fbpx

A importância da segurança da informação em clínicas médicas

por maislaudo / Há 6 anos

O ambiente da saúde lida diariamente com as informações mais importantes que uma pessoa possui, que são as do bem-estar próprio. Com tanta responsabilidade, é de suma importância investir em formas de manter esses dados seguros, mais ainda com a popularização da disponibilização dos prontuários pela Internet. A segurança da informação em clínicas médicas é um tópico que deve ser discutido intensamente entre os responsáveis pelo negócio.

Quais os principais motivos para investir em segurança de dados?

Ao manter os documentos digitalizados, a possibilidade de perda, desgaste temporal ou roubo de documentos físicos é eliminada. Não é somente a segurança digital que deve ser considerada, já que boa parte de prejuízos com informações pode surgir do ambiente real.

Um ambiente virtual também permite restringir os dados e selecionar qual perfil de funcionário pode acessar determinadas informações. Com isso, o controle de processos e autorizações é muito mais eficiente.

Possuir um ambiente digital seguro também traz mais conforto para os médicos e pacientes, pois uma plataforma com acessos por autenticação e facilitação da comunicação entre as partes aumenta a produtividade diária. Todos esses motivos também oferecem uma melhora na imagem da clínica perante seus pacientes.

Quais as consequências do vazamento de dados?

Com a resolução n° 1997/2012 atuando para garantir o sigilo de prontuários médicos, existem duas consequências maiores que atingem uma clínica quando há vazamento de informações: a legal e a de imagem.

Um paciente, ou seus familiares no caso de um falecido, podem se sentir lesados com a difusão de sua intimidade. Existem cenários, como uso de entorpecentes ou DSTs, por exemplo, que causam sentimento de constrangimento aos que se encontram na situação. Quem tem essa confidencialidade violada, pode se sentir no direito de entrar com um processo legal contra a clínica por não manter sua vida resguardada.

Além de sofrer com problemas jurídicos, a clínica passará a ser enxergada com desconfiança, pois ninguém pretende fazer seus exames em um lugar em que não há sigilo. Os danos à imagem podem ser até mesmo irreparáveis.

Como garantir a segurança da informação em clínicas?

Buscar fornecedores com reconhecimento no mercado é o passo mais importante para se garantir a segurança da informação em clínicas. Não se pode pensar apenas em economizar nessa hora, existem serviços para empresas de todos os portes, então não há exclusão quando se busca investir em tecnologia.

Autenticações com login e senha, ou até mesmo em dois passos, com tokens enviados para o smartphone da pessoa, por exemplo, são formas de garantir mais segurança ao sistema. A gestão de autorizações baseada em perfis também deve ser feita de maneira muito atenta e até mesmo auditada entre períodos.

As atualizações de segurança e do firewall dos computadores e redes que acessam as informações são extremamente importantes, então uma equipe de TI qualificada deve estar sempre vigilante a essa questão.

Diversas formas de investir na segurança da informação em clínicas médicas estão presentes no mercado da saúde, então, cada gestão deve estar atenta a suas próprias características e em seus planos de evolução, para escolher a melhor alternativa de forma precisa e aumentar sua produtividade e sua carteira de clientes.

Gostou de entender mais sobre como manter seus dados seguros? Então não deixe de entrar em contato conosco, pois estamos aqui para tirar todas suas dúvidas e ficaremos felizes em ajudar você!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

5 dicas para a avaliar a satisfação do paciente em clínicas médicas

A satisfação do paciente é algo almejado por todo gestor, pois reflete a qualidade dos serviços prestados e promove a fidelização dos pacientes, de forma a garantir produtividade das atividades clínicas. Sendo assim, é preciso monitorar o nível de percepção positiva do paciente, sem alterar os direitos dos indivíduos, para propor mudanças necessárias e aprimorar as […]
LEIA MAIS

Técnica Doppler: saiba a importância deste exame

A Técnica Doppler é uma das modalidades da ultrassonografia, realizada para observar como o sangue flui pela rede vascular e pelas cavidades do coração. O procedimento pode ser feito em qualquer porção circulatória do corpo. Ele auxilia no diagnóstico e na avaliação de doenças cardiovasculares, bem como no monitoramento da saúde materno-fetal, durante a gestação. […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *