fbpx

Saúde digital: o que é, benefícios e principais tecnologias

por maislaudo / Há 2 anos
saúde digital

A saúde digital é um conceito que vem ganhando cada vez mais relevância. Afinal, a implementação de tecnologias tem minimizado uma série de limitações do setor, além de contribuir para a qualificação e agilidade no atendimento em saúde.

No texto a seguir vamos explicar detalhadamente sobre o assunto. Continue a leitura e tenha acesso às seguintes informações:

  • O que é saúde digital?
  • Principais tecnologias relacionadas à saúde digital
  • Benefícios da saúde digital 

O que é saúde digital? 

O termo saúde digital diz respeito ao uso de recursos de tecnologia de informação e comunicação (TIC) com finalidades médicas. 

Neste sentido, estão incluídas tanto a produção e disponibilização de informações em ambientes digitais, quanto a utilização de tecnologias como a Inteligência Artificial, o Big Data e a Telemedicina, por exemplo.

Contudo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) prega que uma das principais vertentes da saúde digital é o monitoramento da saúde populacional. Logo, as principais frentes do conceito atualmente são compostas por sistemas que unificam informações sobre pacientes e sobre a gestão hospitalar em geral.

Ainda segundo a OMS, foram definidos três objetivos estratégicos que visam escalar globalmente a saúde digital. São eles:

  • Traduzir dados, pesquisas e evidências em ações. Isto é, promover padrões de interoperabilidade e compartilhamento de dados para implementar soluções digitais que contribuam com a tomada de decisões baseada em informações;
  • Aprimorar o conhecimento por meio de comunidades científicas conectadas pelas novas tecnologias, superando as limitações de encontros físicos e publicações em revistas;
  • Identificar e avaliar as necessidades de países conectando essas demandas às ofertas de inovação de forma proativa e sistemática.

– Leia também: Saúde 4.0: o conceito que tem revolucionado a relação médico-paciente

Principais tecnologias relacionadas à saúde digital

Listamos abaixo algumas das práticas mais utilizadas atualmente relacionadas à saúde digital. Confira quais são:

1. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é uma versão digitalizada do prontuário médico convencional. Portanto, neste caso, ao invés de utilizar papéis e arquivos físicos, utiliza-se o ambiente digital para armazenamento do histórico clínico do paciente.

2. Prescrição eletrônica 

A prescrição eletrônica é basicamente uma receita médica digital. Ou seja, elimina-se a necessidade do papel com o detalhamento dos medicamentos indicados para o tratamento, sendo este feito de forma totalmente online.

Logo, não há necessidade de que o paciente esteja necessariamente próximo ao médico para que este tenha acesso à receita médica. A mesma pode ser gerada, preenchida e enviada virtualmente.

3. Telemedicina 

A telemedicina é a área que, através de tecnologias de informática e telecomunicações, facilita a troca de informações entre profissionais de saúde e por meio disso, aumenta a disponibilidade de diagnósticos e tratamentos aos pacientes.

Emissão de laudos a distância

A emissão de laudos online é a área da telemedicina que possui maior abrangência atualmente. Funciona da seguinte maneira: sua clínica médica deve contratar uma empresa terceirizada que ficará responsável pela elaboração do laudo médico.

Ou seja, sua clínica não precisa contar com uma equipe exclusiva para atender à alta demanda de exames, gerando com isso uma redução de custos considerável.

A Mais Laudo realiza o serviço de laudo online de variados tipos de exames. Estes são entregues para sua instituição em até 24 horas. Faça um teste gratuito e comprove os benefícios.

Benefícios da saúde digital 

Veja abaixo quais são as principais vantagens de adotar práticas da saúde digital.

1. Comodidade para os pacientes 

Muitas vezes ter que se deslocar até uma clínica médica pode ser um desafio para muitos pacientes, principalmente aqueles que estão fragilizados por eventuais enfermidades.

Logo, ter a opção de realizar um atendimento em casa, ou receber seu laudo de forma online é uma forma de oferecer mais tranquilidade para essas pessoas.

A saúde digital traz benefícios significativos para o diagnóstico. Seja com a possibilidade de realizar atendimentos à distância ou com o serviço de laudos online, a tecnologia é capaz de agilizar várias etapas no atendimento médico, beneficiando a agilidade e precisão nos diagnósticos.

2. Aumento de produtividade 

Além dos benefícios para os pacientes, a gestão médica também colhe os frutos com a saúde digital. Afinal, com essa modalidade, é possível, por exemplo, desafogar filas de atendimento e eliminar a necessidade de contar com equipes exclusivas para realizar laudos.

Dessa forma, os profissionais de saúde ganham mais tempo para focar em etapas mais estratégicas do atendimento.

– Leia também: Tecnologia na saúde: o que podemos esperar para o futuro?

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Marketing digital para a área da saúde: 3 dicas práticas

O marketing digital para a área da saúde é uma prática que cresce cada vez mais. Seja para atrair novos pacientes ou fidelizar os já existentes, as estratégias de marketing digital são fundamentais para a visibilidade da sua clínica médica. Mas você sabe como se posicionar digitalmente? Quais estratégias devem ser adotadas por uma instituição […]
LEIA MAIS

3 benefícios da tecnologia para clínicas de saúde ocupacional

A saúde ocupacional é um ramo que encontra-se em constante crescimento. Por isso, com um mercado cada vez mais competitivo é fundamental que as empresas busquem meios de se destacar. É aí que a tecnologia aparece como principal aliada. Atualmente, existem diversas formas de utilizar a tecnologia nas organizações com o intuito de simplificar a […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *