fbpx

Gestão de clínica médica: 5 erros comuns que você não pode cometer

por maislaudo / Há 4 anos
gestão de clínica médica erros para não cometer

É muito importante o domínio de determinados aspectos de gestão de clínica médica para que os processos da sua instituição fluam de forma correta. E principalmente, para evitar que quaisquer desses aspectos gerenciais possam afetar de alguma maneira a qualidade do serviço oferecido pela clínica.

Os setores financeiros, administrativos, comerciais, e todos os outros devem estar consolidados e com uma certa maturidade conquistada para que isso resulte em um serviço de qualidade.

Afinal, é impossível oferecer qualidade no serviço quando os pilares do negócio não estão estruturados da forma correta.

Para ajudá-lo na busca por uma gestão de clínica médica de excelência, separamos a seguir 5 erros comuns que identificamos em instituições de saúde, que devem ser evitados. São eles: 

  • Não dar atenção para a seleção da equipe
  • Não prezar por um atendimento humanizado
  • Falta de atenção com as glosas hospitalares ou clínicas
  • Ignorar os recursos tecnológicos
  • Falta de organização das finanças da instituição

Continue a leitura e saiba mais sobre cada um destes pontos de atenção na gestão de clínica médica. 

1. Não dar atenção para a seleção da equipe

A seleção da equipe é um dos procedimentos mais fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, e isso não seria diferente na gestão de clínica médica. Muito pelo contrário, quando lidamos com serviços de saúde, algo tão delicado, que requer um cuidado no tratamento de pessoas, é que essa seleção deve ser ainda mais criteriosa.

Afinal, o corpo clínico vai definir a qualidade do serviço oferecido pela sua instituição. Leve em consideração as competências técnicas e as qualificações profissionais do candidato. Porém, não se esqueça também de analisar as competências comportamentais dos mesmos.

Busque a construção de uma equipe que se encaixe com os valores da clínica.

Outro importante ponto a ser analisado pela gestão de clínica médica é com a gestão de pessoas. Como qualquer outra empresa, as instituições de saúde devem propor ações de motivação, de retenção de talentos. Enfim, medidas para fortalecer o engajamento da equipe com a instituição.

Dica!

Promova treinamentos constantemente, pois a capacitação e atualização dos conhecimentos é fundamental em qualquer profissão. Apresente novas técnicas, mantenha sua equipe sempre atualizada sobre as novidades da área da saúde.

2. Não prezar por um atendimento humanizado

A sobrecarga é um dos principais fatores que podem explicar a desatenção no oferecimento de um atendimento humanizado. Entretanto, cabe à gestão da clínica médica identificar os processos que estão contribuindo para essa sobrecarga. E com isso, agir para que eles possam ser otimizados para simplificar a rotina na instituição.

É importante que todos os funcionários da clínica médica atuem com o mesmo intuito: o de priorizar o atendimento ao público.

Uma das piores impressões que uma instituição de saúde pode passar é o desleixo com o atendimento. Imagine só pessoas que estão passando por situações complicadas e ainda são tratadas com frieza e indiferença pelos profissionais que estão cuidando de seu tratamento? Com certeza é uma situação muito desagradável.

Por isso, priorize o atendimento humanizado. Tenha preocupação com a forma de agir de toda a sua equipe, com a combinação verbal e também com a não verbal. Tenha atenção com o paciente, ouça-o atentamente e busque esclarecer sempre suas dúvidas e anseios.

Veja também: 3 dicas para melhorar o atendimento com pacientes.

3. Não se atentar às glosas hospitalares ou clínicas

As glosas nada mais são do que o não pagamento, por parte dos planos de saúde, de procedimentos feitos na clínica, como uso de medicamentos, realização de cirurgias, etc.

Portanto, para evitar que esse tipo de problema aconteça, é preciso reduzir a ocorrência de erros. Como por exemplo, o não repasse de informações completas para o setor administrativo dos planos de saúde e a falta de conhecimento das diferenças das exigências dos planos.

Além disso, pode-se optar também pela utilização de prontuários eletrônicos e pela aplicação assertiva de auditorias internas, por exemplo.

Leia também: Tabela TUSS: o que é e como ela funciona?

4. Não utilizar a tecnologia a favor

Outro importante aspecto a ser levado em consideração na gestão de clínica médica é a preocupação com a otimização dos processos. É comum a adaptação à procedimentos defasados durante a rotina conturbada de uma instituição de saúde. Porém, cabe ao gestor encontrar meios de fugir da estagnação.

Uma falha muito comum é desconsiderar a eficácia do apoio tecnológico na busca por uma gestão de clínica médica mais eficiente. Atualmente existem inúmeros procedimentos que podem ser simplificados com o auxílio de aparatos tecnológicos.

Por exemplo, a emissão de laudos à distância foi um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe para a gestão de clínica médica. Ao optar pela utilização do serviço, o gestor garante benefícios como:

  • Redução no prazo de entrega dos exames aos pacientes;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade da sua equipe;
  • Dentre outros.

Veja aqui outros benefícios que a tecnologia trouxe para a área da saúde.

Entenda como funcionam os laudos online.

5. Não organizar as finanças da instituição

Uma clínica médica, assim como outro negócio qualquer, precisa ter uma saúde financeira saudável para o seu pleno funcionamento.

Por isso, é de suma importância que o gestor estabeleça medidas para manter a instituição organizada financeiramente. Com isso estabelecido, é possível agir de forma muito mais estratégica, baseando-se em indicadores para a proposição de ações que possam vir a reduzir os custos gerenciais da clínica.

Preocupe-se, portanto, com a estruturação de um fluxo de caixa organizado, categorizando os gastos detalhadamente. Além disso, tenha um planejamento financeiro realista e certifique-se de fazer o devido acompanhamento da situação financeira da instituição para evitar imprevistos.

Você pode se interessar também: 

Como a Mais Laudo pode ajudar na gestão de clínica médica?

Através do software da Mais Laudo é possível emitir laudos a distância, com a mesma qualidade garantida. Nossa equipe conta com diversos especialistas para atender a demanda da sua clínica de forma muito mais ágil. Os laudos são entregues em até 12 horas!

Otimize a gestão de sua clínica médica e faça investimentos mais estratégicos.

Faça um teste gratuito em nossa plataforma e entenda na prática como ele funciona e como pode revolucionar a rotina na sua instituição.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

5 motivos para terceirizar serviços em uma clínica médica

A necessidade das empresas focarem e investirem em suas principais atividades (atividades-fim), sem que haja perda a qualidade nas atividades secundárias (atividades-meio), fez com que a terceirização de serviços tenha se tornado uma escolha cada vez mais frequente e há muitos anos se mostra vantajosa tanto no cenário nacional quanto internacional. Mesmo sendo uma prática […]
LEIA MAIS

Saiba como divulgar sua clínica médica nas redes sociais

A cada dia surgem novos canais digitais capazes de trazer muito destaque para as empresas. Uma clínica médica também pode aproveitar estas oportunidades, principalmente se decidir começar a atuar nas redes sociais. No entanto, é preciso ter a abordagem adequada e evitar alguns erros que têm o potencial de destruir sua reputação. Para ajudar, reunimos […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *