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Inbound marketing para clínicas: dicas para implementar o método

por maislaudo / Há 4 meses
Inbound Marketing para clínicas

O desenvolvimento de estratégias de Inbound Marketing para clínicas tem sido uma prática cada vez mais comum. Criar uma notoriedade online é fundamental para que instituições de saúde se posicionem enquanto autoridade em suas áreas. 

Portanto, para atrair novos pacientes através do digital, é importante criar um planejamento assertivo, e uma das formas mais eficientes de fazê-lo atualmente é com as estratégias de Inbound. 

No texto a seguir, vamos explicar o conceito desta metodologia, além de apresentar dicas de como seu negócio pode implementá-lo. Confira! 

Inbound Marketing para a área da saúde 

O conceito de Inbound Marketing diz respeito à criação de estratégias que visam atrair clientes aos negócios através de conteúdos relevantes. Ou seja, sua empresa não vai precisar ir até aos clientes, são eles que virão até você. 

No caso da área da saúde, temos presenciado um número cada vez maior de pessoas que recorrem à internet como fonte para suas dúvidas médicas. Há, portanto, uma demanda que pode/deve ser sanada por entidades que de fato são autoridade no assunto. 

Ao se posicionar enquanto um “solucionador de dúvidas”, as pessoas atingidas por seus conteúdos passam a ver sua instituição como referência no assunto. Logo, quando essa pessoa necessitar de algum serviço médico, é muito provável que ela busque sua empresa, uma vez que já foi criada uma relação de confiança.

Como desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing para clínicas? 

Uma das melhores formas para entender e aplicar estratégias de Inbound Marketing é através do funil de vendas. Este funil indica os diferentes estágios e planos de ação que devem ser aplicados no relacionamento com a sua persona. 

O funil pode ser dividido em quatro etapas. Veja quais são elas a seguir. 

Atração 

Como o próprio nome já diz, é a fase em que o objetivo é levar o público até o seu conteúdo/site. Portanto, a atração é a etapa inicial de todo o processo de Inbound marketing para clínicas.

Neste caso, as principais estratégias utilizadas pelo Inbound para atrair seu público-alvo são: 

  • Redes sociais;
  • Blog;
  • Uso adequado de palavras-chave (SEO).

Aqui o mais importante é focar na criação de conteúdos educativos e relevantes sobre seu setor de atuação. Pense quais são as dúvidas mais frequentes em sua clínica e busque saná-las em seu site ou redes sociais. 

Leia também: Site médico: boas práticas para um site médico de sucesso

Conversão

O primeiro passo da estratégia já foi realizado na fase de atração e seu paciente em potencial está em seu site. O que fazer com isso? Agora é hora de converter este visitante em lead, ou seja, é o momento de conquistar seu contato (e-mail, telefone etc). 

Para conquistar um lead, é importante desenvolver alguns gatilhos digitais, como por exemplo: 

  • Criação de formulários (em páginas de e-book, para agendamento de serviços etc);
  • Anúncios de Google Ads e em redes sociais, como Facebook e Instagram;
  • Calls to Action (pop-ups, banners no site etc);
  • Landing pages. 

Esses gatilhos devem ser visualmente interessantes, de modo a despertar a atenção do visitante. Além disso, eles devem estar localizados em pontos estratégicos do site, como em banners ao final de textos de blog, por exemplo. 

Relacionamento 

Após conseguir o contato de seu visitante, é preciso desenvolver estratégias de aproximação, ou seja, fazer com que este indivíduo engaje e se interesse pelo seu conteúdo/serviço. Esta etapa é importante inclusive para manter os leads em sua base de contatos. 

A fase de relacionamento é o momento em que seu negócio tem de conquistar a confiança do lead. Por isso, o desenvolvimento de conteúdos úteis é fundamental para manter a atenção do público.

Nesta etapa, são utilizadas estratégias como: 

  • E-mail marketing;
  • Segmentação de leads de acordo com critérios-chave para sua instituição (lead scoring);
  • Fluxos de trabalho;
  • CRM integrados. 

Aqui, frequência e qualidade são as palavras-chave para ter sucesso com a estratégia. 

Análise de resultados 

Toda estratégia precisa de um acompanhamento de métricas para que seja avaliada sua eficácia. Ao olhar os resultados é possível analisar se a estratégia está adequada e caso contrário, sua empresa deve fazer modificações para torná-la mais assertiva. 

Neste sentido, existem algumas plataformas e ferramentas que permitem que seja feito um acompanhamento de dados, é o caso do Google Analytics e RD Station, por exemplo. 

Mas afinal, quais resultados devem ser avaliados? Listamos alguns números que podem ser estratégicos para o Inbound Marketing de clínicas médicas: 

  • Taxa de conversão das landing pages;
  • Tempo de permanência dos usuários em seu site;
  • Acessos orgânicos ao site;
  • Número de leads, oportunidades e vendas obtidas através do Inbound;
  • Ranqueamento das páginas do site.

Vale ressaltar que a análise de resultados deve ser uma tarefa recorrente na estratégia de Inbound Marketing para clínicas. 

Leia também: Marketing digital para a área da saúde: 3 dicas práticas

Marketing para saúde em tempos de crise: dicas para minimizar os impactos no seu negócio

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