fbpx

Laudo de Holter a distância: como funciona e principais benefícios

por Leandro Reis / Há 3 meses
Laudo de Holter a distância: como funciona e principais benefícios

A telemedicina já é uma realidade na rotina de diversas clínicas e consultórios médicos. Um dos serviços mais utilizados são os laudos online, que possibilitam um aumento na produtividade e redução de custos administrativos. No texto a seguir você vai entender melhor como funciona o laudo de Holter a distância.

O serviço de laudo online é a solução encontrada por muitas instituições que desejam otimizar a gestão hospitalar e direcionar o foco para o atendimento médico. Este é o seu caso? Então continue a leitura e confira:

  • O que é o exame de Holter?
  • O laudo de Holter
  • Como funciona o laudo de Holter à distância
  • Vantagens do laudo de Holter a distância

O que é o exame de Holter?

Antes de apresentarmos a prática de laudos médicos à distância, faz-se necessário uma breve contextualização do exame de Holter.

O Holter é um exame que geralmente é utilizado de forma complementar ao eletrocardiograma convencional. Tem como principal objetivo a identificação de arritmias cardíacas no paciente, que podem ser tanto taquicardias, quanto bradicardias.

Para realização do exame é utilizado um equipamento portátil, que fica acoplado ao corpo do paciente por 24 horas. Este aparelho irá medir a atividade elétrica do coração do paciente, e deverá identificar possíveis alterações como palpitações, desmaios, dentre outros distúrbios.

Ele pode também identificar alterações nos batimentos cardíacos, comportamento do coração em síncopes, presença de isquemia cardíaca e o estado geral do sistema condutor cardíaco.

– Leia também: Aprenda a escolher um aparelho de Holter para seu consultório ou clínica

Qual é a função do exame Holter?


O exame Holter tem como objetivo monitorar as variações de ritmo e frequência cardíaca ao longo de 24 horas. Ele registra continuamente os batimentos cardíacos, permitindo a detecção de possíveis anomalias, como acelerações ou desacelerações não fisiológicas, que podem estar associadas a condições de saúde específicas. 

Além disso, o exame pode identificar alterações nos batimentos cardíacos, episódios de síncope, presença de isquemia cardíaca e a condição geral do sistema de condução elétrica do coração.

Quando é indicado realizar o exame Holter?


O exame Holter é frequentemente indicado para pacientes que relatam sintomas como tonturas, palpitações e falta de ar. É particularmente útil para diagnosticar isquemias silenciosas, comuns em pacientes com diabetes. Listamos abaixo outras situações em que o exame é recomendado:

  • Monitoramento de arritmias cardíacas previamente diagnosticadas e avaliação da eficácia de medicamentos antiarrítmicos;
  • Avaliação de pacientes com palpitações ou episódios de perda de consciência;
  • Monitoramento cardíaco após um infarto do miocárdio;
  • Acompanhamento pós-operatório em cirurgias cardíacas;
  • Pacientes com marcapasso.

O exame é seguro e não apresenta contraindicações, embora algumas pessoas possam apresentar sensibilidade aos adesivos dos eletrodos. Nestes casos, é aconselhável evitar a exposição ao sol por 3 a 5 dias.

O que o exame Holter pode detectar?


O exame Holter é capaz de identificar distúrbios no ritmo cardíaco que podem não ser detectados durante uma consulta médica. Ele monitora e registra episódios de taquicardia, bradicardia e extrassístoles (contrações ventriculares prematuras). Entre as doenças cardíacas que podem ser diagnosticadas pelo Holter estão:

  • Fibrilação atrial;
  • Taquicardia paroxística supraventricular ou taquicardia multifocal;
  • Bradicardia, que pode ser causa de desmaios;
  • Isquemia cardíaca, que indica uma falta de oxigênio no músculo cardíaco, podendo sinalizar angina ou infarto do miocárdio.

Além disso, o exame é uma ferramenta importante para avaliar a eficácia do tratamento de problemas relacionados ao ritmo cardíaco.

Como é realizado o exame Holter?


O exame Holter requer alguns cuidados especiais para garantir que os dados sejam registrados com precisão. Dependendo do modelo do aparelho, o número de eletrodos pode variar de 3 a 8, sendo posicionados em diferentes pontos do tórax para captar a atividade elétrica do coração. 

A colocação dos eletrodos leva cerca de 15 minutos, e eles são conectados a um receptor que o paciente carrega preso ao corpo ou em um bolso.

Durante o período de monitoramento, o paciente deve anotar em um diário o horário das atividades e qualquer sintoma sentido. Essas informações são posteriormente comparadas com os dados registrados pelo Holter. Após 24 horas, o paciente retorna à clínica para remover o equipamento, o que geralmente leva cerca de 5 minutos. Os dados são então transferidos para um computador, onde serão analisados por um médico.

Dicas para escolher um aparelho de Holter


Ao escolher um aparelho de Holter, considere os seguintes aspectos:

  • Necessidade de uso: Verifique se o aparelho atende às suas necessidades médicas específicas, como monitoramento cardíaco prolongado ou monitoramento ambulatorial da pressão arterial;
  • Conforto: Escolha um aparelho que seja confortável e fácil de usar durante o período de monitoramento;
  • Qualidade: Opte por um equipamento de marca reconhecida que ofereça precisão e confiabilidade;
  • Preço: Avalie seu orçamento e compare preços de diferentes modelos antes de tomar sua decisão;
  • Recursos adicionais: Considere aparelhos que ofereçam recursos extras, como a capacidade de transferência de dados para dispositivos móveis ou software de análise, que podem ser úteis para a instituição de saúde.

O laudo de Holter

O laudo de Holter é o documento elaborado pelo especialista, no caso, um cardiologista, em que é registrado o parecer diagnóstico obtido através do exame.

Ou seja, é este documento que irá indicar se há ou não alguma alteração no quadro clínico do paciente. Apenas o exame não é suficiente para que seja definido um diagnóstico, por isso, a avaliação especializada é de suma importância para interpretação e conclusão do caso médico.

– Leia também: Exames MAPA e Holter são a mesma coisa? Saiba aqui!

Como funciona o laudo de Holter à distância

O procedimento para elaboração do laudo de Holter a distância é praticamente o mesmo daquele que deveria ser realizado internamente. A única diferença é o fato de que a elaboração do documento será realizada por um médico a distância.

O paciente irá realizar o exame normalmente, e ao final das 24 horas, este aparelho será retirado e as informações contidas nele encaminhadas para uma empresa de telemedicina.

O aparelho, inventado lá em 1949, evoluiu muito graças à tecnologia e hoje permite que a transmissão dos dados registrados seja realizada via internet diretamente para a plataforma da empresa que ofereça o serviço de laudos online.

Uma vez armazenado na plataforma da empresa de telemedicina, as informações do exame serão encaminhadas para um cardiologista, e este realizará a elaboração do documento.

A Mais Laudo é uma das empresas de telemedicina que oferece o serviço de laudos à distância. Nós contamos com o suporte de médicos de várias especialidades, para que seja possível atender à demanda de diversos tipos de exames. Uma das possibilidades é o laudo de Holter.

Vantagens do laudo de Holter a distância

Afinal, por que sua clínica deve contratar o serviço de laudo de Holter a distância? Listamos os principais benefícios alcançados pelas instituições de saúde que contrataram o serviço. Confira:

1. Agilidade na entrega dos exames

O tempo é algo de suma importância quando estamos falando sobre saúde. Por isso, a agilidade na entrega de um exame pode ser decisiva para aumentar as chances de uma recuperação mais ágil do paciente.

Com o serviço de laudo de Holter à distância, esses resultados são entregues em menos de 24 horas para a clínica. Em casos de urgência é possível recebê-lo em até uma hora.

Portanto, com os resultados em mãos mais rapidamente, o médico poderá indicar o tratamento de forma imediata, melhorando com isso o prognóstico do paciente.

2. Redução de custos

Toda gestão precisa se atentar aos custos financeiros do seu negócio, e isso não é diferente na área da saúde. Buscar meios de reduzir custos e melhorar o gerenciamento financeiro é fundamental para o crescimento saudável da clínica.

E, a possibilidade de emitir o laudo de Holter a distância, assim como de outros exames, representa uma redução de custos significativa.

Ao terceirizar a elaboração dos laudos não será necessário contar com uma equipe médica de diversas especialidades para atender à demanda de exames produzidos. Afinal contar com profissionais exclusivos representaria um gasto financeiro enorme.

E com os laudos online, você vai pagar apenas por laudos emitidos, além de otimizar o fluxo de exames de maneira simples e ainda ter a garantia de um documento de qualidade.

– Leia também: Redução de custos de uma clínica: não cometa esses 5 erros comuns

3. Aumento na qualidade dos laudos e mais segurança

A demanda de exames de uma clínica médica é, geralmente, muito alta. Fica difícil atender a todos os casos em tempo hábil e com a qualidade necessária.

Por isso, emitir laudos à distância aparece como a grande solução. Dessa forma, sua clínica tem a segurança da elaboração de laudos de qualidade, que são elaborados por médicos especialistas no segmento.

Os exames são totalmente seguros, eles ficam armazenadas em uma plataforma online e seguem todas as recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa áreaResolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina.

Banner para contato com consultor

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *