Teste ergométrico: o que é, para que serve e preparo para o exame
O teste ergométrico é bastante usado no diagnóstico de diversas condições cardiorrespiratórias. Continue a leitura para conhecer melhor esse exame. Até o final do artigo, confira:
- O que é e para que serve o teste ergométrico?
- Quem pode realizar o exame?
- Preparo para o teste ergométrico
- Como é feito o teste ergométrico e quanto tempo dura?
- Como funciona o laudo de teste ergométrico a distância?
O que é e para que serve o teste ergométrico?
O teste ergométrico serve para avaliar o funcionamento cardiorrespiratório durante o esforço físico. Durante o exame, é feito o registro do eletrocardiograma e da pressão arterial, além de serem observados o comportamento da frequência cardíaca e a ocorrência de possíveis sintomas.
Dessa maneira, trata-se de um exame essencial para o diagnóstico de diversas condições cardiorrespiratórias, como arritmias, isquemia miocárdica, anormalidades na pressão, entre outras. Além disso, o teste ajuda no monitoramento e no acompanhamento da saúde de atletas e praticantes de atividade física intensa.
Quem pode realizar o exame?
O teste de esforço, como também é chamado, é indicado para pacientes com suspeita de alteração da capacidade cardiorrespiratória ou do funcionamento cardíaco ao praticarem exercícios, bem como atletas ou pessoas que precisem avaliar o condicionamento físico.
O exame é também recomendado para pacientes que utilizam marcapasso, sofreram infarto do miocárdio ou realizaram cirurgia de ponte de safena ou angioplastia, antes de retomarem uma atividade física mais intensa.
O teste ergométrico é contraindicado para portadores de doença arterial coronariana, pacientes que apresentem arritmias, hipertensão arterial grave, miocardites, embolia pulmonar, estenose aórtica, e outros casos, pela possibilidade de intercorrências durante o exame. No caso de gestantes, também não é indicado, em virtude do esforço necessário.
Além disso, não é recomendado durante a menstruação e nem para pacientes em estado febril ou passando por algum processo infeccioso.
Preparo para o teste ergométrico
O teste ergométrico exige alguns cuidados simples, porém importantes, durante o período que antecede o exame, são eles:
- Não usar nenhuma pomada, gel ou creme no corpo no dia do teste;
- Usar roupas confortáveis, como moletom, bermuda ou calça legging e camisetas ou agasalhos, além de tênis;
- Nunca fazer o exame em jejum, realizando dieta normal até 2 horas antes ou dieta leve até 1 horas antes do teste;
- Não fumar de 2 horas antes até uma hora após o exame;
- Evitar cafeína, refrigerante e chá nas 2 horas que antecedem o teste;
- Raspar os pelos da região do tórax pode ser necessário, para homens que tenham muitos;
- Suspender medicações de uso regular pode ou não ser necessária, ficando a critério do médico de acordo com os objetivos do exame.
Vale mencionar também que alguns outros exames, como endoscopia digestiva e colonoscopia, não devem ser feitos no mesmo dia do teste ergométrico.
Além da preparação necessária, após o exame, recomenda-se não tomar sol na região do tórax, evitando a irritação na pele que recebeu o gel para a fixação dos eletrodos.
Como é feito o teste ergométrico e quanto tempo dura?
Inicialmente, são observados os dados do paciente — peso, altura, prática de atividade física, medicamentos utilizados, sintomas e outros — e as informações do pedido médico, bem como o objetivo do exame, para então definir o protocolo ideal de esforço para aquele caso.
São colocados 10 eletrodos no tórax do paciente, para a leitura do eletrocardiograma durante o esforço físico. Sobre a esteira rolante, inicia-se o exercício conforme o protocolo escolhido, aumentando gradativamente o nível de dificuldade até o máximo para cada paciente.
O teste deverá ser interrompido caso o paciente apresente cansaço excessivo ou exaustão, além de sinais que indiquem anormalidades cardiovasculares, sintomas compatíveis com isquemia ou alterações do ritmo cardíaco significativas.
A pressão arterial será medida antes de iniciar o esforço, ao fim de cada etapa e na recuperação. O teste dura de 15 a 30 minutos, a depender do protocolo realizado para cada paciente.
Sendo assim, o teste ergométrico é de suma importância para a avaliação da capacidade cardiorrespiratória, sendo utilizado tanto para o diagnóstico de doenças e alterações cardíacas como para a prescrição de exercícios físicos para pacientes com histórico cardíaco, atletas ou pessoas comuns.
Além disso, o teste ergométrico pode ser associado à realização de outros exames como o ecocardiograma, MAPA e o exame de medicina nuclear.
Como funciona o laudo de teste ergométrico a distância?
O serviço de laudo de teste ergométrico a distância pode contribuir para a otimização da rotina em clínicas e consultórios médicos. Além disso, os laudos online contribuem para a redução de custos e aumento da satisfação dos pacientes.
Para contratar o serviço basta buscar por empresas de telemedicina que ficarão responsáveis pela elaboração dos laudos a distância. A Mais Laudo é uma dessas empresas, e nós contamos com o suporte de médicos de várias especialidades, para que seja possível atender à demanda de diversos tipos de exames. Uma das possibilidades é o laudo de teste ergométrico.
Dessa forma, os dados obtidos durante o teste ergométrico deverão então ser encaminhadas para a plataforma da Mais Laudo. Feito isso, nossa equipe irá direcionar esses documentos para a cardiologista de plantão realizar a produção do laudo ergométrico.
Os resultados dos exames ficam disponíveis em nossa plataforma em até 24 horas, em casos de urgência o mesmo pode ser entregue em até uma hora. Todos os documentos inseridos em nosso software seguem todas as recomendações de segurança requeridas pela legislação dessa área – Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina.
– Leia também: Eletrocardiograma com laudo: as vantagens do suporte da telemedicina
Vantagens do uso da telemedicina na cardiologia
Algumas vantagens da telemedicina cardiológica são:
- Mais qualidade nos laudos. Acesso à um corpo clínico especializado pagando apenas sob demanda;
- Agilidade na entrega dos resultados: liberação de laudos de cardiologia em até 24h;
- Aumento da produtividade: simplificação do dia a dia através de integrações com os aparelhos;
- Escalabilidade: o nosso prazo não varia de acordo com a demanda, pelo contrário, sua instituição pode crescer sem receio;
- Disponibilidade de uma segunda opinião médica quando solicitado;
- Segurança e confiabilidade dos dados: os laudos ficam armazenados e disponíveis para a empresa contratante por anos.
– Leia também: Diagnóstico cardíaco: entenda como fazê-lo a distância
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg