precisava ter disponível, em tempo integral, um corpo clínico com todas as especialidades. Isso, além de ser muito dispendioso, é uma dificuldade em algumas regiões do Brasil.

Hoje, com a ajuda das novas tecnologias e da telemedicina, isso deixa de ser uma obrigação. O resultado dos exames pode ser enviado pela internet e o laudo é feito por equipes médicas compostas por especialistas experientes em qualquer local do país.

3. Redução de custos

Entre os maiores benefícios do uso da telessaúde está a redução de custos. Primeiramente, a clínica não tem de investir em infraestrutura para a emissão de laudos, pois o centro de documentação fica localizado em outro lugar.

Também não é necessário manter um corpo médico completo disponível em tempo integral. Além disso, a unidade não precisa arcar com os custos de armazenamento, pois todos os laudos ficam arquivados em um sistema on-line.

4. Aumento da capacidade de serviços

Uma empresa de telemedicina tem suporte em tempo integral. Por isso, os resultados são rápidos e eficientes. E mais: as operações são seguras, já que os laudos ficam armazenados virtualmente. Graças à agilidade e à segurança dos processos, uma clínica médica que conta com o apoio da telemedicina tem capacidade para melhorar sua prestação de serviços.

5. Clientes mais satisfeitos

Com o uso da telemedicina, os pacientes e as empresas que contratam os serviços da clínica ficam mais satisfeitos. Quando o laudo é entregue com rapidez, o paciente não precisa esperar para dar início ao tratamento e a empresa sabe como agir com o colaborador, o que significa ganho de tempo e redução de custos.

Além da emissão de laudos, a telessaúde e a telemedicina abrangem outros serviços, como a teleassistência (acompanhamento do quadro clínico do paciente) e a teleducação. Por seus inúmeros benefícios, a telessaúde vem sendo cada vez mais usada por clínicas de saúde ocupacional que desejam otimizar o tempo e melhorar a qualidade dos atendimentos.

Quer saber mais sobre temas relacionais à saúde do trabalhador? Então, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos como este!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Entenda o que é o formato DICOM e conheça os seus benefícios

A medicina conseguiu grandes avanços graças à tecnologia. Quando se fala em diagnósticos, o formato DICOM ganha destaque, uma inovação nas imagens e informações digitais de exames, como ressonância magnética, tomografia e radiografia, pois padronizou esses arquivos, seu armazenamento e a comunicação. Esse padrão facilitou o trabalho dos médicos e rotina das clínicas, além de […]
LEIA MAIS

Telemedicina: saiba o que é e conheça 4 vantagens

A telemedicina é a troca de informações clínicas por meio de recursos tecnológicos para lugares onde a distância é um fator impeditivo. Sendo assim, essa prática inovadora traz benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. As estratégias utilizadas pela telemedicina englobam atendimento por videoconferência, capacitação de profissionais por meio de cursos a distância, […]
LEIA MAIS

Densitometria óssea: conheça as vantagens e como implantar

A densitometria óssea é o principal exame para diagnóstico e prevenção da osteoporose. Essa doença, caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, atinge mais mulheres que homens, aparece após os 50 anos de idade e pode levar a sérias fraturas ósseas. Através da densitometria óssea, o estágio anterior a ela, conhecido como osteopenia, também pode ser diagnosticado e […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *