fbpx

Health Mobile: conheça a tecnologia e suas vantagens para instituições de saúde

por maislaudo / Há 5 anos
tendência health mobile app

Tendência do Health Mobile

Você já ouviu falar no Health Mobile, uma tendência que está a cada dia mais presente na rotina de instituições de saúde? Este é mais um dos avanços que a tecnologia proporcionou para o setor. Logo, é importante entender como é sua aplicabilidade e como sua clínica pode se beneficiar com este recurso. 

Estima-se que existem atualmente cerca de 165.000 aplicativos de celulares voltados para a área da saúde. São diversas as funcionalidades, desde apps que oferecem dados para controle e monitoramento de doenças, até aqueles que auxiliam em questões gerenciais do dia a dia na clínica. 

No texto a seguir trouxemos as principais informações que você precisa saber sobre a tecnologia Health Mobile. Vamos apresentar seus benefícios, além de dar dicas de aplicativos úteis para sua rotina. Continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é Health Mobile? 

A tendência Health Mobile app é a prática de medicina feita com o auxílio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

A população como um todo está se integrando cada vez mais ao universo digital. Logo, é importante que setores como a Medicina acompanhem também as mudanças e novidades que surgem como meio de se atualizar e otimizar o atendimento oferecido

A Organização Mundial da Saúde, já fez inclusive um estudo sobre Health Mobile, apresentando a tendência como uma das mais promissoras para o avanço e democratização dos serviços de saúde. 

O que aplicativos com a tendência health mobile oferecem? 

São diversos os recursos que podem ser encontrados em algum health mobile app. Desde aqueles que vão auxiliar o paciente a ter mais disciplina com sua alimentação, até apps que monitoram e oferece resultados sobre as atividades físicas desempenhadas pelo usuário. 

O uso do Health Mobile pode ser feito tanto pelo paciente com objetivo de monitorar sua saúde, quanto para ajudá-lo a ter mais disciplina com a mesma. Mas também pode ser utilizado pelas próprias instituições de saúde como auxiliares na rotina hospitalar

Já existem, por exemplo, aplicativos que oferecem uma grande quantidade de informações úteis para os profissionais de saúde. Como o CID-10 Pro, que foi criado para agilizar a consulta dos profissionais ao CID, um importante documento para na rotina hospitalar. 

Os benefícios do Health Mobile 

A aplicação do Health Mobile em instituições de saúde permite uma melhora e otimização das práticas rotineiras. Como por exemplo, ao contar com aplicativos que permitem acesso ao prontuário eletrônico é reduzida significativamente as chances de erros ou perda de dados importantes. 

Fizemos uma lista com as principais vantagens da utilização da prática na rotina médica. Confira: 

Acompanhamento em tempo real dos sinais vitais do paciente 

Este recurso é muito utilizado, principalmente em casos de pacientes com doenças crônicas. Ao realizar um monitoramento mais próximo, o médico terá informações mais precisas para oferecer um tratamento personalizado para o paciente. 

Atendimento otimizado 

Existem aplicativos que permitem agilizar o agendamento de consultas, sem a necessidade de telefonar necessariamente para a clínica. As informações da agenda do profissional estará na palma da mão do paciente e ele poderá marcar uma data que melhor lhe atenda. 

Acesso rápido à informações 

São vários os apps que oferecem aos profissionais uma base para consulta de questões burocráticas do dia a dia na área da saúde. Isso é feito de forma muito mais ágil e objetivo com o uso de um health mobile app. 

Além disso, é possível acessar inúmeras pesquisas relevantes em saúde que estão acontecendo em vários lugares do mundo. O resultado é uma equipe muito mais preparada para os desafios da rotina médica. 

Dicas de aplicativos para o dia a dia na sua clínica médica

Figure 1

O app é um ambiente em que profissionais da saúde podem compartilhar experiências médicas que podem ser úteis em demais procedimentos. Dentro do aplicativo as informações são compartilhadas por médicos de 190 países.  

Dessa forma, o profissional pode contar com a experiência de outros médicos para auxiliar na busca por um diagnóstico mais preciso. 

CLINICALC

O CliniCalc é mais uma das opções de aplicativos médicos que podem auxiliar na resolução de casos clínicos. O aplicativo é uma calculadora médica que possui diversas funcionalidades. Como por exemplo, a possibilidade de realizar cálculo de déficit hídrico, verificação da taxa de produção de urinária, variação no sódio, dentre outras. 

Além disso, o aplicativo disponibiliza a escala de como de Glasgow. Tanto a clássico quanto a pediátrica, assim como o cálculo da área corporal. 

Caixa de Remédios

O aplicativo permite que o usuário tenha um maior controle de sua medicação, e consiga seguir a recomendação médica corretamente. Para isso o aplicativo vai criar alertas para lembrar o paciente dos horários corretos de ingerir os remédios. 

Leia também: Medicina do Futuro: 6 especialidades médicas para ficar de olho

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Conheça as normas regulamentadoras da saúde ocupacional

Conhecer as normas regulamentadoras da saúde ocupacional é importante para manter o ambiente de trabalho isento de problemas com os funcionários e adequado à legislação vigente. Para tanto, é essencial conhecer os subtópicos que se aplicam às clínicas de saúde, planejar a implementação das etapas a serem cumpridas e monitorar a efetividade por meio de […]
LEIA MAIS

3 benefícios da tecnologia para clínicas de saúde ocupacional

A saúde ocupacional é um ramo que encontra-se em constante crescimento. Por isso, com um mercado cada vez mais competitivo é fundamental que as empresas busquem meios de se destacar. É aí que a tecnologia aparece como principal aliada. Atualmente, existem diversas formas de utilizar a tecnologia nas organizações com o intuito de simplificar a […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *