fbpx

Ser um médico virtual é o futuro da medicina?

por maislaudo / Há 3 anos
médico virtual

Atualmente, inserir-se no ambiente digital é uma estratégia cada vez mais imprescindível para as empresas se manterem competitivas. Isso é válido também para instituições de saúde. Por isso, pode-se dizer que se tornar um médico virtual é um dos caminhos mais promissores da medicina.  

Mas afinal, como aderir ao digital dentro do âmbito da saúde? Isso pode ser feito em diferentes níveis e direcionamentos, cada um deles com uma proposta. 

Para ajudar você, profissional da saúde, que tem interesse em aumentar sua presença digital, nós preparamos esse texto com dicas e apontamentos sobre o conceito de médico virtual. Continue a leitura e fique por dentro. 

O que é um médico virtual? 

É o profissional de medicina que utiliza recursos digitais com foco na otimização no serviço prestado. Isso pode ser feito em várias esferas da atuação médica, como na gestão administrativa, na capacitação profissional ou ainda no atendimento ao paciente. 

Basicamente, ser um médico virtual significa utilizar recursos tecnológicos em sua rotina, de modo a agilizá-la e torná-la mais eficiente. 

Dicas de como se tornar um médico virtual

Está cada vez mais claro que a adesão à transformação digital é uma questão de sobrevivência para as empresas. Afinal, as tecnologias, além de estarem presentes na rotina de grande parte da população, também representam um facilitador de processos burocráticos. 

Portanto, ao ignorar esses recursos, você perde uma série de vantagens e, muito provavelmente, será deixado para trás pela concorrência. 

Para te ajudar listamos algumas ações que podem ser colocadas em prática para que você se torne um médico virtual. Veja a seguir.

Uso do digital na gestão de clínicas e consultórios médicos

A rotina administrativa de instituições de saúde pode ser muito beneficiada com a implementação de recursos tecnológicos. Uma das possibilidades mais utilizadas e promissoras no setor é o prontuário eletrônico

Esse recurso é uma versão digitalizada do prontuário médico tradicional. Ou seja, com ele é possível levar essas informações que eram preenchidas manualmente para o ambiente digital. Com isso, é possível padronizar as informações dos pacientes, o que contribui para consultas mais ágeis e seguras. 

Outra forma de digitalizar a gestão médica é através da implementação de softwares. Essas plataformas permitem a integração de todas as informações da instituição, como o setor financeiro, de estoque, entre outros. 

Aproveite e confira nosso texto onde apresentamos dicas de 9 aplicativos médicos que podem ser úteis na sua rotina. 

Atendimento virtual ao paciente

O conceito de médico virtual está diretamente ligado à realização de atendimento ao paciente à distância, com uso de ferramentas digitais. 

De acordo com o Código de Ética Médica, essa modalidade é permitida desde que não seja necessária a prescrição de tratamentos sem os exames físicos – exceto em casos de emergência. 

Ou seja, quando apenas a anamnese não for suficiente para que seja dado um diagnóstico, será necessário a realização de um exame específico e, possivelmente, uma consulta presencial para avaliação adequada do quadro. 

O atendimento online pode ser realizado através de videoconferência,  aplicativos de mensagem como o WhatsApp, entre outras ferramentas específicas de comunicação

Outra possibilidade dentro do atendimento de um médico virtual é a utilização de canais digitais para disponibilização dos resultados de exames.

Leia também: Consultório online: o que é, benefícios e dicas para implementação

Educação médica à distância

As novidades na área da saúde são constantes, por isso, o profissional deve-se manter atualizado e os meios digitais são grandes aliados neste sentido. É o que chamamos de teleducação, ou seja, uso de tecnologia com foco na educação. 

Portanto, os profissionais de saúde podem se atualizar através do digital por meio de pesquisas na internet, cursos online, videoconferências, entre outras possibilidades. 

A Mais Laudo lançou uma plataforma exclusiva e gratuita de ensino a distância para profissionais de saúde se manterem atualizados sobre temas da área. Confira aqui!

Emissão de laudos à distância 

A terceirização dos laudos médicos é uma das possibilidades de se tornar um médico virtual. Neste caso, os exames são realizados na própria clínica e enviados para uma empresa terceirizada, como a Mais Laudo. 

As imagens e gráficos obtidos nos exames serão encaminhados para um médico especialista, responsável pela análise e conclusão do laudo. Feito isso, o documento será disponibilizado na plataforma em até 24 horas, e em caso de emergências, em até uma hora. 

Com o serviço, sua clínica se torna mais produtiva e pode focar em etapas mais estratégicas do atendimento médico. Aproveite e faça um teste gratuito em nossa plataforma. 

– Leia também: Médico 24 horas: entenda como a telemedicina revolucionou o serviço

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Como abrir um consultório médico? Conheça os requisitos e principais dicas

Uma dúvida comum entre os profissionais da saúde, principalmente de médicos recém formados é: como abrir um consultório médico? Afinal, uma clínica é uma empresa como outra qualquer, ou seja, ela vai requerer procedimentos, organização financeira, divulgação, legalização fiscal etc.  São muitas informações e muita burocracia que você terá que levar em consideração para abrir […]
LEIA MAIS

Realidade virtual na medicina: principais usos e benefícios

Nos últimos anos a tecnologia vem modificando consideravelmente a prestação de serviços médicos em todo o mundo. São vários os recursos que chegam para inovar e otimizar o segmento da saúde. Um deles é a realidade virtual na medicina.  Muitas vezes quando pensamos em recursos de realidade virtual, sentimos que é algo muito distante, coisas […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *