fbpx

3 dicas eficientes de como reduzir custos na área da saúde

por maislaudo / Há 6 meses
reduzir custos na área da saúde

Para uma boa administração de uma instituição de saúde é importante que se pense no negócio enquanto uma empresa como outra qualquer. Afinal, é o que ela é de fato. Por isso, ela vai passar por situações administrativas comuns a qualquer outro negócio em termos financeiros, jurídicos e afins. E um dos principais objetivos comuns é a busca por otimização de processos e redução de custos. Mas você sabe como reduzir custos na área da saúde de forma assertiva?

O objetivo deve ser a constante busca pela otimização, ou seja, buscar meios de fazer mais e melhor de forma simplificada, eficiente. Essa otimização pode, portanto, refletir no faturamento do negócio, reduzindo custos e maximizando os lucros.  

Porém, deve-se propor medidas muito bem planejadas, buscando sempre a priorização e manutenção da qualidade no atendimento ao paciente.

Por isso, vamos ajudá-los com algumas dicas estratégicas de ações que podem ser propostas para reduzir custos na área da saúde. Continue a leitura e descubra!

1. Faça uma análise detalhada dos processos da empresa

É comum que na correria do dia a dia as empresas se prendam a certas burocracias e procedimentos desnecessários. Por isso, antes de reduzir custos na área da saúde é fundamental que o gestor busque entender quais processos podem, de alguma forma, estar prejudicando a otimização do negócio.

É preciso que a empresa entenda a gestão de sua instituição de forma unificada, ou seja, entender as particularidades e necessidades de todos os setores. Somente assim será possível propor qualquer redução de custos de forma assertiva e com um embasamento para tal.

Uma dica para entender melhor a gestão de saúde como um todo é envolver também os funcionários nesse processo de análise. Afinal, são eles que vivenciam a rotina da instituição, que lidam diretamente com os processos. Portanto, eles poderão ter uma melhor precisão para indicar quais etapas podem ser otimizados e quais custos podem ser reduzidos.

2. Organize as finanças da instituição

Essa etapa é fundamental pois ao organizar as finanças do seu negócio você pode se basear nos indicadores ali presentes para propor ações para redução de custos.

Por exemplo, uma empresa que possui um fluxo de caixa estruturado, consegue fazer um acompanhamento financeiro muito mais eficiente. Dessa forma, é possível analisar a evolução dos gastos, cortar eventuais exageros, enfim, propor ações pontuais para evitar desperdícios.

Nossa dica para organizar melhor as finanças do seu negócio é categorizar os gastos. É importante que o gestor entenda para onde está indo o dinheiro da instituição, assim como avaliar também de onde vem as principais entradas.

A partir dessa organização o gestor pode fazer uma análise do histórico financeiro. Observe se há gastos que podem ser cortados ou reduzidos.

Avalie também os contratos com seus fornecedores e procure negociar possíveis descontos, ou pacotes de fidelidade. Além disso, você pode realizar também uma pesquisa para analisar outras empresas que podem oferecer um melhor custo benefício para os eu negócio.

3. Invista na tecnologia para reduzir custos na área da saúde

A tecnologia aparece cada vez mais como grande aliada das empresas na busca pela otimização de processos internos. Por isso, é fundamental que os gestores conheçam as ferramentas que podem ajudar a simplificar a rotina na empresa, integrar processos, evitar desperdício de tempo, aumentar a produtividade da equipe e inclusive reduzir custos.

Atualmente existem inúmeros softwares e programas online que podem auxiliar na administração de instituições da saúde. Como por exemplo, programas para ajudar no controle de fluxo de caixa, controle de estoque e até mesmo na marcação de consulta de pacientes.

Emissão de laudos a distância

Outro benefício que a tecnologia trouxe para a área da saúde é a possibilidade de emissão de laudos a distância. Uma das principais dificuldades das clínicas médicas é atender a alta demanda de exames que chegam diariamente, o que prejudica na agilidade no retorno ao paciente.

Ao invés de manter um corpo clínico, o que necessitaria de um investimento alto, a instituição pode investir na emissão de laudos a distância.

A Mais Laudo Telemedicina é uma das empresas que oferece esse serviço. Somos formados por uma equipe médica experiente e garantimos a excelência durante todo o processo. E o melhor, você paga apenas pelo laudo emitido, o que ajuda a reduzir  reduzir custos na área da saúde.

Seus arquivos de exames são ilimitados e ficam armazenados para sempre. Além disso, o atendimento ao paciente fica muito mais preciso, uma vez que os laudos são emitidos em até 24 horas.

Ficou interessado? Experimente o nosso teste grátis agora mesmo e comprove a confiabilidade e agilidade dos laudos a distância. Clique aqui e garanta até 3 laudos grátis!

Leia também: Redução de custos de uma clínica: não cometa estes 5 erros comuns

Saiba como fazer o fluxo de caixa de sua clínica médica

Contenção de despesas: reduza ou elimine custos de sua clínica

5 dicas para aumentar o lucro de uma clínica médica

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Conheça as normas regulamentadoras da saúde ocupacional

Conhecer as normas regulamentadoras da saúde ocupacional é importante para manter o ambiente de trabalho isento de problemas com os funcionários e adequado à legislação vigente. Para tanto, é essencial conhecer os subtópicos que se aplicam às clínicas de saúde, planejar a implementação das etapas a serem cumpridas e monitorar a efetividade por meio de […]
LEIA MAIS

Mercado de saúde: confira 4 tendências em 2017

Grande parte das tendências no mercado de saúde para 2017 tem a ver com a tecnologia.Serviços como a telemedicina – ou a capacidade de atendimento em qualquer localidade – vieram para ficar em consultórios médicos e hospitais. Outras mudanças, como a desospitalização (movimento que incentiva tempo de internação menor oferecendo suporte para continuidade do tratamento […]
LEIA MAIS