Como funciona a telemedicina no SUS?
O uso de telemedicina no SUS está melhorando o acesso à serviços de saúde em todo o país. Ainda existem certas limitações, mas a tecnologia já proporciona resultados satisfatórios para o setor, inclusive sendo crucial em um dos piores momentos sanitários da história.
Durante a pandemia, o governo brasileiro utilizou recursos de telemedicina como forma de prevenir a disseminação do vírus.
No texto a seguir vamos explicar como funciona a telemedicina gratuita no SUS e quais são os recursos disponíveis atualmente. Continue a leitura e confira.
Uso de telemedicina no SUS
A telemedicina diz respeito ao uso de tecnologias de comunicação e informação como meios de otimizar a prática em saúde.
Esses recursos podem ser usados para uma série de finalidades dentro da medicina, como no atendimento primário, em diagnósticos, para qualificação profissional, entre outros.
Atualmente, a Resolução n° 1.643/2002 define uso restrito das práticas de telemedicina no ambiente da saúde. No caso, por exemplo, da consulta à distância, seu uso é limitado para casos específicos, como em emergências, por exemplo.
Abaixo explicaremos quais práticas são permitidas e já estão sendo utilizadas pelo Sistema Único de Saúde.
Programa Telessaúde Brasil Redes
O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes foi criado com a finalidade de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, em especial da Atenção Primária à Saúde (APS), buscando assim melhorar sua interação com os demais níveis assistenciais.
Essa é uma ação nacional formada por núcleos estaduais, intermunicipais e regionais, que atua no sentido de implementar serviços de telessaúde específicos para a saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).
O programa trabalha atualmente com cinco principais campos de atuação. São eles:
- Teleconsultoria: Consultoria registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde para esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho em saúde;
- Telediagnóstico: Com o uso da TIC’s é possível realizar a avaliação de exames à distância, o que facilita o acesso a serviços especializados, até mesmo nas regiões mais remotas;
- Telemonitoramento: É o monitoramento a distância de parâmetros de saúde e/ou doença de pacientes por meio das TICs. O monitoramento pode incluir a coleta de dados clínicos, a transmissão e o processamento;
- Telerregulação: É um conjunto de ações em sistemas de regulação com intuito de equacionar respostas adequadas às demandas existentes. Portanto, fortalece o atendimento na Atenção Primária em Saúde, permitindo qualificar e reduzir as filas de espera no atendimento especializado;
- Teleducação: Disponibilização de objetos de aprendizagem interativos sobre temas relacionados à saúde, ministrados a distância por meio de TICs.
Leia também: A evolução da telemedicina no mundo
Conheça o TeleSUS
O TeleSUS foi uma iniciativa criada pelo Ministério da Saúde para auxiliar no enfrentamento à pandemia de COVID-19. O programa disponibilizou uma série de ferramentas de telemedicina que minimizam a necessidade de atendimento presencial.
Portanto, o objetivo dessa medida é de favorecer o isolamento social e com isso evitar o esgotamento dos serviços presenciais de saúde.
Listamos abaixo algumas das iniciativas propostas pelo TeleSUS:
Aplicativo Coronavírus
O aplicativo, disponível para Android e iOS, é fonte de informações sobre como se prevenir do coronavírus. Além disso, ele disponibiliza também um questionário sobre a condição de saúde. De acordo com as respostas, o aplicativo indica o melhor a fazer.
Chat Online
É um site disponibilizado pelo governo para que pacientes possam tirar suas dúvidas diretamente com profissionais de saúde. A partir da análise dos sintomas, o paciente fica sabendo se deve continuar em isolamento ou se deve procurar um serviço presencial de saúde.
Disque Saúde 136
Canal de telefone disponibilizado para orientar a população em relação aos cuidados e momento adequado de procurar um atendimento médico presencial.
O paciente é guiado, por meio de um menu em mensagem de voz, para as possibilidades existentes, de acordo com as suas dúvidas ou necessidades.
Foi criado também um canal exclusivo no WhatsApp para esclarecimento de dúvidas sobre o coronavírus. O contato é o (61) 9938 – 0031.
Plataforma para teleconsultas
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), em parceria com o Hospital Albert Einstein, por meio do PROADI-SUS desenvolveu uma ferramenta online para realização de consultas à distância.
Dessa forma, pacientes em tratamento de hipertensão, diabetes, entre outras condições que necessitam de maiores cuidados, podem ser atendidos de forma ágil e segura.
O atendimento pela plataforma é certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Leia também: Qual é o futuro da telemedicina após pandemia?
Serviço de laudos online
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Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg