fbpx

Laudo a distância na radiologia: como funciona e principais benefícios

por maislaudo / Há 4 anos
Laudo a distância na radiologia

O laudo a distância na radiologia é mais uma das práticas possibilitadas pela tecnologia que veio para revolucionar a rotina na saúde. O serviço vem ganhando cada vez mais adeptos nas instituições de saúde de todo país. 

Os motivos são diversos e vão desde a otimização da gestão hospitalar até a redução de custos. Quer entender melhor como funciona o serviço de laudo a distância na radiologia e conhecer seus principais benefícios? Continue a leitura e confira! 

O que é laudo à distância? 

Apesar de ser uma prática já muito disseminada na área de saúde, muitas pessoas ainda não entendem exatamente como é o processo de emissão de laudos radiológicos a distância. Vamos conceituá-lo para você. 

Basicamente trata-se de uma proposta de emissão de resultados radiológicos por meio das facilidades que a tecnologia oferece nos dias de hoje. Antigamente os exames eram realizados e gerados no mesmo local, entretanto com os recursos tecnológicos existentes é possível terceirizar esse serviço. 

Os exames radiológicos são realizados normalmente na própria clínica, a grande diferença está no modo como os raios que atravessam a matéria são capturados e processados para que se tenha acesso à imagem. 

No raio-x tradicional essa emissão é feita através de placas de filme que deverá passar por uma revelação para ter acesso à imagem. Enquanto isso, no raio-x digital não há necessidade de utilização de filme ou revelação.

Como funciona a emissão de laudo à distância na radiologia?

Durante a radiologia digital não há necessidade de utilização de placas de filme, nem de sua revelação.

O exame é processado através de uma placa de circuitos sensíveis à radiação, que irão gerar uma imagem digital que será então enviada para um computador em forma de sinais elétricos.

Imagem esta que será armazenada em arquivos digitais, podendo ser facilmente compartilhada com o paciente, assim como para outros especialistas. Também há a opção de imprimir o exame sem perda alguma da qualidade do documento original.

Além disso, os laudos a distância na radiologia são assinados por especialistas da área, de modo a garantir a segurança do procedimento. 

Os exames ficam armazenadas em uma plataforma online e segue todas as recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa área – Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina.

Principais benefícios do laudo à distância na radiologia

A radiologia é um vasto campo da medicina, sendo uma das principais frentes de clínicas e hospitais. Por isso, sua demanda diária é significativa, o que pode dificultar a entrega de laudos médicos em tempo hábil. 

É então que a opção de emitir laudo à distância na radiologia surge como principal solução. Na Mais Laudo, oferecemos o serviço para diversos exames, como por exemplo:

Fizemos uma lista com os principais benefícios de contratar o serviço de emissão de laudo à distância na radiologia. Confira! 

Mais qualidade nos laudos

Como dissemos anteriormente, a demanda de exames de diagnóstico por imagem de uma clínica médica é, geralmente, muito alta. Portanto, pode ser difícil para a instituição atender com a qualidade necessária todos os pedidos. 

Em casos onde a equipe encontra-se sobrecarregada é comum que erros aconteçam. Porém, esses erros podem ser muito graves quando estamos lidando com a área da saúde.

Por isso, emitir laudos à distância na radiologia aparece como a grande solução. Dessa forma, sua clínica tem a segurança da elaboração de laudos de qualidade, que são elaborados por médicos especialistas no segmento.

Aumento da produtividade

Como dissemos anteriormente a sobrecarga é um inimigo perigoso na área da saúde. Por isso, é fundamental encontrar meios que objetivem a simplificação do dia a dia e otimização da produtividade da equipe.

Ao começar emitir laudo à distância, sua equipe terá mais tempo para focar em etapas mais estratégicas do tratamento do paciente, assim como receber novos casos.

Redução de custos

Não há necessidade de contar com um especialista in loco para realizar a avaliação dos exames, o que pode gerar uma economia considerável para sua clínica. 

O exame de raio-x digital pode ser facilmente compartilhado com profissionais que estejam em outros locais que podem realizar essa avaliação com a mesma confiabilidade.

Mais agilidade na entrega dos resultados

Os resultados do laudo à distância na radiologia é mais ágil se comparado ao método profissional. Na Mais Laudo, por exemplo, o laudo é enviado até 24 horas após realizado o anexo do exame em nossa plataforma.

Essa agilidade permite a intervenção precoce da estratégia cirúrgica e medicamentosa definida pelo médico. Podendo, portanto, melhorar o prognóstico do paciente.

A agilidade na entrega de exames faz toda a diferença. Principalmente, em casos de urgência, onde o paciente demanda que o tratamento comece o quanto antes.

Banner para 3 testes grátis de laudos a distância, no artigo "Laudo a distância na radiologia"

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Conheça os benefícios do laudo online de exame por imagem

Laudo online de exame por imagem é uma ferramenta que garante benefícios para os pacientes e gestores, e que foi idealizada conforme as inovações tecnológicas e os estudos mais complexos da medicina diagnóstica. A possibilidade de emitir laudos online de exames possibilita maior produtividade para a empresa e menor tempo de entrega para o paciente, diminuindo […]
LEIA MAIS

Laudo a distância: uma maneira incrível de economizar

Cuidar da saúde é uma necessidade primordial. Antigamente não era uma tarefa fácil a realização de exames e a entrega de laudos. Entre  uma etapa e outra, os custos e a demora eram elevados, mas atualmente, com a telemedicina, o laudo a distância tem sido tanto para médicos quanto para pacientes, uma forma segura, eficaz e […]
LEIA MAIS

Descubra por que você precisa de laudo a distância

O laudo a distância, hoje em dia também conhecido como laudo online, se constitui em um dos pilares na telemedicina, mais uma inovação no campo do conhecimento médico. Se você ainda não sabe muito sobre esse tema, vale a pena ler um dos nossos artigos no blog para conhecer mais dessa inovação.  Para quem já […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *