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Gestão de clínica médica: 5 erros comuns que você não pode cometer

por maislaudo / Há 3 meses
gestão de clínica médica erros para não cometer

É muito importante o domínio de determinados aspectos de gestão de clínica médica para que os processos da sua instituição fluam de forma correta. E para, principalmente, evitar que quaisquer desses aspectos gerenciais possam afetar de alguma maneira a qualidade do serviço oferecido pela clínica.

Os setores financeiros, administrativos, comerciais, e todos os outros devem estar consolidados e com uma certa maturidade conquistada para que isso resulte em um serviço de qualidade.

Afinal, é impossível oferecer qualidade no serviço quando os pilares do negócio não estão estruturados da forma correta.

Para ajudá-lo na busca por uma gestão de clínica médica de excelência, separamos a seguir 5 erros comuns que identificamos em instituições de saúde, que devem ser evitados. Continue a leitura e descubra quais são!

1. Não dar atenção para a seleção da equipe

A seleção da equipe é um dos procedimentos mais fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, e isso não seria diferente na gestão de clínica médica. Muito pelo contrário, quando lidamos com serviços de saúde, algo tão delicado, que requer um cuidado no tratamento de pessoas, é que essa seleção deve ser ainda mais criteriosa.

Afinal, o corpo clínico vai definir a qualidade do serviço oferecido pela sua instituição. Leve em consideração as competências técnicas e as qualificações profissionais do candidato. Porém, não se esqueça também de analisar as competências comportamentais dos mesmos. Busque a construção de uma equipe que se encaixe com os valores da clínica.

Promova treinamentos constantemente, pois a capacitação e atualização dos conhecimentos é fundamental em qualquer profissão. Apresente novas técnicas, mantenha sua equipe sempre atualizada sobre as novidades da área da saúde.

Outro importante ponto a ser analisado pela gestão de clínica médica é com a coordenação de pessoas. Como qualquer outra empresa, as instituições de saúde devem propor ações de motivação, de retenção de talentos. Enfim, medidas para fortalecer o engajamento da equipe com a instituição.

2. Não prezar por um atendimento humanizado

A sobrecarga é um dos principais fatores que podem explicar a desatenção no oferecimento de um atendimento humanizado. Entretanto, cabe à gestão da clínica médica identificar os processos que estão contribuindo para essa sobrecarga. E com isso, agir para que eles possam ser otimizados para simplificar a rotina na instituição.

É importante que todos os funcionários da clínica médica atuem com o mesmo intuito: o de priorizar o atendimento ao público.

Uma das piores impressões que uma instituição de saúde pode passar é o desleixo com o atendimento. Imagine só pessoas que estão passando por situações complicadas e ainda são tratadas com frieza e indiferença pelos profissionais que estão cuidando de seu tratamento? Com certeza é uma situação muito desagradável.

Por isso, priorize o atendimento humanizado. Tenha preocupação com a forma de agir de toda a sua equipe, com a combinação verbal e também com a não verbal. Tenha atenção com o paciente, ouça-o atentamente e busque esclarecer sempre suas dúvidas e anseios.

Veja também: 3 dicas para melhorar o atendimento com pacientes.

3. Não se atentar às glosas hospitalares ou clínicas

As glosas nada mais são do que o não pagamento, por parte dos planos de saúde, de procedimentos feitos na clínica, como uso de medicamentos, realização de cirurgias, etc.

Para evitar que esse tipo de problema aconteça, é preciso reduzir a ocorrência de erros, como o não repasse de informações completas para o setor administrativo dos planos de saúde e a falta de conhecimento das diferenças das exigências dos planos.

Pode-se optar também pela utilização de prontuários eletrônicos e pela aplicação assertiva de auditorias internas, por exemplo.

4. Não utilizar a tecnologia a favor

Outro importante aspecto a ser levado em consideração na gestão de clínica médica é a preocupação com a otimização dos processos. É comum nos adaptarmos a procedimentos defasados durante a rotina conturbada de uma instituição de saúde. Porém cabe ao gestor encontrar meios de fugir da estagnação.

Uma falha muito comum é desconsiderar a eficácia do apoio tecnológico na busca por uma gestão de clínica médica mais eficiente. Atualmente existem inúmeros procedimentos que podem ser simplificados com o auxílio de aparatos tecnológicos.

Por exemplo, a emissão de laudos à distância foi um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe para a gestão de clínica médica. Ao optar pela utilização do serviço, o gestor garante benefícios como:
Redução no prazo de entrega dos exames aos pacientes;

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade da sua equipe;
  • Dentre outros.

Veja aqui outros benefícios que a tecnologia trouxe para a área da saúde.

Entenda como funcionam os laudos online.

5. Não organizar as finanças da instituição

Uma clínica médica, assim como outro negócio qualquer, precisa ter uma saúde financeira saudável para o seu pleno funcionamento.

Por isso, é de suma importância que o gestor estabeleça medidas para manter a instituição organizada financeiramente. Com isso estabelecido, é possível agir de forma muito mais estratégica, baseando-se em indicadores para a proposição de ações que possam vir a reduzir os custos gerenciais da clínica.

Preocupe-se com a estruturação de um fluxo de caixa organizado, categorizando os gastos detalhadamente. Tenha um planejamento financeiro realista e certifique-se de fazer o devido acompanhamento da situação financeira da instituição para evitar imprevistos.

 

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