fbpx

Exame de imagem: vantagens do uso da telemedicina no diagnóstico

por eDialog / Há 12 meses
exame de imagem

O exame de imagem está entre as demandas mais solicitadas em instituições de saúde. Logo, é fundamental que gestores encontrem formas de otimizar e qualificar o fluxo desse serviço. Nesse sentido, a telemedicina é um dos principais aliados na busca por diagnósticos mais ágeis. 

Ao longo deste artigo vamos explorar o conceito do diagnóstico por imagem, além de explicar como a telemedicina pode ser usada para beneficiar a prática. 

Exames de imagem são procedimentos que servem para observar partes internas do organismo, apoiando diagnósticos ou abordagens terapêuticas.

O que a telemedicina muda na realização de exame de imagem? 

Os exames por imagem são utilizados para avaliação das partes internas do corpo, contribuindo para uma série de diagnósticos. 

Entre os tipos mais comuns de exames de imagem estão o raio-x, a mamografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre outros. 

Todos os diagnósticos por imagem podem ser realizados via telemedicina, ou seja, pode-se realizar os laudos com auxílio de tecnologias de comunicação e informação. 

Portanto, a telemedicina, com foco nos laudos online, beneficia a prática das seguintes maneiras: 

Acesso mais fácil e rápido aos resultados dos exames 

Com a telemedicina, os resultados dos exames de imagem podem ser compartilhados digitalmente em questão de segundos, permitindo que os médicos tenham acesso rápido e fácil aos resultados dos exames de seus pacientes, independentemente de sua localização.

Quem já não foi obrigado a esperar dias por um resultado de exame? Tal espera é um tanto quanto angustiante para o paciente, e ainda pode comprometer o seu fluxo de atendimento. A telemedicina pode ser usada para minimizar esses problemas. 

Redução de custos 

Com os laudos online, instituições de saúde não precisam contar com uma equipe de especialistas exclusivos na clínica. Além disso, você paga apenas pelos laudos emitidos, ou seja, pode ser realizado um contrato por demanda.

Possibilidade de armazenar e acessar dados de imagem de forma mais eficiente

A telemedicina pode permitir que os dados de imagem sejam acessados de forma mais eficiente ​​por médicos em diferentes locais, ajudando a garantir que os dados sejam seguros e acessíveis a longo prazo.

– Leia também: Atendimento na telemedicina: confira 6 dicas para otimizar a comunicação online

Desvantagens dos laudos tradicionais que foram minimizadas pelos laudos online 

Os laudos tradicionais e os laudos online utilizam os mesmos exames para serem analisados e laudados e por isso compartilham de algumas dificuldades. Porém, os laudos online conseguem minimizar algumas delas. Confira:

  1. Qualidade da imagem insatisfatória: Para exames de imagem, a qualidade da própria imagem pode influenciar muito no trabalho final, ou seja, no laudo. Seja esse laudo emitido por uma equipe que trabalha remotamente ou por uma equipe in loco, é fundamental para que o médico especialista tenha um bom material para emitir um diagnóstico preciso, e em alguns casos pode ser necessário a realização de um novo exame caso as imagens não sejam adequadas. Para minimizar esse risco, os laudos à distância têm apresentado uma facilidade. Veja a seguir.
  2. Possibilidade de o paciente realizar o exame onde for mais conveniente: Com os laudos online, o paciente não precisa se deslocar a locais específicos para realizar o exame e receber o laudo. Ele pode fazer perto de sua casa ou onde for mais acessível para ele. O exame será enviado digitalmente para o médico que fará o laudo. Assim, o resultado será emitido com mais conforto para todos.

Em resumo, a telemedicina oferece muitas vantagens na interpretação de exames de imagem. Apesar de não eliminar todos os riscos do processo, ela pode minimizá-los bastante.

A interpretação dos exames à distância é uma ferramenta que deve ser usada em conjunto com outros métodos de avaliação clínica para garantir o melhor diagnóstico e tratamento para o paciente.

O que é preciso para  implementar laudos de exames de imagem via telemedicina em uma instituição de saúde?

Para implementar laudos de exames de imagem via telemedicina em uma clínica, é necessário seguir algumas etapas:

Identificar os recursos necessários 

É preciso identificar os recursos necessários para implementar a telemedicina, incluindo tecnologia de comunicação, equipamentos de imagem e softwares para armazenamento e transmissão de dados.

Leia também: Software médico: 6 vantagens de utilizá-lo em sua clínica ou consultório

Garantir a segurança dos dados 

É essencial garantir a segurança e privacidade dos dados do paciente durante a transmissão e armazenamento dos resultados dos exames por imagem.

Estabelecer protocolos de comunicação 

Sua clínica deve estabelecer protocolos de comunicação claros entre os médicos, os técnicos de imagem e todos os membros envolvidos no processo para garantir que os resultados dos exames sejam transmitidos com precisão.

Treinar a equipe 

É importante treinar toda a equipe envolvida na realização e interpretação dos exames de imagem para que possam trabalhar com eficiência e segurança.

Estabelecer padrões de qualidade

Crie padrões de qualidade para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados dos exames de imagem.

Verificar a conformidade regulatória 

É importante verificar a conformidade regulatória com as leis e regulamentos locais e nacionais, incluindo a legislação sobre privacidade e segurança dos dados do paciente.

Conte com a Mais Laudo para emitir seu laudo de exame de imagem a distância

A Mais Laudo oferece mais comodidade, tranquilidade e precisão no dia a dia de hospitais e instituições de saúde em geral.

Oferecemos a melhor infraestrutura de serviços de hospedagem, alta disponibilidade de armazenamento de laudos e backup contínuo. Além disso, os laudos possuem uma chave de segurança única, impossibilitando violações e ainda são enviados, em sua grande maioria, no prazo máximo de 12 horas úteis, após o cadastro do exame de imagem em nosso sistema.

Banner no artigo "O que é telemedicina?" para teste grátis Mais Laudo

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Veja 5 mitos da telemedicina!

Mesmo com o avanço tecnológico na área da saúde, muitas pessoas insistem em questionar a eficiência de métodos que trazem um diagnóstico médico mais ágil e seguro e, por isso, os mitos da telemedicina acabam surgindo. Sabendo que ainda há muitas dúvidas sobre a eficiência e a segurança dos laudos online e a qualidade da […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *