fbpx

Orientação médica online: entenda o que é e como funciona esse serviço

por eDialog / Há 1 semana
orientação médica online

A orientação médica feita de forma remota é uma modalidade cada vez mais comum em instituições de saúde. Ela serve para direcionar o atendimento médico, proporcionando mais agilidade e qualidade para o tratamento.

Neste artigo focaremos nas particularidades da orientação médica à distância. Ate o final do artigo você terá acesso as seguintes informações:

  • O que é orientação médica? 
  • Qual a diferença da orientação médica à distância para a teleconsulta?
  • Como aplicar a modalidade de orientação online
  • Orientação médica na Mais Laudo

Continue a leitura e fique por dentro!

O que é orientação médica? 

É uma modalidade do serviço médico para esclarecer as dúvidas de pacientes, sendo que isso acontece através de tecnologias como o telefone e a internet ou ainda de forma presencial.

Seu intuito é proporcionar informações importantes para os pacientes, logo podem servir para: 

  • direcioná-los para atendimento em uma especialidade específica; 
  • esclarecer dúvidas sobre um tratamento;
  • direcionamentos sobre uso de medicamentos. 

Em outras palavras, pode-se dizer que esse é um atendimento mais “informal”, que serve para dar um direcionamento específico antes, durante ou depois do início do tratamento.

1 . Orientação médica online

Basicamente é a orientação médica dada por meio de meios digitais. Nesse caso, deve-se utilizar uma central online para realização do atendimento ou ainda optar pela realização da orientação através de aplicativos de mensagem e/ou videochamada, como o WhatsApp e o Google Meet, por exemplo.

2. Orientação médica por telefone

Aqui o atendimento acontece por meio de telefone e geralmente ela é mais aplicada em pacientes que estão em tratamento. Nesse caso os pacientes ligam para os profissionais para esclarecer dúvidas sobre dosagem de medicamentos, queixas sobre sintomas específicos etc.

Muitos convênios médicos oferecem essa modalidade de orientação. Eles criam centrais de atendimento com profissionais especializados de prontidão que podem responder as principais dúvidas de saúde dos pacientes.

Qual a diferença da orientação médica à distância para a teleconsulta?

A grande diferença entre a teleconsulta e a orientação médica à distância está no nível de aprofundamento do atendimento.

No caso da teleconsulta, ela serve como uma avaliação médica mesmo, muito similar ao atendimento presencial. Inclusive, ela permite a proposição de uma hipótese diagnóstica, além de solicitação de exames complementares.

Já com a orientação online, essa troca é um pouco mais superficial, uma vez que ela serve para responder questões básicas relacionadas à saúde.

A teleconsulta acontece, necessariamente, por meio de uma plataforma de telemedicina, que deve seguir as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

– Leia também: Consultório online: o que é, benefícios e como implementá-lo

Como aplicar a modalidade de orientação online

Separamos abaixo duas dicas que podem ser úteis para que sua clínica consiga fornecer a orientação médica através dos meios digitais. Veja!

1. Ofereça um treinamento de qualidade para a equipe

Será indispensável treinar toda a equipe de médicos e demais profissionais da saúde para saber utilizar os sistemas. Portanto, invista em novas capacitações para que todos aprendam a lidar com o novo modelo de trabalho.

Assim, é possível assegurar processos e atendimentos ainda mais eficientes e confortáveis para os pacientes.

2. Invista em um site eficiente

Com todos os processos digitalizados, será necessária a contratação de um site que atenda às necessidades da revolução digital dos serviços.

Caso você já possua, veja o que será necessário aprimorar para que a experiência do usuário seja a melhor possível. Ofereça novos recursos e assegure que procedimentos como agendamentos online, consulta de receitas e resultados de exames, por exemplo, possam ser feitos de maneira prática e intuitiva.

– Leia também: Site médico: boas práticas para um site médico de sucesso

Veja como a Mais Laudo pode te ajudar! 

Além de utilizar a modalidade de orientação médica online, sua instituição médica pode ainda buscar outras formas de investir em serviços híbridos, como os laudos à distância, por exemplo.

Neste caso, os exames são realizados na clínica e enviados para uma empresa terceirizada, como a Mais Laudo, que fica responsável pela elaboração do laudo médico.

Além de melhorar o cotidiano da clínica ao proporcionar a otimização das atividades do médico, o consultório que contrata esse tipo de serviço assegura uma experiência de mais qualidade para o paciente. 

Ao contratar os serviços da Mais Laudo, a equipe poderá oferecer atendimentos personalizados para os seus pacientes. Isso possibilita o aumento gradativo do reconhecimento da clínica no mercado.

Por isso, é muito importante aproveitar ao máximo os recursos e os benefícios que a telemedicina pode trazer para a sua unidade e especialmente para os seus pacientes.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Agenda médica online: conheça como funciona e suas vantagens

Muitas pessoas não gostam de realizar agendamentos médicos por meio do telefone e, por isso, grande número dos pacientes demoram a ligar para as clínicas para marcar ou desmarcar os seus horários. Com isso, foi criado a agenda médica online para solucionar esse problema. Essa plataforma é uma grande auxiliadora para os médicos e dentistas, pois promove […]
LEIA MAIS

Entenda como funcionam os laudos online

A emissão de laudos online é uma estratégia inovadora que tem melhorado os serviços de saúde no aspecto assistencial e gerencial. Por meio da implantação dessa ferramenta, o gestor garante laudos mais detalhados em menor tempo. Além disso, para se adequar a essa tecnologia, não são necessárias mudanças significativas nas rotinas existentes. Em geral, os ajustes acontecem apenas nos horários […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.