fbpx

Laudo de Holter a distância: como funciona e principais benefícios

por maislaudo / Há 4 meses
laudo de holter a distancia

A telemedicina já é uma realidade na rotina de diversas clínicas e consultórios médicos. Um dos serviços mais utilizados são os laudos online, que possibilitam um aumento na produtividade e redução de custos administrativos. No texto a seguir você vai entender melhor como funciona o laudo de Holter a distância. 

O serviço de laudo online é a solução encontrada por muitas instituições que desejam otimizar a gestão hospitalar e direcionar o foco para o atendimento médico. Este é o seu caso? Então continue a leitura e esclarece todas as suas dúvidas sobre o laudo de holter a distância. 

Você pode se interessar também:

Entenda o que é o exame de Holter

Antes de apresentarmos a prática de laudos à distância, faz-se necessário uma breve contextualização do exame de Holter. 

O Holter é um exame que geralmente é utilizado de forma complementar ao eletrocardiograma convencional. Tem como principal objetivo a identificação de arritmias cardíacas no paciente, que podem ser tanto taquicardias, quanto bradicardias. 

Para realização do exame é utilizado um equipamento portátil, que fica acoplado ao corpo do paciente por 24 horas. Este aparelho irá medir a atividade elétrica do coração do paciente, e deverá identificar possíveis alterações como palpitações, desmaios, dentre outros distúrbios. 

Ele pode também identificar alterações nos batimentos cardíacos, comportamento do coração em síncopes, presença de isquemia cardíaca e o estado geral do sistema condutor cardíaco.

O laudo de Holter

O laudo de Holter é o documento elaborado pelo especialista, no caso, um cardiologista, em que é registrado o parecer diagnóstico obtido através do exame. 

Ou seja, é este documento que irá indicar se há ou não alguma alteração no quadro clínico do paciente. Apenas o exame não é suficiente para que seja definido um diagnóstico, por isso, a avaliação especializada é de suma importância para interpretação e conclusão do caso médico. 

Leia também: Exames MAPA e Holter são a mesma coisa? Saiba aqui!

Entenda como funciona o laudo de Holter à distância

O procedimento para elaboração do laudo de Holter a distância é praticamente o mesmo daquele que deveria ser realizado internamente. A única diferença é o fato de que a elaboração do documento será realizada por um médico a distância. 

O paciente irá realizar o exame normalmente, e ao final das 24 horas, este aparelho será retirado e as informações contidas nele encaminhadas para uma empresa de telemedicina. 

O aparelho, inventado lá em 1949, evoluiu muito graças à tecnologia e hoje permite que a transmissão dos dados registrados seja realizada via internet diretamente para a plataforma da empresa que ofereça o serviço de laudos online. 

Uma vez armazenado na plataforma da empresa de telemedicina, as informações do exame serão encaminhadas para um cardiologista, e este realizará a elaboração do documento. 

A Mais Laudo é uma das empresas de telemedicina que oferece o serviço de laudos à distância. Nós contamos com o suporte de médicos de várias especialidades, para que seja possível atender à demanda de diversos tipos de exames. Uma das possibilidades é o laudo de holter. 

Vantagens do laudo de Holter a distância

Afinal, por que sua clínica deve contratar o serviço de laudo de Holter a distância? Listamos os principais benefícios alcançados pelas instituições de saúde que contrataram o serviço. Confira: 

Agilidade na entrega dos exames

O tempo é algo de suma importância quando estamos falando sobre saúde. Por isso, a agilidade na entrega de um exame pode ser decisiva para aumentar as chances de uma recuperação mais ágil do paciente. 

Com o serviço de laudo de holter à distância, esses resultados são entregues em menos de 24 horas para a clínica. Em casos de urgência é possível recebê-lo em até uma hora. 

Portanto, com os resultados em mãos mais rapidamente, o médico poderá indicar o tratamento de forma imediata, melhorando com isso o prognóstico do paciente. 

Redução de custos 

Toda gestão precisa se atentar aos custos financeiros do seu negócio, e isso não é diferente na área da saúde. Buscar meios de reduzir custos e melhorar o gerenciamento financeiro é fundamental para o crescimento saudável da clínica. 

E, a possibilidade de emitir o laudo de holter a distância, assim como de outros exames, representa uma redução de custos significativa. 

Ao terceirizar a elaboração dos laudos não será necessário contar com uma equipe médica de diversas especialidades para atender à demanda de exames produzidos. Afinal contar com profissionais exclusivos representaria um gasto financeiro enorme. 

E com os laudos online, você vai pagar apenas por laudos emitidos, além de otimizar o fluxo de exames de maneira simples e ainda ter a garantia de um documento de qualidade. 

Aumento na qualidade dos laudos e mais segurança

A demanda de exames de uma clínica médica é, geralmente, muito alta. Fica difícil atender a todos os casos em tempo hábil e com a qualidade necessária.

Em casos onde a equipe encontra-se sobrecarregada é comum que erros aconteçam. Porém, esses erros podem ser muito graves quando estamos lidando com a área da saúde.

Por isso, emitir laudos à distância aparece como a grande solução. Dessa forma, sua clínica tem a segurança da elaboração de laudos de qualidade, que são elaborados por médicos especialistas no segmento.

Os exames são totalmente seguros, eles ficam armazenadas em uma plataforma online e segue todas as recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa área – Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *