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Marketing na área da saúde: como se planejar e principais estratégias

por Mais Laudo / Há 5 anos
marketing na área da saúde

Gestores de clínicas e consultórios médicos precisam pensar seu negócio como um outro qualquer. Por exemplo, é muito importante o planejamento de estratégias para atrair novos pacientes, assim como para divulgar o seu empreendimento. E é exatamente isso que o marketing na área da saúde vai oferecer. 

Para isso, é importante que se crie estratégias de marketing muito assertivas, de modo que se mantenha a credibilidade e responsabilidade que é característica no setor da saúde. Mas afinal, por onde começar? Vamos apresentar algumas informações úteis, como: 

  • Importância do marketing na área da saúde 
  • Principais passos para definir sua estratégia
  • Quais ações do marketing digital podem ser colocadas em prática

Vamos lá? Continue a leitura e descubra como colocar em prática ações de marketing na área da saúde. Confira! 

Importância do marketing na área da saúde 

Podemos afirmar que o digital é uma grande parte da nossa rotina atualmente, concorda? É fonte de informação, entretenimento, meio de comunicação, enfim, é uma realidade presente na vida da grande maioria da população.

Por isso, ele aparece também como uma oportunidade poderosa de negócio. Ignorar sua relevância é um grande erro.

E quando falamos sobre o marketing na área da saúde podemos perceber que a internet acaba se tornando uma grande fonte de pesquisa sobre temas do setor. Logo, é importante inserir-se nesse meio e criar autoridade para com isso expandir o seu negócio. Dessa forma, sua clínica pode alcançar importantes resultados, como por exemplo:

  • Expansão do mercado
  • Otimização do atendimento
  • Fidelização dos clientes
  • Tornar-se referência na especialidade
  • Analisar e calcular o ROI

Principais passos para definir sua estratégia de marketing na área da saúde

Antes de se inserir no digital, é muito importante que haja um planejamento muito bem estruturado da sua estratégia. Principalmente pois quando falamos de marketing na área da saúde estamos tratando de assuntos muito delicados, que devem ser disseminados com muita responsabilidade. 

O seu primeiro passo deve ser a definição da sua persona. Toda a estratégia de marketing digital da sua clínica ou consultório deverá girar em torno dessa figura. 

A ideia é entender com quem você lida no dia a dia, descobrir qual é a melhor forma de se comunicar com ela. Após essa definição, será possível criar conteúdos muito mais assertivos e específicos.

Outro ponto importante é a definição dos canais que você vai atuar. Essa decisão vai muito de encontro com a sua persona também. Afinal, sua clínica deve estar inserida em canais em que será capaz de dialogar de forma eficiente com seus potenciais pacientes. 

São inúmeras as possibilidades, temos as redes sociais como o principal delas, mas também há outros meios como o e-mail marketing, a mídia online paga, dentre outros. 

Estratégias de marketing na área da saúde 

Depois de planejar sua estratégia de marketing na área da saúde chegou a hora de colocar a mão na massa. Fizemos uma lista com algumas das principais ações que podem ser propostas para atrair novos pacientes. Confira! 

Presença nas redes sociais

Uma das melhores formas de se comunicar com o público atualmente é através das redes sociais. Estar presente em redes como Facebook e Instagram, por exemplo, é uma forma de se comunicar diretamente com o seu público. 

Afinal, quem não tem uma conta em algumas dessas redes hoje em dia, não é mesmo? Logo, sua clínica precisa se adequar à nova forma de consumir conteúdo do público atual, aos seus novos hábitos. 

Entretanto, é fundamental que se tenha muito cuidado na produção de conteúdo. As informações publicadas nessas redes precisam ser muito bem embasadas, afinal na saúde os temas são muito delicados e todo cuidado extra é válido.  

Dê dicas úteis para os pacientes, produza um conteúdo relevante que farão com que os pacientes tenham mais confiança no trabalho do profissional antes de entrar em um consultório. 

Uma boa estratégia de marketing na área da saúde é aproveitar as datas e campanhas importantes do setor para disseminar informações. Campanhas como o Outubro Rosa, por exemplo, são excelentes formas de alertar o público e transmitir os conteúdos que tenham relação com a sua especialidade. 

Leia também: Instagram para médicos e clínicas: dicas para se destacar na rede social

Marketing médico: quais os limites para divulgar sua clínica

Marketing de conteúdo 

Uma das práticas que mais vem dando certo dentro do marketing na área da saúde é o Marketing de Conteúdo. A estratégia consiste na criação de conteúdos de valor que vão atender às dúvidas e dores dos consumidores. 

É importante que a sua instituição esteja preparada para responder a essas questões e anseios de forma pontual, e com isso seja capaz de transmitir uma autoridade no assunto. 

Estratégias de SEO

Na hora de produzir os conteúdos, fique atento às estratégias de SEO para melhorar seu ranqueamento no Google. Ou seja, para estar entre os primeiros colocados da página no momento em que o público realizar a pesquisa sobre o assunto. 

E como alcançar esse feito? Para isso você precisa seguir algumas recomendações durante a produção dos textos, como por exemplo: 

  • Defina palavras chaves estratégicas relacionadas à sua especialidade que poderiam ser buscadas no Google.
  • A sua palavra chave deve estar no título do texto, em alguns subtítulos e também aparecer de forma constante ao longo do conteúdo.
  • Não escreva frases muito longas, o recomendado é até 20 palavras por sentença. O mesmo se aplica ao parágrafo, recomenda-se que sejam de no máximo 4 a 5 linhas. 
  • Se possível faça links deste texto com outros conteúdos produzidos em seu site que poderiam ser relevantes para o público. Faça o mesmo com publicações de outros sites que possuam autoridade no assunto. 

E-mail marketing 

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing na área da saúde mais utilizadas. Principalmente quando o objetivo é relacionamento. Afinal, este é um canal extremamente pessoal, logo, ele é muito indicado para a fidelização de pacientes.

Além disso é uma estratégia de baixo custo se comparada a demais meios como a mídia paga, por exemplo. O canal pode ser utilizada para educar e manter relacionamento com seus pacientes, assim como para confirmar consultar, por exemplo. 

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