fbpx

Laudo de Raio-X a distância: como funciona e seus benefícios

por eDialog / Há 8 meses
laudo de raio-x

No campo da radiologia, a transformação digital tem causado um impacto significativo, trazendo uma série de benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. Neste artigo, vamos discutir como a imagem digital e o laudo de raio-x a distância têm revolucionado a forma como os radiologistas trabalham.

Continue a leitura e fique por dentro do assunto. 

Como funciona a emissão de laudo de raio-x a distância?

Com a radiologia digital não há necessidade de utilização de placas de filme, nem de sua revelação.

O exame é processado através de uma placa de circuitos sensíveis à radiação, que irão gerar uma imagem digital que será então enviada para um computador em forma de sinais elétricos.

Esta imagem será armazenada em arquivos digitais, podendo ser facilmente compartilhada com o paciente, assim como com os especialistas. Também há a opção de imprimir o exame sem perda alguma da qualidade do documento original.

Além disso, os laudos a distância na radiologia são assinados por especialistas da área, de modo a garantir a segurança do procedimento. 

Os exames ficam armazenados em uma plataforma online e seguem todas as recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa área – Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina.

Leia também: 7 indicadores de desempenho essenciais para clínicas e consultórios

Principais benefícios do laudo de radiologia a distância

A radiologia é um vasto campo da medicina, sendo uma das principais frentes de clínicas e hospitais. Por isso, sua demanda diária é significativa, o que pode dificultar a entrega de laudos médicos em tempo hábil. 

Portanto, a opção de emitir laudo à distância na radiologia surge como um facilitador nesse sentido. Na Mais Laudo, oferecemos o serviço para diversos exames, como por exemplo:

Fizemos uma lista com os principais benefícios de contratar o serviço de emissão de laudo de raio-x a distância. Confira! 

Mais qualidade nos laudos

Como dissemos anteriormente, a demanda de exames de diagnóstico por imagem de uma clínica médica é, geralmente, muito alta. Portanto, pode ser difícil para a instituição atender com a qualidade necessária todos os pedidos. 

Em casos onde a equipe encontra-se sobrecarregada é comum que erros aconteçam. Porém, esses erros podem ser muito graves quando estamos lidando com a área da saúde.

Por isso, emitir laudos à distância na radiologia aparece como a grande solução. Dessa forma, sua clínica tem a segurança da elaboração de laudos de qualidade, que são elaborados por médicos especialistas no segmento.

Aumento da produtividade

A sobrecarga é um inimigo perigoso na área da saúde. Por isso, é fundamental encontrar meios que objetivem a simplificação do dia a dia e otimização da produtividade da equipe.

Ao começar a emitir laudo de raio-x à distância, sua equipe terá mais tempo para focar em etapas mais estratégicas do tratamento do paciente, assim como receber novos casos.

Mais agilidade na entrega dos resultados

Os resultados do laudo online na radiologia são mais ágeis se comparados ao método tradicional. Essa agilidade permite a intervenção precoce da estratégia cirúrgica e medicamentosa definida pelo médico. Podendo, portanto, melhorar o prognóstico do paciente.

Possibilidade de armazenar e acessar dados de imagem de forma mais eficiente

A telemedicina pode permitir que os dados de imagem sejam acessados de forma mais eficiente por médicos em diferentes locais, ajudando a garantir que os dados estejam seguros e acessíveis a longo prazo.

Entenda o que é RIS e quais são as suas vantagens na radiologia

Principais diferenças entre o laudo de raio-x emitido a distância e o tradicional

O laudo de raio-x emitido a distância, também conhecido como telerradiologia, traz uma série de diferenças práticas em relação ao método tradicional.

Primeiramente, a telerradiologia permite que o radiologista faça o laudo de raio-x a partir de qualquer lugar, contanto que tenha acesso a uma conexão de internet de qualidade. Como já mencionado, isso traz um nível de conveniência e flexibilidade que não é possível com a radiologia tradicional.

Além disso, o laudo de raio-x a distância permite uma segunda opinião mais fácil e rápida. Se o radiologista tiver dúvidas sobre uma imagem, ele pode compartilhá-la rapidamente com um colega para uma segunda opinião. Isso pode melhorar a qualidade dos diagnósticos e proporcionar melhores resultados para os pacientes.

A telerradiologia também pode melhorar a disponibilidade de serviços da área. Em áreas rurais ou remotas, por exemplo, onde pode haver escassez de radiologistas, o laudo de raio-x a distância pode permitir que os pacientes tenham acesso a um diagnóstico de qualidade sem precisar viajar para áreas urbanas.

Conte com a Mais Laudo para emitir seu laudo de raio-x a distância

A Mais Laudo oferece mais comodidade, tranquilidade e precisão no dia a dia de hospitais e instituições de saúde em geral.

Oferecemos a melhor infraestrutura de serviços de hospedagem, alta disponibilidade de armazenamento de laudos e backup contínuo. Além disso, os laudos possuem uma chave de segurança única, impossibilitando violações e ainda são enviados, em sua grande maioria, no prazo máximo de 12 horas úteis, após o cadastro do exame de imagem em nosso sistema.

Banner para teste grátis na Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *