fbpx

Medicina do trabalho: como usar a tecnologia a favor

por maislaudo / Há 5 anos
tecnologia na medicina do trabalho

As tecnologias ajudam a simplificar a rotina de diversas formas, por isso, é fundamental saber usá-las a favor do seu negócio. Neste artigo vamos apontar como os aparatos tecnológicos podem beneficiar a gestão na medicina do trabalho.

As tecnologias vão auxiliar na otimização do serviço desempenhado na medicina do trabalho, resultando no aumento da qualidade do atendimento oferecido ao paciente.

Continue a leitura e entenda quais processos podem ser beneficiados com o suporte da tecnologia. Além disso, vamos apresentar dicas de plataformas que podem ser utilizadas na sua clínica de medicina do trabalho. Confira!

O papel da telemedicina

A telemedicina é uma realidade cada vez mais presente nas instituições de saúde atualmente. Ela se fundamenta no uso de tecnologias de informação em benefício dos procedimentos médicos. Por exemplo, aumentando a interação entre profissionais de saúde que estão à distância, oferecendo ferramentas para agilizar diagnósticos e ainda modernizar processos que atualmente são lentos.

Portanto, a telemedicina irá fornecer ferramentas para que a sua clínica de medicina do trabalho otimize sua gestão, qualificando seu atendimento e direcionando investimentos para áreas mais estratégicas.

Como usar a tecnologia a favor da medicina do trabalho?

Atraso no envio de exames, longo tempo de espera para consultas são algumas das principais reclamações que podem ser solucionadas com o uso da tecnologia na sua clínica de medicina do trabalho.

Listamos algumas das principais soluções tecnológicas que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Prontuários eletrônicos

  • Auxilia no acompanhamento do paciente, assim como no diagnóstico e tratamento mais assertivos;
  • Reduz a necessidade de espaço físico para arquivar documentos, aumenta a produtividade da equipe.
  • Integra as informações do paciente em só documento.

O prontuário eletrônico do paciente é uma estratégia inovadora, que traz benefícios assistenciais e econômicos. De um lado se observa a integração dos dados do paciente, e do outro a redução dos custos operacionais.

Veja aqui todas as vantagens da utilização do prontuário eletrônico.

Emissão de laudos a distância

Muitas clínicas de medicina do trabalho têm dificuldade em atender a alta demanda de exames pela falta de especialistas suficientes na equipe. Isso acontece pois os custos de contar com um corpo clínico exclusivo seriam enormes.

Logo, a emissão de laudos a distância aparece como solução ideal. Ao optar pela terceirização na emissão de laudos, sua clínica de medicina do trabalho elimina custos, mantendo a qualidade, uma vez que os exames são realizados por uma equipe de médicos especialistas.

Com isso, você otimiza o fluxo de exames na sua clínica de forma simplificada. A partir do momento em que os gastos foram reduzidos, o tempo otimizado, e a qualidade de serviço garantida, a consequência não poderia ser outra a não ser o crescimento.

A Mais Laudo oferece o serviço de laudo a distância atendendo a uma grande variedade de exames:

Os laudos são entregues em até 12 horas após o cadastro em nossa plataforma.

Clique aqui e faça um teste gratuito para conhecer todas as funcionalidades da Mais Laudo!

Softwares online

Os softwares de medicina do trabalho vão auxiliar na otimização das tarefas desempenhadas pelos profissionais médicos: atendimento ao cliente, acompanhamento e tratamento do paciente, dentre outros.

Confira as dicas de software de gestão que separamos para a sua clínica médica:

Peoplenet

O software vai auxiliar na administração de questões legais e administrativas relacionadas a gestão de medicina do trabalho. Como a emissão de  PCMSO, PPRA, ASO, PPP, dentre outros.

É adaptável a todo tipo de empresa, além de ser totalmente integrado ao eSocial. Saiba mais sobre o software aqui.

Madu

Facilita o dia a dia das clínicas de medicina do trabalho, auxiliando na otimização de agendamento de exames, controle de faturamento e emissão de documentos legais.

Clique aqui para mais informações sobre as funcionalidades da plataforma.

MetraWeb

Oferece um sistema onde é possível gerenciar de forma integrada e precisa todos os setores da clínica de medicina do trabalho. O software é compatível com as exigências do eSocial no que diz respeito às informações de Saúde e Segurança do Trabalhador.

SOC (Software Integrado de Gestão Ocupacional)

Faz a gestão completa da medicina ocupacional, a solução atende empresas com SESMT e Prestadores de Serviço na área de Saúde e Segurança do Trabalho.

Tem integração com o E-Social e dispõem de funcionalidades como a personalização de formulários e exames, a organização digital de exames, automatização da sala de atendimento, dentre outros.

Além disso, a plataforma é um dos sistemas que a Mais Laudo já integra automaticamente, ou seja, todos os laudos disponibilizados dentro da Mais Laudo vão automaticamente para o SOC, sem necessidade de cadastro novamente. Saiba mais aqui.

Leia também: Medicina do trabalho: os primeiros passos para montar uma clínica

Saúde do trabalho: sua clínica está cumprindo a lei? 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

3 dicas para otimizar a gestão de clínica de medicina do trabalho

Otimizar a gestão de uma clínica de medicina do trabalho é uma tarefa que exige conhecimentos técnicos e gerenciais específicos. Se, por um lado, deve-se prezar pela assistência de qualidade ao paciente, por outro a preocupação é com a implantação de serviços efetivos. O equilíbrio entre as duas demandas garantirá uma percepção positiva dos indivíduos em […]
LEIA MAIS

Como informatizar sua clínica de medicina do trabalho em 4 passos

A informatização de uma clínica de medicina do trabalho gera benefícios que podem ser percebidos pelos pacientes e pelos funcionários da empresa. Contudo, os gestores ficam com muitas dúvidas em relação ao tipo software a ser implantado e as mudanças organizacionais que serão feitas. Os avanços tecnológicos vieram para otimizar as atividades de uma empresa […]
LEIA MAIS

Medicina do trabalho: os primeiros passos para montar uma clínica

Acompanhando o crescimento da atividade industrial e os avanços nas leis trabalhistas, a medicina do trabalho é uma área em expansão no país. Trata-se de uma especialidade da medicina com atuação direta na relação entre o trabalhador e a empresa contratante, servindo de garantia para os dois lados. Embora esteja crescendo em importância, ainda há […]
LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *