fbpx

Robótica na medicina: quais as principais inovações da área?

por eDialog / Há 4 semanas
Robótica na medicina

O uso de robótica na medicina tem sido cada vez mais comum em clínicas e hospitais em todo o mundo. A tecnologia, que tem maior expressividade no campo cirúrgico, proporciona procedimentos mais precisos, ágeis e seguros.  

Quer entender melhor quais são as inovações possibilitadas pelos robôs médicos? Então continue a leitura, pois vamos apontar quais são as principais aplicações de robótica no setor, além de indicar as suas vantagens. 

Dados sobre o uso da robótica na medicina no Brasil e no mundo

De acordo com levantamentos feitos por entidades médicas, em 2020, foram realizadas mais de 1 milhão de cirurgias robóticas em todo o mundo. No acumulado, os robôs realizaram cerca de 8,5 milhões de procedimentos, desde a introdução da tecnologia no setor, em 1990. 

No Brasil, cerca de 6 mil pessoas foram operadas com robôs médicos, de acordo com o último levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil), em 2017. A entidade estimou ainda um crescimento de 30% ao ano para esse tipo de prática. 

Ainda de acordo com a Sobracil, o país conta com cerca de 50 robôs para a prática de procedimentos cirúrgicos.

Aplicação da robótica na medicina

Apesar da área cirúrgica ser a maior beneficiada com o uso da robótica, existem ainda outras aplicações médicas que podem usufruir das vantagens dessa tecnologia. 

Entenda melhor como tem sido a aplicação da robótica na medicina ao redor do mundo. 

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica caracteriza-se por ser um tipo de cirurgia minimamente invasiva. Na prática, pode ser considerada uma evolução da cirurgia laparoscópica. No procedimento, também são feitas pequenas incisões. Além da câmera, entram em cena braços do robô com instrumentos cirúrgicos – mas diferentemente da laparoscopia, eles fazem a operação a partir de um console operado pelo médico.

A cirurgia robótica é uma prática de tecnologia na saúde que representa um cenário muito promissor e revolucionário para o setor. 

Seu conceito consiste na utilização de robôs para realização de operações menos invasivas e mais precisas. Isso tudo, claro, com o devido suporte dos médicos. 

E essa prática já vem sendo utilizada em nosso país. Inclusive, o Brasil já é o país que mais realiza cirurgias robóticas na América Latina. Segundo dados da Intuitive Surgical, empresa detentora da única marca de robô do mundo, em 2018, foram realizados mais de 8 mil procedimentos em todo o território nacional.

Os robôs médicos são utilizados, principalmente, na urologia e em cirurgias torácica e abdominal. 

Como funciona? 

Em geral, os robôs médicos possuem habilidades como a capacidade de girar em sete eixos diferentes, todos em 360 graus. Além disso, permitem ainda o escalonamento de movimentos, o que torna a cirurgia ainda mais precisa e segura, e são capazes de acessar regiões no corpo que seriam desafiadoras para um humano. 

Telerobótica

A telerobótica é uma das ramificações da telemedicina, que conceitua-se pelo uso de tecnologias de comunicação e informação com aplicação na área da saúde.

Neste caso, o uso de robôs na medicina é feito de forma remota. Ou seja, existe a possibilidade de um profissional realizar o procedimento mesmo estando a quilômetros de distância. 

Ainda é necessário a presença de um médico presente durante a operação, porém, a presença remota de outro especialista, através do robô médico, garante ainda mais qualidade para o procedimento. 

Análise de dados

A robótica na medicina também é usada para trazer mais inteligência à prática em saúde. Com a ampla capacidade de avaliar, agrupar e classificar dados, os robôs possibilitam a simplificação e otimização da rotina médica. Assim, as decisões médicas e de gestão podem ser feitas de forma mais assertiva. 

Leia também: Tecnologia na saúde: o que podemos esperar para o futuro?

Vantagens do uso de robôs na medicina

O uso da robótica na medicina possibilita a modernização da instituição médica, que ganha ainda mais credibilidade por contar com este tipo de inovação. Para os pacientes, a prática representa cirurgias mais seguras. 

Veja abaixo quais são os principais benefícios desta tecnologia. 

  • Proporciona uma recuperação mais rápida para os pacientes. 
  • Visualização de imagem em alta definição com ampliação de 10 vezes e visualização tridimensional;
  • Possibilita movimentos mais precisos e com filtração de tremor; 
  • Visualização em 3D;
  • Pequenas incisões;
  • Menor perda de sangue durante o procedimento;
  • Melhor detalhamento dos planos dos tecidos;
  • Minimiza o risco de infecções;
  • Melhor ergonomia para o médico cirurgião.

É importante ressaltar que o robô não funciona sozinho, todos os seus movimentos dependem do comando de um médico especialista. Portanto, a tecnologia chega para ser um suporte ao profissional, de modo a aprimorar a sua habilidade e não substituí-la. 

Leia também: Medicina do Futuro: 6 especialidades médicas para ficar de olho

Ser um médico virtual é o futuro da medicina?

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Medicina do trabalho: como usar a tecnologia a favor

As tecnologias ajudam a simplificar a rotina de diversas formas, por isso, é fundamental saber usá-las a favor do seu negócio. Neste artigo vamos apontar como os aparatos tecnológicos podem beneficiar a gestão na medicina do trabalho. As tecnologias vão auxiliar na otimização do serviço desempenhado na medicina do trabalho, resultando no aumento da qualidade […]
LEIA MAIS

Realidade virtual na medicina: principais usos e benefícios

Nos últimos anos a tecnologia vem modificando consideravelmente a prestação de serviços médicos em todo o mundo. São vários os recursos que chegam para inovar e otimizar o segmento da saúde. Um deles é a realidade virtual na medicina.  Muitas vezes quando pensamos em recursos de realidade virtual, sentimos que é algo muito distante, coisas […]
LEIA MAIS

Tecnologia na enfermagem: os principais avanços alcançados pelo setor

A tecnologia na enfermagem vem trazendo inúmeros avanços para a área. Com o suporte das inovações tecnológicas profissionais da área são capazes de otimizar e qualificar a assistência oferecida ao paciente. Isso sem falar dos avanços gerenciais proporcionados por estes recursos. Mas afinal de que forma o advento da tecnologia na enfermagem modifica a rotina […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *