fbpx

Laudo de tomografia à distância: como funciona e principais benefícios

por maislaudo / Há 1 mês
Laudo de tomografia a distância: como funciona e principais benefícios

O laudo de tomografia é um importante documento para a obtenção do diagnóstico de uma série de doenças. Como a tomografia é um exame de alta demanda nas instituições de saúde, é comum que os gestores busquem alternativas de otimizar e simplificar o procedimento. Uma das possibilidades é através dos recursos da telemedicina

Clínicas médicas e consultórios de todo o mundo já têm se beneficiado principalmente com o serviço de emissão de laudos à distância. Além do aumento da produtividade, os laudos online possibilitam redução de custos, além de uma maior qualificação do laudo médico. 

No texto a seguir vamos explicar melhor como funciona o serviço de laudo de tomografia à distância. Além disso, indicaremos também as principais vantagens obtidas com o laudo online. Confira! 

Como é realizado o exame de tomografia? 

Antes de apresentarmos o serviço de laudo à distância como opção para atender à demanda dos exames de tomografia, faz-se necessário uma breve contextualização deste procedimento. 

A tomografia é um exame realizado através de um aparelho que funciona à base de emissão de raios-x. O mesmo realiza a produção de imagens de altíssima qualidade, por meio de várias radiografias transversais da parte do corpo que está sendo analisada. 

Podemos dizer que são realizados centenas de “cortes” para a captação dos resultados. Esses cortes, por sua vez, são dimensões de imagens produzidas pelo aparelho, que são representadas digitalmente como se fossem “fatias” da parte do corpo do paciente que está sendo analisada. 

Leia também: Tomografia x ressonância: afinal, como saber qual é melhor?

O laudo de tomografia 

Mas afinal, o que é um laudo de tomografia? Basicamente é o documento em que o especialista dará o parecer diagnóstico obtido através do exame de tomografia. Ou seja, ele deve indicar se há ou não alguma alteração no quadro clínico do paciente. 

Apenas a realização do exame por si só e as imagens obtidas no mesmo não são suficientes para apontar um diagnóstico. É de suma importância que seja feita uma avaliação médica especializada que será capaz de diagnosticar possíveis doenças e tomar decisões assertivas a partir disso. 

É comum, por exemplo, que a partir dos resultados obtidos no exame de tomografia, o especialista ainda indique outros tipos de exames para que seja possível chegar a um diagnóstico clínico final. 

Além disso, é importante deixar claro que, o laudo deve ser assinado, obrigatoriamente, pelo médico especialista, ou seja, um radiologista. 

Como funciona o laudo de tomografia à distância? 

O serviço de laudo à distância é, basicamente, a terceirização da produção de laudos médicos. Ou seja, clínicas e consultórios médicos que tiverem interesse no serviço deverão contratar uma empresa de telemedicina para realizar o serviço. 

A Mais Laudo é uma das empresas que oferece o serviço de laudos à distância. Nós contamos com o suporte de médicos de várias especialidades, para que seja possível atender à demanda de diversos tipos de exames. Uma das possibilidades é o laudo de tomografia. 

O exame será realizado normalmente na sua clínica médica, a única exigência é que seja utilizado um tomógrafo com tecnologia digital. 

As imagens obtidas durante o exame deverão então ser encaminhadas para a plataforma da Mais Laudo. Feito isso, nossa equipe irá direcionar esses documentos para a radiologista de plantão realizar a produção do laudo de tomografia. 

Os exames ficam armazenadas na nossa plataforma online e segue todas as recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa área – Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina.

Benefícios do laudo de tomografia à distância 

Redução de custo 

A manutenção de uma equipe de radiologistas pode representar um elevado custo financeiro para instituições médicas. 

Ao optar pela terceirização da produção do laudo médico, sua clínica vai economizar ao não precisar contar com uma equipe exclusiva. Ao mesmo tempo que, terá a garantia da elaboração de um laudo de qualidade, realizada por especialistas à distância. 

 E o melhor, você paga apenas pelo laudo emitido. Ou seja, um custo-benefício excelente.

Aumento da produtividade 

Como dissemos anteriormente, a demanda de laudo de tomografia é geralmente muito alta em clínicas e hospitais. Isso pode acabar gerando uma sobrecarga na equipe médica, o que pode ser um inimigo perigoso, uma vez que estamos falando de um setor tão delicado como a saúde. 

Logo, com o serviço de laudo à distância, você tira essa demanda da sua equipe, e esta passa a ter mais tempo para focar em etapas mais estratégicas do atendimento médico. Assim como ter mais tempo também para receber novos casos. 

Agilidade na entrega dos exames

Como todos sabemos o tempo é algo crucial quando o assunto é saúde. A agilidade na entrega de um exame pode ser decisiva para aumentar as chances de uma recuperação mais ágil do paciente. 

Com o serviço de emissão de laudos à distância, o resultado dos exames são entregues em menos de 24 horas. Em casos de urgência é possível recebê-lo em até uma hora. 

Banner no artigo "Laudo de tomografia a distancia" para emissão de teste grátis

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Descubra por que você precisa de laudo a distância

O laudo a distância, hoje em dia também conhecidos como laudo online, se constitui em um dos pilares na telemedicina, mais uma inovação no campo do conhecimento médico. Se você ainda não sabe muito sobre esse tema, vale a pena ler um dos nossos artigos no blog para conhecer mais dessa inovação. Para quem já conhece este […]
LEIA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *