fbpx

Consulta com ginecologista por telemedicina: entenda como funciona

por eDialog / Há 1 ano
ginecologista por telemedicina

A consulta com ginecologista por telemedicina tem sido muito buscada em clínicas e consultórios médicos. Durante a pandemia do coronavírus, várias especialidades precisaram recorrer ao digital para seguir os atendimentos aos pacientes, e o que foi iniciado em 2020 segue como uma opção interessante para otimizar a rotina médica. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar como funciona e as possibilidades de atuação da ginecologia via telemedicina. Continue a leitura e entenda!

Como funciona a consulta com ginecologista por telemedicina? 

Primeiramente é preciso esclarecer o conceito de telemedicina. De acordo com a nova resolução legislativa, a prática pode ser definida como: 

“O exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.”

Portanto, a consulta com ginecologista por telemedicina acontece quando o profissional faz uso da tecnologia para realizar um atendimento à distância. Nesse caso, a única limitação seria quando esse atendimento requeresse uma avaliação física. Falaremos mais sobre as possibilidades de aplicação da telemedicina na modalidade a seguir. 

Leia também: Médico na telemedicina: tire as principais dúvidas sobre sua atuação

Ginecologista online: Modalidades de atendimento 

A consulta com um ginecologista online pode ocorrer de diferentes formas, como videoconferência, chamadas de áudio e mensagens de texto.

Além disso, ela pode ser utilizada para atender a uma série de situações, listamos algumas delas abaixo:

Consultas de retorno 

Em geral, a consulta de retorno na ginecologia acontece após a reação da avaliação física e o pedido de exames complementares. Nesse caso, esse próximo encontro, que seria para análise dos resultados e orientações, pode acontecer de forma remota. 

Atendimento de dúvidas

Em muitos casos, a consulta ginecológica é utilizada para tirar dúvidas comuns de mulheres, seja em relação ao uso de medicação, suspeitas de quadros clínicos, entre outras. 

Na grande maioria das vezes não é necessário contato físico para sanar essas questões, portanto, a teleconsulta pode ser utilizada como forma de otimizar o tempo do profissional e também proporcionar maior comodidade para a paciente, que pode realizar a consulta da própria casa. 

Outras situações comuns

  • Avaliação após a realização de cirurgias, entre outros procedimentos;
  • Acompanhamento de sintomas da menopausa;
  • Orientações durante a gravidez;
  • Pré-natal;
  • Triagem de pré-eclâmpsia;
  • Suporte durante a depressão pós-parto.

Como já mencionado, em geral, qualquer atendimento que não requer exame físico pode ser realizado com o suporte da telemedicina. 

Leia também: Sigilo médico na telemedicina: como lidar com as informações do paciente?

Dicas para atendimento de ginecologia na telemedicina

Para implementar a telemedicina na prática ginecológica com sucesso, siga as dicas abaixo:

  • Escolha uma plataforma de telemedicina confiável e fácil de usar, tanto para você quanto para suas pacientes;
  • Informe-se sobre as regulamentações locais e nacionais relacionadas à telemedicina e siga as diretrizes éticas e legais;
  • Invista em treinamento e atualização profissional para lidar com as especificidades das consultas online;
  • Estabeleça um protocolo de atendimento que inclua a coleta de histórico médico, discussão de sintomas e orientações sobre exames e tratamentos;
  • Crie um ambiente adequado para realizar as consultas, com boa iluminação, fundo neutro e sem distrações;
  • Esteja disponível para esclarecer dúvidas dos pacientes e ofereça suporte no uso da plataforma de telemedicina;
  • Mantenha a confidencialidade e a privacidade dos pacientes, seguindo as normas de segurança de dados.

Vantagens da ginecologia online

As consultas de ginecologia online trazem diversas vantagens para médicos ginecologistas, veja as principais delas a seguir: 

Ampliação do acesso à assistência médica

A telemedicina permite que mesmo aqueles pacientes que estejam em áreas remotas ou com mobilidade reduzida tenham acesso a médicos e especialistas sem precisar viajar longas distâncias.

Monitoramento remoto 

Através de dispositivos conectados e aplicativos, os médicos podem monitorar pacientes com condições crônicas, como diabetes ou hipertensão, em tempo real, permitindo um acompanhamento mais eficaz, 24 horas por dia, além de intervenções mais rápidas.

Continuidade do cuidado 

Graças aos recursos de telemedicina, com médicos 24 horas, é possível acompanhar os pacientes durante todo o seu tratamento, garantindo a continuidade do cuidado e uma melhor coordenação entre os diferentes profissionais envolvidos.

Redução de custos 

O serviço de médico online 24 horas pode ajudar a reduzir custos, tanto para pacientes quanto para as instituições de saúde. Afinal, diminui-se a necessidade de visitas presenciais, otimiza-se a utilização de recursos e as hospitalizações desnecessárias são evitadas.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Como funciona a telemedicina nos planos de saúde?

O uso da telemedicina nos planos de saúde é um assunto que gera muitas dúvidas, principalmente neste período de pandemia, em que o atendimento à distância está sendo priorizado.  Afinal, quais são as regras estabelecidas pelos convênios? Como clínicas e consultórios devem se adequar? Vamos esclarecer essas e outras dúvidas no texto a seguir. Confira!  […]
LEIA MAIS

Como funciona a telemedicina no SUS?

O uso de telemedicina no SUS está melhorando o acesso à serviços de saúde em todo o país. Ainda existem certas limitações, mas a tecnologia já proporciona resultados satisfatórios para o setor, inclusive sendo crucial em um dos piores momentos sanitários da história.  Durante a pandemia, o governo brasileiro utilizou recursos de telemedicina como forma […]
LEIA MAIS

Como funciona a telemedicina nos hospitais?

Nos últimos anos, o uso de telemedicina nos hospitais tem sido cada vez mais frequente em todo o mundo. Os recursos, que vão desde os laudos online até as consultas por videoconferência, proporcionam maior alcance, agilidade e qualificação no atendimento médico.  Por isso, entender e aplicar esses recursos de forma estratégica representa um dos caminhos […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *