Raio x digital: quais são os benefícios da prática para clínicas médicas?
O uso da tecnologia incorporada à medicina é uma prática cada vez mais comuns nas clínicas médicas. Dentre as inúmeras práticas inovadoras, uma delas têm ganhado destaque no setor em todo o mundo: a emissão de raio x digital.
Cada vez mais popular em instituições de saúde, a radiografia digital traz inúmeros benefícios para a gestão hospitalar. Como por exemplo, a agilidade no atendimento, a melhoria na qualidade dos exames, assim como a redução de custos gerenciais.
Mas, você sabe exatamente como funciona o raio x digital? E quais são os motivos que fazem com que ele se torne uma vantagem competitiva para clínicas médicas? É o que vamos apresentar no texto a seguir.
Continue a leitura e confira em detalhes:
- Diferenças entre o raio x digital e convencional
- Como funciona o raio x digital?
- Como a clínica deve se adequar para fornecer exames com rx digital?
- Os benefícios da utilização do raio x digital
- Vantagens de investir em telemedicina
Diferenças entre o raio x digital e convencional
Os princípios são os mesmos no raio x digital e tradicional. A grande diferença está no modo como os raios que atravessam a matéria são capturados e processados para que se tenha acesso à imagem.
Na radiografia convencional essa emissão é feita através de placas de filme que deverá passar por uma revelação para ter acesso à imagem. Enquanto isso, no raio x digital não há necessidade de utilização de filme ou revelação.
Podemos comparar o raio x digital e o analógico com as fotografias comuns. Antigamente as máquinas fotográficas funcionavam através do uso de filmes, que precisavam ser revelados para gerar acesso às imagens registradas.
O mesmo processo acontece com a radiografia tradicional. E, assim como aconteceu na fotografia, a era do digital veio para simplificar e agilizar essa dinâmica.
Como funciona o raio x digital?
Como dissemos anteriormente, durante a radiologia digital não há necessidade de utilização de placas de filme, nem de sua revelação.
O exame é processado através de uma placa de circuitos sensíveis à radiação, que irão gerar uma imagem digital que será então enviada para um computador em forma de sinais elétricos.
Imagem esta que será armazenada em arquivos digitais, podendo ser facilmente compartilhada com o paciente, assim como para outros especialistas.
Além disso, também há a opção de imprimir o exame sem perda alguma da qualidade do documento original.
Existem dois tipos distintos de raio x digital. Conheça quais são:
- Rx digital direto: o processo é realizado sem a necessidade de intervenção humana. Ou seja, durante a elaboração do exame a chapa enviará automaticamente as imagens para o computador.
- Rx digital indireto: os raios x são capturados por uma placa de fósforo, que deve ser escaneada para que então a imagem seja enviada para o computador.
Como a clínica deve se adequar para fornecer exames com rx digital?
Clínicas e consultórios médicos precisam adequar suas estruturas antes de oferecer o exame de raio x digital. Além disso, também é importante preparar a equipe médica para essa nova função. Ou seja, eles devem passar por treinamentos para que possam operar o novo sistema com maior assertividade e eficiência.
Outro passo importante para essa implementação é a contratação de softwares de comunicação e arquivamento de imagens, conhecidos como PACS, assim como um Radiology Information System (RIS), para que os profissionais consigam visualizar de forma simplificada os resultados dos exames.
Dessa forma, a sua instituição obtém um fluxo de trabalho mais orgânico e otimizado, onde diversos os profissionais envolvidos no tratamento possam acessar os resultados a qualquer momento, onde quer que estejam.
– Leia também: Sala de raio x: planejamento para montar um serviço de radiologia
Os benefícios da utilização do raio x digital
1. Maior qualidade
As imagens digitais possuem maior qualidade, há maior nitidez, contraste e diferenciação mais evidente de contraste. Dessa forma, otimiza-se a visualização do exame, deixando-o bem mais preciso.
Existe também a possibilidade de manipulação nas imagens dos exames para que se consiga uma melhor visualização. Como por exemplo, aumentar ou diminuir o contraste, pode-se remover alguma estrutura, enfim, diversas opções com o intuito de otimizar a visão da lesão.
2. Resultado mais ágil
O resultado da imagem é bem mais ágil com o raio x digital. Logo, a análise do quadro do paciente é mais imediata, o que beneficia o tratamento e recuperação do mesmo.
Além disso, as imagens podem ser acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar. Para isso, basta que o profissional tenha uma conexão à internet e acesso ao software onde está armazenado os arquivos em imagem do exame.
3. Mais seguro para o paciente
Quando realizado o exame de raio x digital, o paciente é exposto à níveis menores de radiação, o que representa uma maior segurança tanto para o paciente, quanto para o médico.
4. Menos prejudicial ao meio ambiente
Na elaboração do exame de rx convencional faz-se o uso de filmes que contém produtos químicos tóxicos, que são prejudiciais ao meio ambiente.
O uso deste material não é necessário durante o raio x digital, tornando-o, portanto, uma solução mais ecologicamente correta.
5. Redução de custos
Não há necessidade de contar com um especialista in loco para realizar a avaliação dos exames, o que pode gerar uma economia considerável para sua clínica. O exame de raio x digital pode ser facilmente compartilhado com profissionais que estejam em outros locais que podem realizar essa avaliação com a mesma confiabilidade.
– Leia também: 3 dicas eficientes de como reduzir custos na área da saúde
6. Integração com outros sistemas
O raio x digital também pode ser integrado com outras ferramentas que objetivam a otimização da gestão hospitalar. Como a emissão de laudos à distância, por exemplo.
Uma vez que a imagem do exame é processada, ela pode ser automaticamente enviada para uma plataforma de emissão de laudos à distância. Esta empresa terceirizada, por sua vez, irá repassar o exame para o especialista da área, que será responsável pela elaboração do laudo médico.
Vantagens de investir em telemedicina
Assim como o rx digital veio para otimizar a rotina médica, os recursos de telemedicina também promovem maior agilidade no atendimento médico. Práticas como os laudos online estão ganhando cada vez mais relevância na área de saúde ao oferecer uma série de benefícios para a rotina hospitalar. Destacamos alguns deles abaixo:
- Mais qualidade nos laudos médicos: acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda;
- Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia através de integrações com os aparelhos;
- Agilidade na entrega dos resultados: Liberação de laudos de radiologia em até 12h. Em casos de urgência o resultado pode ser liberado em menos de uma hora;
- Escalabilidade: o prazo de entrega dos laudos na Mais Laudo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio;
- Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho;
- Redução de custos: elimina-se a necessidade de contar com uma equipe médica de diversas especialidades para atender à demanda de exames produzidos.
A Mais Laudo oferece o serviço de laudos à distância, que serão entregues em até 12 horas. Além disso, contamos com uma equipe de profissionais especializados que vão garantir a segurança dos exames. Faça um teste gratuito e confira você mesmo as funcionalidades da plataforma!
– Leia também: Laudo de Raio X a distância: como funciona e seus benefícios
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg