Saúde 4.0: entenda esse conceito que tem revolucionado a relação médico-paciente
Você já ouviu falar alguma vez do termo Saúde 4.0? Se ainda não ouviu, é interessante buscar se informar, pois o tema tem ganhado uma considerável relevância na medicina em geral. Mas o que significa afinal Saúde 4.0?
No texto a seguir vamos trazer mais informações sobre esse conceito que tem revolucionado a relação médico-paciente. Confira a seguir!
O que é Saúde 4.0?
Este conceito está relacionado ao processo de revolução 4.0 que estamos vivendo em nossa sociedade, e traz transformações no sentido do colaborativismo. Esta revolução afeta diretamente o modo como as pessoas vivem e se relacionam.
Isso, claro, tem ligação direta com o advento da tecnologia. Logo, podemos dizer que Saúde 4.0 é a utilização de recursos tecnológicos como auxiliares na rotina médica.
O foco da Saúde 4.0, entretanto, não é exatamente no tratamento do paciente, mas sim na prevenção e bem-estar dos pacientes. Colocando, inclusive, o paciente no centro das atividades, e não mais passivo durante os procedimentos.
Como a Saúde 4.0 é aplicada na rotina médica?
A saúde 4.0 vem revolucionando a medicina no sentido de atuar na prevenção de doenças antes delas acontecerem. E para isso seja possível são utilizadas inovações tecnológicas como a Internet das Coisas (IoT), dispositivos móveis, é feito também a automatização de processos através de softwares médicos, dentre outros recursos.
Tudo isso é feito com o intuito de conhecer melhor e realizar o devido acompanhamento da jornada do paciente.
Ou seja, a tecnologia ajuda a fornecer dados que permitem uma atuação mais pontual durante o seu tratamento. Ajuda a prevenir situações de risco, e com isso a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Os benefícios da Saúde 4.0 na relação médico-paciente
Podemos dizer que há uma revolução na comunicação médico-paciente com a Saúde 4.0. Mas de que forma? Isso acontece no sentido em que coloca o paciente no centro do seu tratamento. Este passa a ter muito mais poder e responsabilidade sobre seu quadro.
Um exemplo claro que podemos dar deste cenário é quando utilizado recursos Health Mobile, como os relógios wearables no acompanhamento médico. Estes fornecem informações em tempo real dos dados vitais do paciente.
Para quem não sabe a tendência Health Mobile é a prática de medicina feita com o auxílio de dispositivos móveis, como smartphones e os relógios wearables.
Recursos da Saúde 4.0
Como dissemos acima, a saúde 4.0 é um conceito que é aplicado através da utilização de determinados recursos tecnológicos no dia a dia da rotina médica. Listamos a seguir alguns dos principais procedimentos. Olha só!
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas é uma integração de dispositivos médicos a uma rede de comunicação onde ocorre a troca e coleta de informações.
Por exemplo, aplicativos móveis que se conectam a outros dispositivos eletrônicos, como os famosos relógios inteligentes, para obter dados sobre a saúde do paciente. Estes enviam informações precisas que podem auxiliar o médico na detecção e tratamento de possíveis doenças.
Ou seja, na IoT são aplicadas soluções que conectam dois dispositivos onde haverá um envio de informação. Estes, por sua vez possibilitará maior autonomia do paciente e um melhor monitoramento no tratamento.
Segundo a IDC, os projetos de IoT ganham força no setor da saúde, fazendo com que o mercado total no Brasil seja superior a US$ 8 bilhões em 2018.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é um dos assuntos mais em alta em nossa sociedade. E as pesquisas que envolvem essa tecnologia com a área da saúde estão a todo vapor.
Basicamente, a Inteligência Artificial vai desenvolver dispositivos capazes de simular algumas características e ações humanas. Estes, por sua vez, são capazes de mensurar e até executar determinadas tarefas.
Podemos citar como importante avanço entre medicina e tecnologia, envolvendo a inteligência artificial, a invenção do algoritmo desenvolvido pela IBM, o Watson.
O Watson foi criado pela IBM para auxiliar profissionais, desenvolvedores, startups e empresas a construírem sistemas cognitivos que possam melhorar processos, interações e ações. O algoritmo foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no tratamento do câncer.
Ele indica possíveis tratamentos, apresenta as evidências científicas para tal, assim como o grau de risco e efeitos colaterais possíveis que podem ser desenvolvidos. Ou seja, ele auxilia o profissional na tomada de decisão, oferecendo um embasamento científico para esta escolha.
Telemedicina
A telemedicina é a troca de informações clínicas por meio de recursos tecnológicos para lugares onde a distância é um fator impeditivo. Sendo assim, essa prática inovadora traz benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.
A telemedicina tem como ponto forte a emissão de laudos à distância. Com a utilização de softwares específicos é possível obter laudos mais detalhados de forma muito mais ágil.
Ou seja, você reduz o prazo de entrega dos resultados dos exames ao paciente. Aumenta a produtividade da sua equipe e diminui custos com armazenamento de documento físico.
A Mais Laudo oferece o serviço de laudos à distância dos mais diversos exames. Os laudos são entregues em até 12 horas após o cadastro em nossa plataforma, e em casos de urgência em até menos de uma hora.
E você acaba de ganhar um teste grátis para conhecer as funcionalidades da nossa plataforma. Clique na imagem abaixo e garanta!
Supervisor de Vendas e Marketing na Mais Laudo. Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente cursando pós-graduação em Gestão Comercial e Vendas. Com mais de 8 anos de experiência em Telemedicina, alia conhecimento técnico a uma visão estratégica para impulsionar resultados em saúde digital e inovação. LinkedIn: @leandroreismg