3 benefícios da tecnologia para clínicas de saúde ocupacional

por maislaudo / Há 6 meses
tecnologia na saúde ocupacional

A saúde ocupacional é um ramo que encontra-se em constante crescimento. Por isso, com um mercado cada vez mais competitivo é fundamental que as empresas busquem meios de se destacar. É aí que a tecnologia aparece como principal aliada.

Atualmente, existem diversas formas de utilizar a tecnologia nas organizações com o intuito de simplificar a rotina e otimizar a gestão como um todo. Determinados softwares já se tornaram indispensáveis para garantirem a fluidez e qualidade na rotina hospitalar.

  • Como sua clínica de saúde ocupacional tem usado a tecnologia como aliada em sua rotina?
  • Como aplicá-las de forma assertiva na sua instituição de saúde?

Ao longo deste artigo vamos apresentar os 3 principais benefícios que a tecnologia irá agregar para sua empresa. Continue a leitura e descubra!

Importância da saúde ocupacional

Antes de apresentarmos as formas como a tecnologia podem beneficiar a saúde ocupacional, faz-se necessário uma breve contextualização do termo, apresentando sua importância social.  

A saúde ocupacional é uma área que derivou-se de uma necessidade apresentada pela Medicina do Trabalho. Ambas têm o objetivo de preservar a saúde do trabalhador no ambiente do trabalho.

Enquanto na Medicina do Trabalho o foco é na preservação da integridade do trabalhador, na saúde ocupacional a preocupação é com o ambiente laboral como um todo.

Ou seja, o foco será na redução dos riscos no espaço de trabalho e não somente na prevenção da saúde do trabalhador. Para que isso seja possível, outros profissionais devem estar envolvidos neste processo, como engenheiros e psicólogos, por exemplo.

Dessa forma, serão propostas ações com o intuito de garantir o bem estar físico, mental e social do trabalhador. E, com isso, prevenir doenças e acidentes no ambiente de trabalho.

Benefícios da tecnologia aplicada na saúde ocupacional

A tecnologia trouxe inúmeras transformações para nossa sociedade. Distâncias foram minimizadas, a comunicação tornou-se mais ágil, determinados processos foram simplificados, enfim, a lista de benefícios é enorme.

A tecnologia é parte fundamental da história da medicina, os avanços alcançados na área através de seus recursos são prova disso, como a criação de equipamentos tecnológicos que facilitam o diagnóstico de doenças, por exemplo.

Veja aqui quais são as principais tendências em tecnologia para a área da saúde.

Neste cenário, um termo que tem ganhado destaque no setor é a telemedicina. Ela se fundamenta no uso da tecnologia em prol dos procedimentos médicos. O resultado dessa união é a simplificação da rotina hospitalar, resultados de exames mais ágeis e qualificados. E claro, aumento da qualidade no atendimento oferecido ao paciente.

Para você entender melhor a aplicação da tecnologia em benefício da saúde ocupacional, separamos os 3 principais benefícios alcançados com sua aplicação. Confira!

1. Atendimento mais ágil e personalizado

Uma das principais vantagens da aplicação da tecnologia na rotina da saúde ocupacional é a possibilidade de emissão de laudos ocupacionais à distância.

A alta demanda de exames é um dos principais problemas nas clínicas médicas. O resultado é a demora na entrega dos resultados dos exames e a sobrecarga da equipe médica. Ao contratar o serviço de laudos online esses problemas serão solucionados.

Os laudos médicos emitidos à distância possuem a mesma qualidade visual e técnica de um laudo convencional. E ainda, há a vantagem de obter o resultado mais rápido, agilizando o atendimento.

Com a emissão de laudos à distância, o paciente não precisa esperar dias e dias pelo resultado do exame. Com o laudo médico pronto em tempo mais ágil é possível oferecer uma dedicação mais personalizada em etapas estratégicas do tratamento ao paciente.

2. Gestão otimizada

A administração de uma clínica de saúde ocupacional precisa se atentar a todos os aspectos gerenciais intrínsecos à uma instituição de saúde. Assim como aqueles mais gerais de qualquer organização.

Estamos nos referindo à importância de buscar a consolidação dos setores financeiros, administrativos, comerciais, enfim, tudo aquilo que, de alguma forma, poderá refletir na qualidade do serviço oferecido.

Veja aqui 5 erros comuns de uma clínica de saúde que você não deve cometer.

Existem inúmeros softwares voltados exclusivamente para a gestão da saúde ocupacional que vão simplificar o dia a dia da sua empresa. Com esse suporte é possível ter maior controle do fluxo de informações dentro da clínica, assim como otimizar a organização financeira, melhorar a comunicação interna, dentre outras funcionalidades.

Ao atingir um certo nível de organização, sua clínica de saúde ocupacional ganha com a possibilidade de análise de dados, com o acompanhamento do desenvolvimento das estratégias, deixando assim a tomada de decisão muito mais assertiva e embasada.

3. Redução de custos

Ao invés de manter um corpo clínico, o que necessitaria de um investimento alto, a instituição pode investir na tecnologia como aliada na redução de custos.

Com a emissão de laudos à distância você paga apenas pelo laudo emitido e recebe o exame de forma muito mais ágil, em até 24 horas. A Mais Laudo Telemedicina oferece o serviço de laudos ocupacionais online. Somos formados por uma equipe médica experiente e garantimos a excelência durante todo o processo.

Faça um teste gratuito e experimente as funcionalidades da nossa plataforma agora mesmo. Você ganha até 3 laudos grátis para comprovar os benefícios. Clique aqui e garanta!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Conheça as normas regulamentadoras da saúde ocupacional

Conhecer as normas regulamentadoras da saúde ocupacional é importante para manter o ambiente de trabalho isento de problemas com os funcionários e adequado à legislação vigente. Para tanto, é essencial conhecer os subtópicos que se aplicam às clínicas de saúde, planejar a implementação das etapas a serem cumpridas e monitorar a efetividade por meio de […]
LEIA MAIS

Conheça 5 benefícios da telessaúde para a medicina ocupacional

Você já ouviu falar sobre telessaúde? É a utilização de tecnologias de informação e comunicação para transmissão e organização de informações e serviços em saúde. Ou seja, com a telessaúde, as barreiras geográficas e temporais são quebradas e, hoje, médicos e outros profissionais da saúde podem obter novas experiências e trocar informações mesmo que estejam […]
LEIA MAIS