fbpx

Laudo de espirometria à distância: como funciona e principais benefícios

por maislaudo / Há 2 meses
Laudo de espirometria

O laudo de espirometria é solicitado para avaliar a saúde pulmonar do paciente. É um exame simples que, ainda assim, pode ser otimizado com o suporte da telemedicina

Clínicas e consultórios médicos estão sempre buscando meios de otimizar processos com objetivo de agilizar e qualificar a assistência ao paciente. A possibilidade de emitir laudo de espirometria à distância é uma solução eficiente que traz uma série de benefícios para o dia a dia médico. 

Entenda a seguir como funciona o serviço de emissão de laudos de espirometria à distância e seus principais benefícios. 

O que é espirometria? 

Antes de falarmos sobre a funcionalidade do laudo de espirometria à distância, faz-se necessário uma breve contextualização do exame. 

A espirometria é conhecida como teste de sopro e tem por finalidade medir a função pulmonar do paciente. Esse teste visa saber a quantidade de ar que a pessoa pode assoprar e qual é a velocidade desse sopro.

Os sintomas que um paciente pode ter que levam o médico a solicitar uma espirometria são:

  • Tosse seca ou produtiva;
  • Dispneia ou falta de ar;
  • Retrações da costela quando se respira;
  • Deficiência respiratória depois de um exercício ou atividade;
  • Padrão de respiração anormal;
  • Parar a respiração momentaneamente;
  • Dores no peito; e
  • Sensação de aperto no tórax.

Confira aqui o Guia Completo da Espirometria, com detalhes de como deve ser feito o exame. 

O que é avaliado no exame de espirometria? 

Como dissemos acima, a espirometria vai diagnosticar doenças pulmonares e também avaliar a capacidade pulmonar em procedimentos pré-operatórios. Além disso, pessoas sadias, como atletas, fazem espirometria para avaliar sua capacidade respiratória.

Paciente em um exame de espirometria, no artigo "Laudo de espirometria a distância"

Em suma, a espirometria indica se a quantidade de ar que você inspira é suficiente para suas necessidades corporais. Portanto, de acordo com as alterações apresentadas no exame, é possível rastrear as causas do problema.

Existem dois direcionamentos possíveis para o exame: a espirometria clínica e ocupacional. 

No caso da espirometria ocupacional ela é solicitada para uma avaliação médica em trabalhadores que estão expostos com frequência em locais com o ar poluído. Portanto, estes funcionários estão sujeitos a desenvolver doenças pulmonares. 

Dessa forma, deve ser realizado o exame para fazer o devido acompanhamento das condições do sistema respiratório dos mesmos. 

Clique aqui e descubra  como realizar uma espirometria de qualidade.

Doenças detectáveis 

Algumas doenças são passíveis de serem diagnosticadas por meio da espirometria, como é o caso da dispneia, que é a falta de ar, tosse, problemas causados pelo tabagismo, asma, fibrose, entre outras. 

Esta avaliação é também capaz de detectar uma série de doenças muito graves, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Além das finalidades citadas, o exame é indicado para avaliação pré-operatória, para diagnóstico de doenças reumáticas ou problemas cardiovasculares que também afetam o pulmão. 

É importante observar que, se os resultados forem muito divergentes dos previstos para uma população normal, o médico poderá investigar mais a fundo sobre a suspeita de alguma doença mais grave. 

Geralmente, os dois diagnósticos mais comuns para doenças graves são a obstrução das vias respiratórias e o distúrbio restritivo. 

A obstrução das vias aéreas acontece quando os pulmões têm um bom volume, mas há uma demora para o ar sair. Entre as doenças que obstruem as vias respiratórias estão a asma e o enfisema.

Já o distúrbio restritivo ocorre quando a pessoa inspira e expira pouco volume de ar, ainda que em um tempo de esvaziamento adequado. Distúrbio restritivo é uma consequência de doenças como fibrose e enfraquecimento dos músculos do pulmão. 

As doenças pulmonares restritivas acontecem por uma grande variedade de doenças pulmonares não relacionadas. Qualquer problema que interfira na função de fole dos pulmões ou da parede do tórax pode ser considerado restritivo. 

Há uma diferença das doenças restritivas e das obstrutivas. Na obstrução pulmonar a limitação ao fluxo é o problema principal, na restrição, os volumes pulmonares são reduzidos. Esta perda de volume pulmonar ocorre devido a tumores e derrames pleurais. 

O exame detecta também doenças respiratórias relacionadas com o trabalho e doenças intersticiais pulmonares. Além de detectá-las, a espirometria poderá também realizar um monitoramento do paciente durante o tratamento.

Mais recentemente, com o surgimento da medicina ocupacional, a que cuida das doenças laborais, a espirometria laboral vem ganhando destaque ao prevenir doenças ocupacionais relacionadas com a exposição de pacientes que trabalham em minas de carvão e sílica.

O que pode alterar os resultados do exame 

Alguns casos em que os resultados do exame podem ficar alterados:

» Usar remédios, principalmente sedativos, antes do exame; 

» Comer qualquer alimento ou bebida que contenha cafeína antes de realizar o exame; 

» Incapacidade de respirar corretamente devido a alguma dor; 

» Gravidez, obesidade ou um estômago cheio após uma refeição, pois estas condições podem impedir que os pulmões se abram completamente; 

» Incapacidade de seguir as instruções do médico ou atendente, ou fazer esforço não solicitado durante o exame. 

Mesmo assim, as gestantes podem realizar este exame, não existem contraindicações para esta condição.

Aparelhos a serem utilizados 

A espirometria é realizada em uma sala de exames preparada com todos os aparelhos para medição das funções pulmonares. Primeiramente, o paciente vai usar um clipe nasal para prender totalmente a respiração pelo nariz, como falamos. 

Ao paciente, então, será solicitado respirar por um tubo, similar a um canudo, que estará conectado ao espirômetro, que é como um aparelho de gravação. 

Um computador com um software do espirômetro também faz parte da rotina deste exame. Depois que o paciente é solicitado a colocar a boca dentro do bocal, o médico dá o comando no computador enquanto o paciente sopra rápido com força e mantém o sopro por, pelo menos, seis segundos até que o programa do computador dispare um som, indicando o final do exame. 

Depois, são emitidos os relatórios com os resultados do exame que serão avaliados pelo médico.

Leia também: Aprenda a escolher um aparelho de espirometria para seu consultório ou clínica

Laudo de espirometria à distância 

O serviço de emissão de laudos à distância é uma das funcionalidades da telemedicina. Sua prática já ganhou diversos adeptos na área da saúde, que descobrem no serviço uma forma de otimizar e simplificar a gestão médica. 

Entenda como funciona

O procedimento da espirometria é realizado normalmente na sua clínica médica. A diferença é que os resultados obtidos no exame deverão ser enviados para uma empresa de telemedicina interpretá-los e produzir então o laudo de espirometria. 

O ar medido pelo espirômetro é transformado em um gráfico que mede como o ar está saindo ao longo do tempo, gerando índices numéricos variados.

Esses índices são representados no computador por meio de várias curvas, tabelas e gráficos. Essas informações serão encaminhadas para a empresa de telemedicina, como a Mais Laudo, por exemplo. 

Esta por sua vez vai direcionar estes resultados para o especialista, que no caso é o médico pneumologista. O profissional deve então realizar sua avaliação clínica sobre as condições pulmonares do paciente. Por fim, este deve elaborar o laudo de espirometria, com o diagnóstico indicado.

passo a passo da emissão de laudo a distancia

Benefícios do laudo de espirometria à distância 

Se você está buscando meios de otimizar a gestão da sua clínica ou consultório médico, a solução pode ser terceirizar o serviço de emissão de laudos. 

Confira quais são os principais benefícios na prática de emitir um laudo de espirometria à distância: 

Atendimento mais ágil 

Muitas vezes as clínicas médicas ficam sobrecarregadas com a quantidade de exames que são realizados diariamente. Agora, imagina o trabalho que não dá produzir laudos para atender a essa demanda. 

Com a terceirização do serviço é possível otimizar o tempo e esforço demandados nesta tarefa. E, com isso, é possível focar em etapas mais estratégicas do atendimento ao paciente. 

Na Mais Laudo, por exemplo, o laudo de espirometria é enviado em até 24 horas após anexo do exame em nossa plataforma. Logo, o resultado com o diagnóstico será entregue ao paciente de forma muito mais ágil

Redução de custos 

Toda gestão precisa se atentar aos custos financeiros do seu negócio, e isso não é diferente na área da saúde. Buscar meios de reduzir custos e melhorar o gerenciamento financeiro é fundamental para o crescimento saudável da clínica. 

E, a possibilidade de emitir o laudo de espirometria à distância, assim como de outros exames, representa uma redução de custos significativa. 

Afinal, não será necessário contar com uma equipe médica de diversas especialidades para atender à demanda de todos os exames produzidos. Contar com esses profissionais exclusivos representaria um gasto financeiro enorme. 

Com os laudos online, você vai pagar apenas por laudos emitidos, além de otimizar o fluxo de exames de maneira simples. 

Laudos seguros e de qualidade 

Como falamos acima, muitas clínicas têm dificuldade em atender a todos os casos clínicos em tempo hábil e com a qualidade necessária.

Sem falar que, quando a equipe está sobrecarregada é comum que erros aconteçam. Porém, esses erros podem ser muito graves quando estamos lidando com a área da saúde.

É então que a possibilidade de emitir laudos à distância surge como solução. Dessa forma, sua clínica tem a segurança da elaboração de laudos de qualidade, que são elaborados por médicos especialistas no segmento.

Além disso, os exames são totalmente seguros. Eles ficam armazenadas em uma plataforma online e segue as recomendações de segurança requeridas pela legislação da telemedicina no Brasil (Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do CFM).

Banner para contato com a Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Descubra por que você precisa de laudo a distância

O laudo a distância, hoje em dia também conhecido como laudo online, se constitui em um dos pilares na telemedicina, mais uma inovação no campo do conhecimento médico. Se você ainda não sabe muito sobre esse tema, vale a pena ler um dos nossos artigos no blog para conhecer mais dessa inovação.  Para quem já […]
LEIA MAIS

Laudo a distância: uma maneira incrível de economizar

Cuidar da saúde é uma necessidade primordial. Antigamente não era uma tarefa fácil a realização de exames e a entrega de laudos. Entre  uma etapa e outra, os custos e a demora eram elevados, mas atualmente, com a telemedicina, o laudo a distância tem sido tanto para médicos quanto para pacientes, uma forma segura, eficaz e […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *