fbpx

Modelo de laudo médico: vantagens da padronização de laudos

por maislaudo / Há 4 anos
como fazer modelo de laudo médico

Um modelo de laudo médico padrão pode ser uma solução para otimizar o atendimento na sua clínica ou consultório. O documento, um dos mais importantes na medicina tem um papel importante para um diagnóstico preciso e assertivo. 

Logo, a padronização dos laudos médicos representa uma vantagem em aspectos gerenciais e assistenciais. 

No texto a seguir vamos indicar como é possível criar um modelo de laudo médico eficiente. Além disso, vamos apresentar quais são os benefícios dessa padronização na prática. Confira! 

O que é um laudo médico? 

Antes de dar dicas de como criar um modelo de laudo médico assertivo para sua clínica é importante explicar o conceito do documento. 

Um laudo médico é basicamente o resultado de um exame, redigido por um médico especialista. Este por sua vez fará uma avaliação do exame e indicará se houve alguma alteração nos resultados, indicando o diagnóstico do paciente. 

É importante ressaltar que, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), todo laudo médico deve ser elaborado e assinado por um médico especialista na área do exame. Por exemplo, um eletrocardiograma deverá ser laudado necessariamente por um cardiologista. 

Por que criar um modelo de laudo médico? 

A emissão de laudos médicos é uma das principais atividades de clínicas e consultórios que realizam exames. Logo, a padronização destes documentos contribui para otimizar esse procedimento e agilizar o atendimento médico. 

Além disso, um documento padrão contribui para que sua instituição seja capaz de transmitir mais profissionalismo, qualidade e segurança aos pacientes. 

Outra vantagem da criação de um modelo de laudo médico é que, dessa forma, as informações contidas no documento será facilmente compreendidas por qualquer pessoa. 

Afinal, o modelo será desenvolvido de forma que nenhuma informação importante fique de fora, o tornando mais assertivo e objetivo. 

Como elaborar um modelo de laudo médico? 

O laudo médico será usado para formalizar e compartilhar os resultados de um exame. Logo, quando for elaborar um modelo de laudo médico é importante que seja desenvolvido um documento completo e assertivo. 

Listamos alguns itens importantes que deve conter em um laudo médico, são eles: 

  • Nome do paciente
  • Local onde o exame foi feito
  • Dados do médico solicitante
  • Data do exame
  • Diagnóstico do paciente, com o código internacional da doença (CID-10)
  • Resultados de exames complementares
  • Evolução clínica do quadro
  • Conduta terapêutica: medicações e tratamento utilizados
  • Consequências à saúde do paciente
  • Tempo estimado de repouso para a recuperação do paciente.

Importante ressaltarmos que grande parte das informações citadas acima são mais comuns em laudos médicos clínicos. Já para os laudos ocupacionais não haverá a necessidade da presença de determinadas informações.

Elaboração de laudos médico via telemedicina 

A telemedicina, mais precisamente o serviço de laudos à distância representa um grande avanço em competitividade para as instituições de saúde. Com a alta demanda de exames, muitas clínicas apresentavam dificuldades para elaborar os laudos médicos em tempo hábil. 

Além disso, os custos de contar com uma equipe de médicos de diversas especialidades na clínica para elaboração dos laudos são muito altos. Portanto, os laudos online surgem como grande solução. 

Dessa forma, você terceiriza a elaboração dos laudos para uma empresa de telemedicina, como a Mais Laudo, por exemplo. Esta fica responsável por repassar o exame para o especialista da área fazer a sua avaliação profissional. 

Como funciona o processo de emissão de laudos a distância na Mais Laudo?

No primeiro momento, deve-se anexar o exame requerido no software da Mais Laudo. Em seguida há atuação de um profissional especializado na área do exame em questão. Este, por sua vez, irá realizar as devidas avaliações à distância das informações presentes no exame.

Feita essa análise, o médico irá elaborar o laudo à distância, onde irá constar o diagnóstico e todas as informações citadas anteriormente.

O laudo médico então é disponibilizado na plataforma em até 12 horas, em casos de urgência, conseguimos que essa emissão seja feita em menos até de uma hora. O documento pode ser acessado por qualquer profissional que contenha o acesso a plataforma.

O documento segue o mesmo padrão de segurança dos laudos tradicionais, seguindo todas as exigências do Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina.

Veja abaixo dois exemplos de exames laudados na nossa plataforma:

modelo de laudo de raio-x
Modelo de Laudo de Radiografia
modelo de laudo de eletroencefalograma
Modelo de Laudo de Eletroencefalograma

Modelo de laudo médico online: mais competitividade e segurança garantida

O modelo de laudo médico, quando elaborado à distância contribui para a sua instituição médica de diversas formas. Destacamos alguns dos principais benefícios:

Portanto, a telemedicina chega para otimizar e simplificar a rotina na área da saúde. Porém, ainda tem quem desconfia do serviço, principalmente em relação à segurança, que é colocada em jogo.

Mas não é preciso se preocupar. Todos os laudos online seguem recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa área – Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina. 

Além disso, todos os profissionais designados para elaborar os laudos médicos contam com assinatura digital que garante a segurança e autenticidade dos documentos digitais. 

Por esse link é possível verificar a veracidade de todas as assinaturas digitais. Basta anexar a assinatura no site e validar se ela está de acordo com os padrões do ICP-Brasil, entidade que regula o uso da certificação digital no Brasil, garantindo aos documentos digitais a mesma validade jurídica dos documentos autenticados em cartório. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *