Tecnologia na enfermagem: os principais avanços alcançados pelo setor

por maislaudo / Há 3 semanas
tecnologia na enfermagem

A tecnologia na enfermagem vem trazendo inúmeros avanços para a área. Com o suporte das inovações tecnológicas profissionais da área são capazes de otimizar e qualificar a assistência oferecida ao paciente.

Isso sem falar dos avanços gerenciais proporcionados por estes recursos.

  • Mas afinal de que forma o advento da tecnologia na enfermagem modifica a rotina de profissionais da área? 
  • Quais são os principais avanços tecnológicos alcançados pelo setor?
  • E como essas novas tecnologias beneficia o atendimento oferecido? 

É o que vamos apresentar no texto a seguir. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre tecnologia na enfermagem.

Importância da tecnologia na enfermagem 

A tecnologia na enfermagem traz avanços para o setor no sentido de melhorar processos, aumentar a produtividade e qualidade de atuação dos profissionais da área. 

Dessa forma, quando há otimização do processo como um todo, os profissionais de enfermagem são capazes de direcionar seu foco de forma mais estratégica. Ou seja, no caso destes profissionais isso significa mais tempo para focar nos cuidados com a saúde física e emocional dos pacientes. 

E claro, há ganho também de recursos que permitem que essa assistência seja mais avançada. É o caso dos equipamentos modernos utilizados no processo de atendimento, diagnóstico e tratamento do paciente. 

Tipos de tecnologia na enfermagem 

Podemos dividir a tecnologia na enfermagem em três principais áreas. São elas: tecnologia de informação, comunicação ou biomédica. 

Tecnologia de informação 

É a tecnologia utilizada para gerenciar os mais diversos tipos de informação. No caso da tecnologia na enfermagem traz benefícios no sentido de melhorar a qualidade e aumentar a disponibilidade de informações adequadas no momento certo para os profissionais. 

Com a Internet, aumentou-se a quantidade de conhecimentos disponíveis para qualquer pessoa. Isto, por sua vez, possibilita uma maior qualificação dos enfermeiros e consequentemente, uma melhoria no atendimento ao paciente. 

Tecnologia da comunicação 

É a utilização de recursos tecnológicos para diminuir as distâncias geográficas em benefício do tratamento do paciente. Ou seja, na construção de um diagnóstico cada vez mais preciso.

Através deste tipo de tecnologia na enfermagem, profissionais que estão a quilômetros de distância podem trocar experiências e contribuir para a qualificação no atendimento oferecido ao paciente. 

Tecnologia biomédica 

São classificadas como tecnologia biomédica todos os equipamentos e materiais utilizados por toda a equipe de saúde no atendimento do paciente. Esses recursos auxilia a prática profissional do setor no diagnóstico, na monitoração, assim como na assistência durante o tratamento dos pacientes. 

São exemplos de tecnologias biomédica os robôs utilizados em cirurgias, equipamentos sofisticados de diagnósticos por imagem. Assim como os prontuários eletrônicos e acompanhamento remoto de pacientes

Principais avanços da tecnologia na enfermagem 

Como já apresentamos acima, a tecnologia na enfermagem trouxe avanços em diferentes âmbitos do setor. Mas na prática, quais foram as principais modificações, ou seja, quais foram os avanços mais significativos? 

Podemos citar como alguns dos mais benéficos para o setor, os prontuários eletrônicos e a emissão de laudos à distância. Entenda melhor cada um deles a seguir. 

Prontuários eletrônicos

O prontuário eletrônico do paciente é um documento virtual que compila todas as informações clínicas, medicamentosas e imagiológicas no contexto ambulatorial e hospitalar em saúde. 

As funcionalidades deste recurso garantem produtividade nos serviços e redução de custos operacionais. Com sua utilização, os profissionais de enfermagem podem dedicar mais tempo aos pacientes, sendo mais efetivos na assistência prestada. 

Veja aqui 5 dicas de como escolher o prontuário eletrônico ideal 

Emissão de laudos à distância

A emissão de laudos à distância funciona da seguinte maneira: sua clínica médica deve contratar uma empresa terceirizada que ficará responsável pela elaboração do laudo médico.

Ou seja, sua clínica não precisa contar com uma equipe exclusiva de médicos de várias especialidades para atender à alta demanda de exames. Exames como o de raio-x por exemplo podem ser feitos na clínica por técnicos e enfermeiros e enviados pela internet para essas empresas terceirizadas. 

A empresa, como a Mais Laudo, é quem fica responsável por analisar o exame e produzir o laudo médico. Para isso, contamos com uma equipe de médicos especialistas preparados para atender às necessidades da sua clínica. 

E o melhor é que o resultado dos laudos é entregue de volta em até 24 horas, em casos de emergência até menos de uma hora.

Outra vantagem dos laudos online para auxiliar no trabalho de enfermagem é em relação ao armazenamento das imagens e informações em um ambiente seguro online

Além disso, em alguns casos também é possível fazer integração do sistema com o prontuário eletrônico. Com isso, otimiza-se a organização dos arquivos, facilitando a pesquisa e consulta de informações importantes do tratamento do paciente. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Como a tecnologia auxilia na segurança do paciente?

A segurança do paciente deve ser pensada como algo mais amplo do que a minimização dos efeitos adversos que os medicamentos e materiais médicos podem causar.  Embora seja fundamental analisar essas ferramentas e evitar recorrências, é também importante selecionar os melhores recursos tecnológicos para que as intervenções terapêuticas sejam eficazes e possibilitem qualidade de vida […]
LEIA MAIS

3 benefícios da tecnologia para clínicas de saúde ocupacional

A saúde ocupacional é um ramo que encontra-se em constante crescimento. Por isso, com um mercado cada vez mais competitivo é fundamental que as empresas busquem meios de se destacar. É aí que a tecnologia aparece como principal aliada. Atualmente, existem diversas formas de utilizar a tecnologia nas organizações com o intuito de simplificar a […]
LEIA MAIS

Medicina do trabalho: como usar a tecnologia a favor

As tecnologias ajudam a simplificar a rotina de diversas formas, por isso, é fundamental saber usá-las a favor do seu negócio. Neste artigo vamos apontar como os aparatos tecnológicos podem beneficiar a gestão na medicina do trabalho. As tecnologias vão auxiliar na otimização do serviço desempenhado na medicina do trabalho, resultando no aumento da qualidade […]
LEIA MAIS