fbpx

Tomografia x ressonância: afinal, como saber qual é melhor?

por maislaudo / Há 4 anos
tomografia x ressonância

Você sabe qual a diferença entre tomografia x ressonância? Embora os dois tenham, basicamente, uma mesma função, existem algumas diferenças no grau de detalhamento entre eles.

Os avanços da medicina diagnóstica na contemporaneidade garantem cada vez mais precisão e eficiência para a produção de laudos e diagnósticos médicos. Essa precisão é, muitas vezes, a peça chave para o sucesso de um tratamento.

Temos a tomografia computadorizada e a ressonância magnética como duas qualidades de exames distintos, cujo objetivo comum é a produção de imagens para a avaliação de uma determinada condição médica.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas das principais características e diferenças entre os dois exames: tomografia x ressonância. Confira a seguir e saiba quais são as principais indicações e benefícios de cada um deles!

Tomografia

A tomografia se desenvolveu a partir dos anos 60, e foi fruto dos estudos com raio x realizados naquele período. Constatou-se que a emissão dessa frequência de radiação sobre uma parte do corpo poderia ser útil na produção de uma imagem de regiões internas do corpo que refletiam essas ondas.

Entretanto, com o avançar da tecnologia computacional, foi possível criar um aparelho na base de emissão de raios x, que é capaz de interpretar os resultados obtidos e gerar imagens de altíssima qualidade.

Essa tecnologia permite a montagem de imagens em apenas um plano, diferentemente da ressonância magnética.

Esse tipo de exame geralmente tem indicação para avaliar os seguintes casos:

  • Acidentes vasculares cerebrais
  • Tumores
  • Hemorragias intracranianas
  • Fratura na face ou no crânio
  • Pedra nos rins
  • Diagnóstico de sinusite
  • Pneumonia
  • Entre outros

Tempo de exame: entre 5 a 20 minutos.

Ressonância

A ressonância magnética também é um exame que produz imagens de alta qualidade. Porém, com um mecanismo de funcionamento totalmente diferente.

A tecnologia utilizada se baseia na emissão de ondas de rádio e campos magnéticos que, a partir de interpretação computacional, são utilizados para a produção das imagens.

Criada nos anos 40, a tecnologia da ressonância magnética evoluiu consideravelmente até os dias de hoje, principalmente, em função do progressivo avanço da tecnologia computacional.

A partir desse exame é possível criar imagens extremamente detalhadas em diferentes planos de corte (axiais, coronais e oblíquos). Logo, o exame é muito eficiente para gerar diagnósticos mais complexos, uma vez que permite a visualização de diferentes ângulos.

A ressonância magnética é comumente utilizada para avaliar os seguintes casos:

  • Produção de imagens do cérebro em geral
  • Vasos sanguíneos
  • Articulações e ligamentos
  • Coluna vertebral
  • Esclerose múltipla
  • Derrame
  • Acidente vascular encefálico
  • Entre outros.

Tempo de exame: entre 15 minutos, podendo chegar a até 2 horas.

As principais diferenças: tomografia X ressonância

Mais cortes possíveis na ressonância

Uma das principais diferenças entre a tomografia x ressonância se dá na maior possibilidade de cortes possíveis pela ressonância.

Eles nada mais são que dimensões de imagens produzidas pelos aparelhos, e representadas digitalmente como se fossem “fatias” da parte analisada do corpo do paciente.

Utilização de contraste

Outra diferença entre as duas tecnologias está no contraste utilizado. Ele é uma substância que, quando injetada na corrente sanguínea do indivíduo, auxilia na produção de uma imagem mais detalhada.

Embora seja possível realizar o exame sem esse artifício, em alguns casos é imprescindível.

Na tomografia, o contraste é a base de iodo. Isso por sua vez, acaba restringindo sua utilização quando se trata de pacientes que possuem alergia a frutos do mar.

Já o utilizado na ressonância, é chamado de Gadolínio, e pode prejudicar as funções renais, além de causar mal-estar em alguns casos.

Precisão das imagens

No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia.

Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.

Afinal, qual é a melhor opção: tomografia x ressonância?

Embora os dois tipos de exames apresentem prós e contras, não é possível determinar se um é ou não melhor que o outro.

O mais comum é que seja solicitado a tomografia para avaliação de casos mais simples. Já a ressonância é importante para diagnósticos mais complexos, uma vez que ela faz uma investigação mais detalhada.

Entretanto, por possuírem aplicações diferentes, cabe ao médico responsável analisar qual dos dois se encaixa melhor de acordo com o caso do paciente. Ou seja, o especialista é quem deve indicar qual dos exames vai proporcionar a melhor imagem para indicar o seu diagnóstico.

Suporte da telemedicina nos exames de tomografia x ressonância

A tecnologia trouxe avanços significativos para a saúde, tanto em quesitos assistenciais, quanto na gestão das instituições médicas. Uma prática que tem ajudado muito na otimização da rotina médica é a telemedicina.

Uma das frentes da telemedicina, que ganha cada vez mais adeptos na área da saúde é a possibilidade de emitir laudos à distância.

Entenda como emitir laudos online

Muitas vezes, a clínica médica conta com os equipamentos para realizar os exames de tomografia x ressonância, porém não contam com uma equipe de especialistas para fazer a análise dos resultados obtidos.

Nesse caso, a opção de emitir laudos à distância é a melhor solução. Sua clínica vai reduzir os custos que teria com uma equipe médica exclusiva, e ainda otimiza a produção dos laudos médicos.

Para que isso seja possível, deve-se contratar uma empresa de telemedicina, como a Mais Laudo, por exemplo. Os exames serão realizados normalmente na sua clínica ou consultório médico, feito isso as imagens e gráficos obtidas devem ser encaminhados para a plataforma online da empresa terceirizada.

A empresa então encaminhará essas informações para o médico especialista avaliá-las, para em seguida dar o seu parecer profissional e diagnóstico clínico. Os laudos médicos são entregues novamente para sua clínica em até 24 horas. 

Clique na imagem abaixo e faça um teste gratuito em nossa plataforma para comprovar as funcionalidades do serviço.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Ressonância Magnética: entenda o que é e como é feita

As novas tecnologias têm permitido grandes avanços na medicina, principalmente na área de diagnósticos. Exames como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética permitem a descoberta precoce de diversas doenças, o que favorece um tratamento eficiente. Porém, apesar desses exames estarem cada vez mais populares, muita gente ainda não entende como eles funcionam. Por isso, […]
LEIA MAIS

Veja 5 mitos da telemedicina!

Mesmo com o avanço tecnológico na área da saúde, muitas pessoas insistem em questionar a eficiência de métodos que trazem um diagnóstico médico mais ágil e seguro e, por isso, os mitos da telemedicina acabam surgindo. Sabendo que ainda há muitas dúvidas sobre a eficiência e a segurança dos laudos online e a qualidade da […]
LEIA MAIS

4 práticas para ter uma melhor eficiência em laudos médicos

A eficiência em laudos médicos é uma tarefa gerencial almejada em todos os estabelecimentos de saúde. Os gestores precisam estabelecer práticas para garantir produtividade ao menor custo e com a qualidade desejada. Por isso, é importante planejar, implantar e monitorar as atividades que propiciarão agilidade nos serviços, segurança dos dados clínicos enviados online e treinamento […]
LEIA MAIS

5 comentários em “Tomografia x ressonância: afinal, como saber qual é melhor?

  1. Sou médica especialista em Pediatria, trabalho em Angola. Apos a leitura deste artigo foi importante para mim esclarecer a importância destes meios de diagnostico. Aguardo pelo envio de mais artigos pelo meu email; será bastante util este intercâmbio.
    Grato pela atenção
    Estefânia da Conceição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *