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Atendimento na telemedicina: confira 6 dicas para otimizar a comunicação online

por Leandro Reis / Há 2 anos
Atendimento na telemedicina: confira 6 dicas para otimizar a comunicação online

Você sabe como funciona o atendimento na telemedicina? A prática tem sido cada vez mais comum em instituições de saúde que desejam modernizar seus serviços e proporcionar mais agilidade e qualidade na assistência médica.

Ao longo deste artigo vamos explicar detalhadamente como funciona o atendimento por telemedicina, além de apontar dicas de como otimizar a comunicação online. Continue lendo e fique por dentro.

Como funciona o atendimento na telemedicina?

Primeiramente, é necessário entender o conceito da telemedicina. De acordo com a nova resolução nº 1998/2020, a prática pode ser definida como:

“Modalidade de prestação de serviços de saúde a distância, por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, que envolve, entre outros, a transmissão segura de dados e informações de saúde, por meio de textos, de sons, imagens ou outras formas adequadas.”

Portanto, o atendimento na telemedicina pode ser realizado para diferentes finalidades, sendo elas:

1. Teleconsulta

Teleconsulta é a consulta médica realizada à distância, mediada pelo uso de tecnologias. Como ressaltado acima, ela deve ocorrer de acordo com as boas práticas médicas aqui mencionadas.

2. Teleconsultoria

A teleconsultoria ocorre quando há consultoria à distância entre médicos, gestores e demais profissionais da saúde. A finalidade aqui é a prestação de esclarecimentos a respeito de procedimentos administrativos e ações de saúde em geral.

3. Teleinterconsulta 

A teleinterconsulta acontece quando há troca de informações entre médicos com intuito de auxiliar na conclusão de um diagnóstico. Isto é, faz-se uso das tecnologias para troca de experiências entre profissionais, seja da mesma especialidade ou de outra distinta, e com isso torna a assistência ainda mais qualificada.

– Leia também: Médico na telemedicina: tire as principais dúvidas sobre sua atuação

4. Telediagnóstico

Ocorre quando a tecnologia é utilizada em prol do diagnóstico médico. O serviço mais comum de telediagnóstico é o serviço de laudos à distância, que é realizado por empresas terceirizadas.

5. Telecirurgia 

A telecirurgia ocorre quando um procedimento cirúrgico é realizado por um robô e manipulado por um médico à distância.

6. Televigilância ou telemonitoramento

No telemonitoramento são utilizados suportes tecnológicos para monitorar e acompanhar a evolução clínica dos pacientes. Isso pode ser feito através da avaliação clínica ou ainda por meio do envio de imagens, sinais e dados de equipamentos/dispositivos que ficam conectados aos pacientes.

7. Teletriagem 

É a prática de triagem realizada à distância. Isto é, uma modalidade remota de avaliação e direcionamento no atendimento médico.

Na teletriagem, o primeiro contato entre médico e paciente é feito através de recursos tecnológicos, como a internet ou telefone.

Dicas para otimizar a comunicação online

Abaixo listamos algumas práticas interessantes para você ser bem sucedido na implementação de um atendimento médico na telemedicina. Veja: 

1. Estabeleça uma metodologia

É importante que a clínica médica defina quando e como ocorrerá o uso de telemedicina. Quando será realizada a consulta à distância? Em quais situações é interessante realizar um telemonitoramento?

Por exemplo, é possível optar pela consulta online para a realização de uma triagem. Assim, o médico faz uma conversa inicial com o paciente e pode avaliar a necessidade de encaminhá-lo para uma avaliação presencial e/ou para realização de exames.

A instituição pode ainda adotar o método de realização de consultas presenciais no primeiro contato e seguir com o modelo online para acompanhar o progresso do paciente, enviar a renovação de prescrições, entre outros procedimentos de rotina.

2. Invista em infraestrutura

Para realizar atendimentos online, é importante que a unidade de saúde conte com bons equipamentos, como computadores, câmeras, microfones e uma boa internet para uma consulta de qualidade. 

3. Contrate um software de gestão

Um dos primeiros passos para investir em comunicação online em sua instituição deve ser a contratação de um sistema de gestão específico para o setor. Este recurso vai permitir a automatização de processos internos, facilitando o acesso, consulta e a troca de informações na clínica.

Um software médico completo disponibiliza uma série de funcionalidades para simplificar a rotina, como por exemplo:

4. Ofereça treinamentos para a equipe

Será indispensável treinar toda a equipe de médicos e demais profissionais da saúde para saber utilizar os sistemas online. Portanto, invista em novas capacitações para que todos aprendam a lidar com o novo modelo de trabalho.

Assim, é possível assegurar processos e atendimentos ainda mais eficientes e confortáveis para os pacientes. 

5. Foco em marketing digital

Investir em marketing digital é fundamental para ser bem sucedido em suas estratégias de comunicação online. Afinal, é dessa forma que você será capaz de atrair novos clientes, assim como manter os já existentes engajados.

Por isso, é interessante investir em práticas como criação de conteúdos frequentes para redes sociais, textos para blog, e-mail marketing, assim como direcionar o foco para mídia paga.

– Saiba mais em: Marketing na área da saúde: como se planejar e principais estratégias

6. Invista em laudos à distância

A emissão de laudos online é uma das práticas de telemedicina mais utilizada atualmente pelas instituições de saúde.

Neste caso, os exames são realizados na clínica e enviados para uma empresa terceirizada, como a Mais Laudo, que fica responsável pela elaboração do laudo médico.

Além de melhorar o cotidiano da clínica ao proporcionar a otimização das atividades dos profissionais de saúde, a clínica que contrata esse tipo de serviço assegura uma experiência de mais qualidade para o paciente.

Ao contratar os serviços da Mais Laudo, a equipe poderá oferecer atendimentos personalizados para os seus pacientes. Isso possibilita o aumento gradativo do reconhecimento da clínica no mercado.

Por isso, é muito importante aproveitar ao máximo os recursos e os benefícios que a telemedicina pode trazer para a sua unidade e especialmente para os seus pacientes.

– Leia também: Atendimento médico em casa: entenda como a telemedicina mudou o serviço

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