fbpx

Gestão de Operações: 4 formas de otimizar os processos de sua clínica

por maislaudo / Há 5 anos

A gestão de operações é uma estratégia necessária e eficaz para o controle das atividades de uma clínica. Seus fundamentos e aplicações são notórios para os gestores que lidam com custos em saúde rotineiramente.

Todavia, é fundamental exercer plenamente esses processos para ter certeza do diagnóstico situacional e propor medidas corretivas e preventivas, conforme o perfil clínico e financeiro da instituição.

Quer saber como otimizar a gestão de operações de sua clínica? Então, não perca as dicas que daremos a seguir!

1. Analise os processos atuais

A gestão de operações deve primar pela avaliação das atividades assistenciais, cirúrgicas e administrativas para identificar a eficiência dos processos ou redução de custos em curto, médio e longo prazo.

Uma das formas de obter esses resultados é por meio de indicadores adequados que obtêm dados sobre produtividade mediante o número de consultas e procedimentos realizados, ou informações sobre glosas e perdas de produtos por expiração de validade.

A partir dessa análise global, os gestores podem traçar metas resolutivas para reaver processos ineficientes, ou estratégias ousadas que destaquem a instituição frente aos demais concorrentes do mercado.

2. Otimize o controle de estoque

O gerenciamento de insumos farmacêuticos é um dos pontos nevrálgicos de uma clínica. Isso porque, quando feito incorretamente traz acúmulo de itens sem movimentação e falta de outros considerados essenciais para o funcionamento da empresa.

Uma das formas de amenizar esse problema é fazer um levantamento dos itens de maior movimentação e relacioná-los com o grau de importância na rotina, listando também aqueles que têm substitutos, e os que a falta prejudicam significativamente a rotina clínica.

Além disso, é fundamental trabalhar com softwares condizentes com o perfil da clínica, além de funcionários com ampla experiência para evitar prejuízos financeiros que comprometam a sustentabilidade da clínica.

3. Faça atualizações constantes

A gestão de operações é uma ferramenta que necessita de constantes atualizações sobre seus processos. Isso porque, com o passar dos anos e a incorporação massiva da tecnologia, alguns procedimentos se tornam obsoletos.

Por isso, é interessante conhecer os principais recursos tecnológicos disponíveis para as rotinas da clínica, verificar a viabilidade de implantação, analisar os custos dessa empreitada e escolher o fornecedor mais apropriado para isso.

É importante também que os gestores atualizem seus conhecimentos, principalmente em relação às novas exigências da legislação e às técnicas de melhoramento da relação com o paciente.

4. Invista em recursos tecnológicos

O advento da tecnologia trouxe benefícios assistenciais, administrativos e gerenciais para as clínicas médicas. Exemplo disso é o controle informatizado dos procedimentos clínicos, a inserção do prontuário eletrônico e o processamento digital das contas hospitalares.

No entanto, os gestores devem buscar recursos tecnológicos com segurança na transmissão e armazenamento de dados clínicos, que realmente tragam vantagens para a rotina, como nos casos da terceirização de laudos médicos, ou a possibilidade de marcação de consultas online — estratégias de grande aceitação pelos pacientes.

Ademais, devem buscar referências profissionais para não implantar uma tecnologia pouco eficiente ou que necessitará de consultoria externa frequente — o que teoricamente oneraria os custos da clínica.

A gestão de operações executada de forma eficiente deve ser analisada constantemente pelos gestores. Nesse sentido, cabe a avaliação crítica por meio de indicadores, levantamento dos recursos tecnológicos que podem ser implantados, e os custos financeiros despendidos. Em suma, todos os fatores devem ser examinados antes da tomada de uma decisão.

A Mais Laudo disponibiliza diferentes tipos de laudos médicos à distância, que pode otimizar o fluxo de exames de maneira simples, além de diminuir seus custos. Para saber mais, entre em contato!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

3 dicas para otimizar a gestão de clínica de medicina do trabalho

Otimizar a gestão de uma clínica de medicina do trabalho é uma tarefa que exige conhecimentos técnicos e gerenciais específicos. Se, por um lado, deve-se prezar pela assistência de qualidade ao paciente, por outro a preocupação é com a implantação de serviços efetivos. O equilíbrio entre as duas demandas garantirá uma percepção positiva dos indivíduos em […]
LEIA MAIS

Saiba como automatizar sua clínica e agilizar processos

Entender como automatizar a clínica de saúde envolve estratégias gerenciais e habilidades humanas de seus gestores. O processo deve ser pensado considerando também os recursos financeiros disponíveis. As vantagens do processo de automatização vão desde organização das tarefas clínicas, controle financeiro até a integração das informações dos pacientes. Por isso, se você ainda não sabe como investir na automatização […]
LEIA MAIS

Como a automação de processos pode agilizar a rotina da sua clínica

Hoje em dia é muito difícil encontrar empresas que não se utilizam de algum tipo de tecnologia para facilitar algumas rotinas de trabalho — com as clínicas médicas não poderia ser diferente. Agendas de papel, cadastro manual de pacientes e outros processos que demandam muito tempo e esforço podem ser automatizados, agilizando a rotina da clínica e otimizando os […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *