fbpx

Sala de raio x: planejamento para montar um serviço de radiologia

por maislaudo / Há 5 anos
como montar uma sala de raio x

O serviço de radiologia possui uma das maiores demandas das instituições de saúde. É exatamente por esses motivo que vem crescendo o número de serviços de imagens privadas, com o intuito de suprir a demanda que não é atingida pelo poder público. Mas, você sabe como montar uma sala de raio x?

É importante que sua clínica faça um planejamento adequado da sala de raio x, de modo a atender às exigências estruturais e de segurança no ambiente. Continue a leitura e confira algumas dicas que preparamos para otimização do processo de montagem de salas de radiologia.

 

Pesquisa de mercado

Faça uma pesquisa sobre a demanda do mercado local, busque saber nas cidades vizinhas se a sua solução poderia atendê-los.

Para um bom funcionamento de uma sala de raio x alguns aspectos devem ser seguidos, como por exemplo compreender se há um fluxo constante de pacientes na região. Procure convênios e parcerias, o investimento inicial não é muito baixo, então garanta que você terá retorno antes de tudo.

Busque informações na vigilância sanitária

Procure a vigilância sanitária municipal para se informar sobre os procedimentos que devem ser seguidos em seu estado para montar uma sala de raio x.

Existem regulamentações federais a respeito da montagem de um serviço de radiologia. Porém, alguns estados possuem determinadas especificidades que podem modificar alguma etapa deste planejamento. Por isso, vá até o órgão responsável e certifique-se de seguir o procedimento correto.

Busque ajuda profissional

Busque um profissional da área de engenharia/arquitetura para realização do projeto arquitetônico da sua sala de raio x.

Um bom projeto irá evitar que alterações futuras tenham que ser feitas. Isso acontece pois, para que o projeto seja aprovado ele deve seguir normas específicas de saúde.

É a norma federal PORTARIA 453, de 01 de junho de 1998 e a Resolução RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. Logo, o profissional deverá seguir as resoluções federais para a montagem do projeto.

Caso não seja seguido todas as normas estipuladas o projeto voltará para adequação, e isso atrasará os inícios das obras e do serviço.

Obs: Em alguns estados clínicas de raio-x, que trabalham com radiologia I, (exames simples não contrastados) não é necessário ter um médico radiologista como responsável técnico. Porém, deve-se ter um médico responsável técnico pela clínica. Essa informação pode ser colhida junto a vigilância sanitária.

Escolha dos equipamentos da sala de raio x

Depois de aprovado junto aos órgãos competentes, é hora de adquirir os equipamentos necessários para a sua sala de raio x.

Muito cuidado nesse momento, nossa dica é que você siga o seu estudo de mercado para nortear essa compra. Não adianta um investimento muito alto se o retorno for lento ou os exames de raios x sejam só para composição do quadro de exames.

Atualmente existem no mercado empresas especializadas em equipamentos usados, que possuem um custo menor e conseguem atender bem a demanda.

Já para os equipamentos novos existe a possibilidade da realização de um financiamento, o que é interessante para quem não tem um grande capital para investimento inicial.

Importante!

Não se esqueça, não é só o aparelho de raio x que você deverá adquirir. Tem ainda a parte da revelação, essa pode ser digital (CR ou DR + Dry (impressora) custo mais elevado, temos também a opção analógica (processadora), mais barata, porém ela requer mais atenção ao projeto).

Será preciso também equipamentos de segurança para operação, dentro da RDC 050 é possível identificar todo o material que será preciso para a elaboração de uma sala de raio x segura.

Contratação da mão de obra

Chegou a hora de contratar a mão de obra, uma das etapas mais importantes para o planejamento da sua sala de raio x.

Técnicos ou tecnólogos podem realizar exames de raios x, esses por sua vez precisam estar inscritos em seus conselhos de classe com matrícula ativa.  É importante que você busque por profissionais capacitados, afinal serão eles os responsáveis pela realização dos procedimentos na sua clínica.

É fundamental também que seja propiciado um ambiente adequado para o pleno exercício da função, o que envolve um bom funcionamento dos equipamentos, assim como a criação de uma cultura organizacional adequada.

Invista em comunicação

Invista em divulgação para a sua sala de raio x, afinal, é importante as pessoas saibam que você oferece esse serviço. Rádios, mídias sociais, panfletagem tudo é válido para divulgação da sua marca e dos seus serviços.

Dessa forma, as pessoas irão encontrar a sua clínica e recorrer aos seus serviços de radiologia na hora que precisarem.

Ofereça laudos ágeis e de qualidade

É importante que sua clínica tenha um diferencial, para que ela possa se destacar em meio a concorrência. Uma excelente forma de se alcançar esse destaque é através dos serviços de laudos a distância.

Essa é a dica de ouro deste artigo, pois ao oferecer serviços agregados aos seus exames, ou seja, um laudo ágil e de boa qualidade, você agrega muito na busca de um diagnóstico preciso. E não existe melhor forma de divulgação e fidelização de clientes do que um bom atendimento.

A Mais Laudo oferece o serviço de laudos online e pode ajudá-lo a iniciar com tudo os trabalhos na sua sala de raio-x. E aí, ainda ficou com alguma dúvida para a montagem da sua sala de radiologia? Entre em contato com nossa equipe que vamos ajudá-lo nesse processo!

Clique aqui e nos envie suas dúvidas.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Saiba como funciona e para que serve a radiologia

A radiografia — também conhecida como raio-x — é um exame realizado quando há suspeitas de fratura, para diagnosticar algumas doenças dos órgãos ou para detectar problemas nas articulações. A tecnologia atual em radiologia conta com exames de alta precisão, com imagens que podem ser visualizadas tridimensionalmente. Neste post selecionamos algumas informações sobre como a […]
LEIA MAIS

4 passos para o planejamento estratégico da clínica

Dentro da universidade os futuros profissionais de saúde não recebem muita instrução de como ser um empresário, de como gerir os recursos, de como fazer um ambiente ser eficiente. Isso pode oferecer uma dificuldade a mais para aqueles que desejam abrir a sua própria empresa. O planejamento estratégico da clínica requer conhecimentos que estão fora […]
LEIA MAIS

Como fazer planejamento financeiro para a área médica?

Assim como é importante cuidar da saúde de seus pacientes é igualmente importante cuidar da saúde financeira da sua clínica. Como qualquer empresa, nas instituições de saúde há também a necessidade de cuidar dos diversos setores, principalmente o financeiro, visto que esta parte é a responsável por toda a movimentação da estrutura da empresa. A gestão financeira deve […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *